DISCUSSÃO E DEBATE DE QUESTÕES CTS POR ALUNOS DO ÚLTIMO ANO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: DEFINIÇÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1065 |
Resumo: | Esta pesquisa foi desenvolvida em uma turma do quarto (último) ano de um Curso de Licenciatura em Química. Utilizamos, para o desenvolvimento deste trabalho, as questões relacionadas com as definições de Ciência e Tecnologia do Cuestionario de Opiniones sobre Ciencia, Tecnología y Sociedad (COCTS) do Proyecto Iberoamericano de Evaluación de Actitudes Relacionadas con la Ciencia, la Tecnología y la Sociedad. O objetivo principal da pesquisa foi estudar as possíveis mudanças de atitudes CTS dos licenciandos após a discussão e debate das questões, tendo em vista a contribuição para a sua formação docente. A metodologia de pesquisa foi intervenção, que se deu a partir da execução de uma rotina preestabelecida no planejamento da pesquisa. Definiu-se um intervalo de tempo entre a aplicação do pré-teste (aplicação de questões do COCTS), intervenção (discussão e debate a partir da leitura das questões) e pós-teste (nova aplicação das questões do COCTS). Os resultados mostram que, em relação a algumas frases (itens avaliados pelos alunos) das questões, após a intervenção houve mudança na avaliação dos alunos, enquanto outras não. Os resultados estão dentro das expectativas. A utilização de discussão e debate de questões contribuiu para uma formação de maior abrangência. |
id |
IFRN-3_ee12887aa756f468b1a50daca130b927 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/1065 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
DISCUSSÃO E DEBATE DE QUESTÕES CTS POR ALUNOS DO ÚLTIMO ANO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: DEFINIÇÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAEsta pesquisa foi desenvolvida em uma turma do quarto (último) ano de um Curso de Licenciatura em Química. Utilizamos, para o desenvolvimento deste trabalho, as questões relacionadas com as definições de Ciência e Tecnologia do Cuestionario de Opiniones sobre Ciencia, Tecnología y Sociedad (COCTS) do Proyecto Iberoamericano de Evaluación de Actitudes Relacionadas con la Ciencia, la Tecnología y la Sociedad. O objetivo principal da pesquisa foi estudar as possíveis mudanças de atitudes CTS dos licenciandos após a discussão e debate das questões, tendo em vista a contribuição para a sua formação docente. A metodologia de pesquisa foi intervenção, que se deu a partir da execução de uma rotina preestabelecida no planejamento da pesquisa. Definiu-se um intervalo de tempo entre a aplicação do pré-teste (aplicação de questões do COCTS), intervenção (discussão e debate a partir da leitura das questões) e pós-teste (nova aplicação das questões do COCTS). Os resultados mostram que, em relação a algumas frases (itens avaliados pelos alunos) das questões, após a intervenção houve mudança na avaliação dos alunos, enquanto outras não. Os resultados estão dentro das expectativas. A utilização de discussão e debate de questões contribuiu para uma formação de maior abrangência.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2014-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/106510.15628/holos.2014.1065HOLOS; v. 1 (2014); 247-2571807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1065/790Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, José AntônioMaciel, Maria Delourdes2022-05-01T20:33:53Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/1065Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:33:53Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DISCUSSÃO E DEBATE DE QUESTÕES CTS POR ALUNOS DO ÚLTIMO ANO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: DEFINIÇÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA |
title |
DISCUSSÃO E DEBATE DE QUESTÕES CTS POR ALUNOS DO ÚLTIMO ANO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: DEFINIÇÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA |
spellingShingle |
DISCUSSÃO E DEBATE DE QUESTÕES CTS POR ALUNOS DO ÚLTIMO ANO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: DEFINIÇÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Pinto, José Antônio |
title_short |
DISCUSSÃO E DEBATE DE QUESTÕES CTS POR ALUNOS DO ÚLTIMO ANO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: DEFINIÇÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA |
title_full |
DISCUSSÃO E DEBATE DE QUESTÕES CTS POR ALUNOS DO ÚLTIMO ANO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: DEFINIÇÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA |
title_fullStr |
DISCUSSÃO E DEBATE DE QUESTÕES CTS POR ALUNOS DO ÚLTIMO ANO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: DEFINIÇÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA |
title_full_unstemmed |
DISCUSSÃO E DEBATE DE QUESTÕES CTS POR ALUNOS DO ÚLTIMO ANO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: DEFINIÇÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA |
title_sort |
DISCUSSÃO E DEBATE DE QUESTÕES CTS POR ALUNOS DO ÚLTIMO ANO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: DEFINIÇÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA |
author |
Pinto, José Antônio |
author_facet |
Pinto, José Antônio Maciel, Maria Delourdes |
author_role |
author |
author2 |
Maciel, Maria Delourdes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, José Antônio Maciel, Maria Delourdes |
description |
Esta pesquisa foi desenvolvida em uma turma do quarto (último) ano de um Curso de Licenciatura em Química. Utilizamos, para o desenvolvimento deste trabalho, as questões relacionadas com as definições de Ciência e Tecnologia do Cuestionario de Opiniones sobre Ciencia, Tecnología y Sociedad (COCTS) do Proyecto Iberoamericano de Evaluación de Actitudes Relacionadas con la Ciencia, la Tecnología y la Sociedad. O objetivo principal da pesquisa foi estudar as possíveis mudanças de atitudes CTS dos licenciandos após a discussão e debate das questões, tendo em vista a contribuição para a sua formação docente. A metodologia de pesquisa foi intervenção, que se deu a partir da execução de uma rotina preestabelecida no planejamento da pesquisa. Definiu-se um intervalo de tempo entre a aplicação do pré-teste (aplicação de questões do COCTS), intervenção (discussão e debate a partir da leitura das questões) e pós-teste (nova aplicação das questões do COCTS). Os resultados mostram que, em relação a algumas frases (itens avaliados pelos alunos) das questões, após a intervenção houve mudança na avaliação dos alunos, enquanto outras não. Os resultados estão dentro das expectativas. A utilização de discussão e debate de questões contribuiu para uma formação de maior abrangência. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1065 10.15628/holos.2014.1065 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1065 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2014.1065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1065/790 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 1 (2014); 247-257 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951619254026240 |