CORPO, CINEMA E EDUCAÇÃO: CARTOGRAFIAS DO VER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Neto, Avelino Aldo de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Nóbrega, Terezinha Petrucia de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2530
Resumo: A pesquisa em Educação encontra no cinema um novo campo de exploração investigativa. Ademais, quando o objeto de interesse relaciona-se ao corpo e suas diversas nuances – pedagógicas, culturais, sociais, históricas, filosóficas – tem-se, nas películas, uma possibilidade privilegiada de alargar a experiência do pensamento. No presente trabalho, fundamentando-se na obra do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty, partimos do pressuposto de que os estatutos das imagens cinematográficas, no universo da pesquisa, precisam ser vislumbrados de outro modo: não como meras estratégias metodológicas, mas como linguagem indireta que faz o pesquisador ver e pensar de outro modo. O presente texto, inspirado nesse pressuposto, configura-se em um percurso assim traçado: o corpo e a visão na filosofia de Merleau-Ponty, que nos permite interrogar o modo como nos dirigimos às imagens e ao mundo da visibilidade, ao visível e ao invisível do que vemos. Essa inspiração primeira nos conduz a nuances epistemológicas e ontológicas que circundam as relações entre o corpo e o cinema. Nosso norte é o texto O cinema e a nova psicologia, cuja leitura impregna nosso olhar sobre o real e o imaginário. Posteriormente, apresentamos um exemplo de como um outro tratamento das imagens é possível. Por fim, à guisa de conclusão, elencamos algumas implicações destas percepções para as investigações no campo da Educação.
id IFRN-3_d5763350b5c5f344fb9032cfb18a382c
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/2530
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling CORPO, CINEMA E EDUCAÇÃO: CARTOGRAFIAS DO VERpesquisaimagemcinemacorpoEducação.A pesquisa em Educação encontra no cinema um novo campo de exploração investigativa. Ademais, quando o objeto de interesse relaciona-se ao corpo e suas diversas nuances – pedagógicas, culturais, sociais, históricas, filosóficas – tem-se, nas películas, uma possibilidade privilegiada de alargar a experiência do pensamento. No presente trabalho, fundamentando-se na obra do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty, partimos do pressuposto de que os estatutos das imagens cinematográficas, no universo da pesquisa, precisam ser vislumbrados de outro modo: não como meras estratégias metodológicas, mas como linguagem indireta que faz o pesquisador ver e pensar de outro modo. O presente texto, inspirado nesse pressuposto, configura-se em um percurso assim traçado: o corpo e a visão na filosofia de Merleau-Ponty, que nos permite interrogar o modo como nos dirigimos às imagens e ao mundo da visibilidade, ao visível e ao invisível do que vemos. Essa inspiração primeira nos conduz a nuances epistemológicas e ontológicas que circundam as relações entre o corpo e o cinema. Nosso norte é o texto O cinema e a nova psicologia, cuja leitura impregna nosso olhar sobre o real e o imaginário. Posteriormente, apresentamos um exemplo de como um outro tratamento das imagens é possível. Por fim, à guisa de conclusão, elencamos algumas implicações destas percepções para as investigações no campo da Educação.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/253010.15628/holos.2014.2530HOLOS; v. 5 (2014); 81-971807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2530/pdf_121Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima Neto, Avelino Aldo deNóbrega, Terezinha Petrucia de2022-05-01T20:27:03Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/2530Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:27:03Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv CORPO, CINEMA E EDUCAÇÃO: CARTOGRAFIAS DO VER
title CORPO, CINEMA E EDUCAÇÃO: CARTOGRAFIAS DO VER
spellingShingle CORPO, CINEMA E EDUCAÇÃO: CARTOGRAFIAS DO VER
Lima Neto, Avelino Aldo de
pesquisa
imagem
cinema
corpo
Educação.
title_short CORPO, CINEMA E EDUCAÇÃO: CARTOGRAFIAS DO VER
title_full CORPO, CINEMA E EDUCAÇÃO: CARTOGRAFIAS DO VER
title_fullStr CORPO, CINEMA E EDUCAÇÃO: CARTOGRAFIAS DO VER
title_full_unstemmed CORPO, CINEMA E EDUCAÇÃO: CARTOGRAFIAS DO VER
title_sort CORPO, CINEMA E EDUCAÇÃO: CARTOGRAFIAS DO VER
author Lima Neto, Avelino Aldo de
author_facet Lima Neto, Avelino Aldo de
Nóbrega, Terezinha Petrucia de
author_role author
author2 Nóbrega, Terezinha Petrucia de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima Neto, Avelino Aldo de
Nóbrega, Terezinha Petrucia de
dc.subject.por.fl_str_mv pesquisa
imagem
cinema
corpo
Educação.
topic pesquisa
imagem
cinema
corpo
Educação.
description A pesquisa em Educação encontra no cinema um novo campo de exploração investigativa. Ademais, quando o objeto de interesse relaciona-se ao corpo e suas diversas nuances – pedagógicas, culturais, sociais, históricas, filosóficas – tem-se, nas películas, uma possibilidade privilegiada de alargar a experiência do pensamento. No presente trabalho, fundamentando-se na obra do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty, partimos do pressuposto de que os estatutos das imagens cinematográficas, no universo da pesquisa, precisam ser vislumbrados de outro modo: não como meras estratégias metodológicas, mas como linguagem indireta que faz o pesquisador ver e pensar de outro modo. O presente texto, inspirado nesse pressuposto, configura-se em um percurso assim traçado: o corpo e a visão na filosofia de Merleau-Ponty, que nos permite interrogar o modo como nos dirigimos às imagens e ao mundo da visibilidade, ao visível e ao invisível do que vemos. Essa inspiração primeira nos conduz a nuances epistemológicas e ontológicas que circundam as relações entre o corpo e o cinema. Nosso norte é o texto O cinema e a nova psicologia, cuja leitura impregna nosso olhar sobre o real e o imaginário. Posteriormente, apresentamos um exemplo de como um outro tratamento das imagens é possível. Por fim, à guisa de conclusão, elencamos algumas implicações destas percepções para as investigações no campo da Educação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2530
10.15628/holos.2014.2530
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2530
identifier_str_mv 10.15628/holos.2014.2530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2530/pdf_121
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 5 (2014); 81-97
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951620982079488