A percepção sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) de alunos do curso de licenciatura em Educação do Campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4363 |
Resumo: | A metodologia de ensino ainda se pauta na transmissão/recepção de conteúdos, sendo necessário se modificar a forma de ensinar Ciências. O presente artigo relata a visão de alunos de um Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Habilitação em Ciências da Natureza, antes de cursarem uma disciplina que discute o ensino a partir da abordagem CTS. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo tendo questionários como instrumeto de coleta de dados, que mostraram que em alguns momentos os os licenciandos demostram uma visão romantizada das Ciências, mas acreditando que essa não é uma verdade absoluta, sendo importante para a formação de cidadãos críticos e conscientes. Portanto, este artigo permite demonstrar a necessidade de se garantir a discussão do ensino CTS aos licenciandos em formação inicial. Desta forma, a partir da vivência dessa discussão crítica, espera-se modifica-los na sua futura prática pedagógica em Ensino de Ciências. |
id |
UEMG-2_acde4a72ad169ceda34cfefba7855cb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4363 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
A percepção sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) de alunos do curso de licenciatura em Educação do CampoCTSEnsino de ciênciasFormação inicialLicenciandosA metodologia de ensino ainda se pauta na transmissão/recepção de conteúdos, sendo necessário se modificar a forma de ensinar Ciências. O presente artigo relata a visão de alunos de um Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Habilitação em Ciências da Natureza, antes de cursarem uma disciplina que discute o ensino a partir da abordagem CTS. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo tendo questionários como instrumeto de coleta de dados, que mostraram que em alguns momentos os os licenciandos demostram uma visão romantizada das Ciências, mas acreditando que essa não é uma verdade absoluta, sendo importante para a formação de cidadãos críticos e conscientes. Portanto, este artigo permite demonstrar a necessidade de se garantir a discussão do ensino CTS aos licenciandos em formação inicial. Desta forma, a partir da vivência dessa discussão crítica, espera-se modifica-los na sua futura prática pedagógica em Ensino de Ciências.EDUEMG2021-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/436310.24934/eef.v24i42.4363Educação em Foco; Vol. 24 No. 42 (2021): Educação em Foco; 221-239Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 42 (2021): Educação em Foco; 221-239Educação em Foco; v. 24 n. 42 (2021): Educação em Foco; 221-2392317-00931519-332210.24934/eef.v24i42reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4363/3348Copyright (c) 2021 Fernanda WELTER Adams, Simara Maria Tavares Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessAdams, Fernanda WelterNunes, Simara Maria Tavares2021-05-10T12:08:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4363Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-05-10T12:08:55Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A percepção sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) de alunos do curso de licenciatura em Educação do Campo |
title |
A percepção sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) de alunos do curso de licenciatura em Educação do Campo |
spellingShingle |
A percepção sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) de alunos do curso de licenciatura em Educação do Campo Adams, Fernanda Welter CTS Ensino de ciências Formação inicial Licenciandos |
title_short |
A percepção sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) de alunos do curso de licenciatura em Educação do Campo |
title_full |
A percepção sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) de alunos do curso de licenciatura em Educação do Campo |
title_fullStr |
A percepção sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) de alunos do curso de licenciatura em Educação do Campo |
title_full_unstemmed |
A percepção sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) de alunos do curso de licenciatura em Educação do Campo |
title_sort |
A percepção sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) de alunos do curso de licenciatura em Educação do Campo |
author |
Adams, Fernanda Welter |
author_facet |
Adams, Fernanda Welter Nunes, Simara Maria Tavares |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Simara Maria Tavares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Adams, Fernanda Welter Nunes, Simara Maria Tavares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CTS Ensino de ciências Formação inicial Licenciandos |
topic |
CTS Ensino de ciências Formação inicial Licenciandos |
description |
A metodologia de ensino ainda se pauta na transmissão/recepção de conteúdos, sendo necessário se modificar a forma de ensinar Ciências. O presente artigo relata a visão de alunos de um Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Habilitação em Ciências da Natureza, antes de cursarem uma disciplina que discute o ensino a partir da abordagem CTS. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo tendo questionários como instrumeto de coleta de dados, que mostraram que em alguns momentos os os licenciandos demostram uma visão romantizada das Ciências, mas acreditando que essa não é uma verdade absoluta, sendo importante para a formação de cidadãos críticos e conscientes. Portanto, este artigo permite demonstrar a necessidade de se garantir a discussão do ensino CTS aos licenciandos em formação inicial. Desta forma, a partir da vivência dessa discussão crítica, espera-se modifica-los na sua futura prática pedagógica em Ensino de Ciências. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4363 10.24934/eef.v24i42.4363 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4363 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v24i42.4363 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4363/3348 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Fernanda WELTER Adams, Simara Maria Tavares Nunes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Fernanda WELTER Adams, Simara Maria Tavares Nunes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 24 No. 42 (2021): Educação em Foco; 221-239 Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 42 (2021): Educação em Foco; 221-239 Educação em Foco; v. 24 n. 42 (2021): Educação em Foco; 221-239 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v24i42 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469825105920 |