A percepção sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) de alunos do curso de licenciatura em Educação do Campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adams, Fernanda Welter
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nunes, Simara Maria Tavares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4363
Resumo: A metodologia de ensino ainda se pauta na transmissão/recepção de conteúdos, sendo necessário se modificar a forma de ensinar Ciências. O presente artigo relata a visão de alunos de um Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Habilitação em Ciências da Natureza, antes de cursarem uma disciplina que discute o ensino a partir da abordagem CTS. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo tendo questionários como instrumeto de coleta de dados, que mostraram que em alguns momentos os os licenciandos demostram uma visão romantizada das Ciências, mas acreditando que essa não é uma verdade absoluta, sendo importante para a formação de cidadãos críticos e conscientes. Portanto, este artigo permite demonstrar a necessidade de se garantir a discussão do ensino CTS aos licenciandos em formação inicial. Desta forma, a partir da vivência dessa discussão crítica, espera-se modifica-los na sua futura prática pedagógica em Ensino de Ciências.
id UEMG-2_acde4a72ad169ceda34cfefba7855cb6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4363
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling A percepção sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) de alunos do curso de licenciatura em Educação do CampoCTSEnsino de ciênciasFormação inicialLicenciandosA metodologia de ensino ainda se pauta na transmissão/recepção de conteúdos, sendo necessário se modificar a forma de ensinar Ciências. O presente artigo relata a visão de alunos de um Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Habilitação em Ciências da Natureza, antes de cursarem uma disciplina que discute o ensino a partir da abordagem CTS. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo tendo questionários como instrumeto de coleta de dados, que mostraram que em alguns momentos os os licenciandos demostram uma visão romantizada das Ciências, mas acreditando que essa não é uma verdade absoluta, sendo importante para a formação de cidadãos críticos e conscientes. Portanto, este artigo permite demonstrar a necessidade de se garantir a discussão do ensino CTS aos licenciandos em formação inicial. Desta forma, a partir da vivência dessa discussão crítica, espera-se modifica-los na sua futura prática pedagógica em Ensino de Ciências.EDUEMG2021-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/436310.24934/eef.v24i42.4363Educação em Foco; Vol. 24 No. 42 (2021): Educação em Foco; 221-239Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 42 (2021): Educação em Foco; 221-239Educação em Foco; v. 24 n. 42 (2021): Educação em Foco; 221-2392317-00931519-332210.24934/eef.v24i42reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4363/3348Copyright (c) 2021 Fernanda WELTER Adams, Simara Maria Tavares Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessAdams, Fernanda WelterNunes, Simara Maria Tavares2021-05-10T12:08:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4363Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-05-10T12:08:55Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) de alunos do curso de licenciatura em Educação do Campo
title A percepção sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) de alunos do curso de licenciatura em Educação do Campo
spellingShingle A percepção sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) de alunos do curso de licenciatura em Educação do Campo
Adams, Fernanda Welter
CTS
Ensino de ciências
Formação inicial
Licenciandos
title_short A percepção sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) de alunos do curso de licenciatura em Educação do Campo
title_full A percepção sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) de alunos do curso de licenciatura em Educação do Campo
title_fullStr A percepção sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) de alunos do curso de licenciatura em Educação do Campo
title_full_unstemmed A percepção sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) de alunos do curso de licenciatura em Educação do Campo
title_sort A percepção sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) de alunos do curso de licenciatura em Educação do Campo
author Adams, Fernanda Welter
author_facet Adams, Fernanda Welter
Nunes, Simara Maria Tavares
author_role author
author2 Nunes, Simara Maria Tavares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Adams, Fernanda Welter
Nunes, Simara Maria Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv CTS
Ensino de ciências
Formação inicial
Licenciandos
topic CTS
Ensino de ciências
Formação inicial
Licenciandos
description A metodologia de ensino ainda se pauta na transmissão/recepção de conteúdos, sendo necessário se modificar a forma de ensinar Ciências. O presente artigo relata a visão de alunos de um Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Habilitação em Ciências da Natureza, antes de cursarem uma disciplina que discute o ensino a partir da abordagem CTS. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo tendo questionários como instrumeto de coleta de dados, que mostraram que em alguns momentos os os licenciandos demostram uma visão romantizada das Ciências, mas acreditando que essa não é uma verdade absoluta, sendo importante para a formação de cidadãos críticos e conscientes. Portanto, este artigo permite demonstrar a necessidade de se garantir a discussão do ensino CTS aos licenciandos em formação inicial. Desta forma, a partir da vivência dessa discussão crítica, espera-se modifica-los na sua futura prática pedagógica em Ensino de Ciências.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4363
10.24934/eef.v24i42.4363
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4363
identifier_str_mv 10.24934/eef.v24i42.4363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4363/3348
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Fernanda WELTER Adams, Simara Maria Tavares Nunes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Fernanda WELTER Adams, Simara Maria Tavares Nunes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 24 No. 42 (2021): Educação em Foco; 221-239
Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 42 (2021): Educação em Foco; 221-239
Educação em Foco; v. 24 n. 42 (2021): Educação em Foco; 221-239
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v24i42
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469825105920