O ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REVISITANDO O DEBATE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa de Oliveira, Meyre-Ester
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5760
Resumo: Neste trabalho busco problematizar o papel do estágio curricular na formação docente, a partir da análise dos sentidos produzidos sobre esta atividade no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação/UERN. Assim, interrogo: que sentidos sobre o estágio são propostos no Projeto Pedagógico do Curso? Que traduções são produzidas pelos que vivenciam esta atividade acadêmica? Que sentidos são provisoriamente estabilizados? Com efeito, apresento uma análise sobre formações discursivas de professores e alunos do curso em foco, identificando os núcleos de sentido e recorrência na significação que permitem compreender a estabilização de sentidos sobre o estágio curricular supervisionado. Para tanto, tomo como material empírico o Projeto Pedagógico do Curso, visando à análise da concepção e proposta de estágio e textos produzidos por alunos e professores do curso de Pedagogia por ocasião do I Seminário de Avaliação da Formação do Pedagogo no Curso de Pedagogia da UERN - SEMAPED. O trabalho se articula com a pesquisa que venho desenvolvendo no âmbito do curso de Doutorado em Educação, na qual busco compreender no processo de produção da política curricular a micropolítica institucional, as produções de sentidos e as traduções para as políticas de formação de professores. Apoiando-me na compreensão do currículo como espaço fronteiriço de enunciação cultural (MACEDO, 2006; FRANGELLA, 2009) e como um discurso que constrói sentidos (LOPES e MACEDO, 2011), proponho pensar que o currículo constitui o conjunto de discursos que estabelece sentidos, sempre contingentes, num movimento contínuo de construção/desconstrução, não havendo, portanto, a possibilidade de correspondência entre proposta e prática, tampouco de bloquear a significação. 
id IFRN-3_f30934055dd61613bca98034fb2a7c31
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/5760
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling O ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REVISITANDO O DEBATEEstágio Curricular. Formação de Professores. Traduções. Produções de Sentidos.Neste trabalho busco problematizar o papel do estágio curricular na formação docente, a partir da análise dos sentidos produzidos sobre esta atividade no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação/UERN. Assim, interrogo: que sentidos sobre o estágio são propostos no Projeto Pedagógico do Curso? Que traduções são produzidas pelos que vivenciam esta atividade acadêmica? Que sentidos são provisoriamente estabilizados? Com efeito, apresento uma análise sobre formações discursivas de professores e alunos do curso em foco, identificando os núcleos de sentido e recorrência na significação que permitem compreender a estabilização de sentidos sobre o estágio curricular supervisionado. Para tanto, tomo como material empírico o Projeto Pedagógico do Curso, visando à análise da concepção e proposta de estágio e textos produzidos por alunos e professores do curso de Pedagogia por ocasião do I Seminário de Avaliação da Formação do Pedagogo no Curso de Pedagogia da UERN - SEMAPED. O trabalho se articula com a pesquisa que venho desenvolvendo no âmbito do curso de Doutorado em Educação, na qual busco compreender no processo de produção da política curricular a micropolítica institucional, as produções de sentidos e as traduções para as políticas de formação de professores. Apoiando-me na compreensão do currículo como espaço fronteiriço de enunciação cultural (MACEDO, 2006; FRANGELLA, 2009) e como um discurso que constrói sentidos (LOPES e MACEDO, 2011), proponho pensar que o currículo constitui o conjunto de discursos que estabelece sentidos, sempre contingentes, num movimento contínuo de construção/desconstrução, não havendo, portanto, a possibilidade de correspondência entre proposta e prática, tampouco de bloquear a significação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/576010.15628/holos.2017.5760HOLOS; v. 3 (2017); 41-501807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5760/pdfCopyright (c) 2017 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa de Oliveira, Meyre-Ester2022-05-01T20:18:32Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5760Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:18:32Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv O ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REVISITANDO O DEBATE
title O ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REVISITANDO O DEBATE
spellingShingle O ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REVISITANDO O DEBATE
Barbosa de Oliveira, Meyre-Ester
Estágio Curricular. Formação de Professores. Traduções. Produções de Sentidos.
title_short O ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REVISITANDO O DEBATE
title_full O ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REVISITANDO O DEBATE
title_fullStr O ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REVISITANDO O DEBATE
title_full_unstemmed O ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REVISITANDO O DEBATE
title_sort O ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REVISITANDO O DEBATE
author Barbosa de Oliveira, Meyre-Ester
author_facet Barbosa de Oliveira, Meyre-Ester
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa de Oliveira, Meyre-Ester
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Curricular. Formação de Professores. Traduções. Produções de Sentidos.
topic Estágio Curricular. Formação de Professores. Traduções. Produções de Sentidos.
description Neste trabalho busco problematizar o papel do estágio curricular na formação docente, a partir da análise dos sentidos produzidos sobre esta atividade no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação/UERN. Assim, interrogo: que sentidos sobre o estágio são propostos no Projeto Pedagógico do Curso? Que traduções são produzidas pelos que vivenciam esta atividade acadêmica? Que sentidos são provisoriamente estabilizados? Com efeito, apresento uma análise sobre formações discursivas de professores e alunos do curso em foco, identificando os núcleos de sentido e recorrência na significação que permitem compreender a estabilização de sentidos sobre o estágio curricular supervisionado. Para tanto, tomo como material empírico o Projeto Pedagógico do Curso, visando à análise da concepção e proposta de estágio e textos produzidos por alunos e professores do curso de Pedagogia por ocasião do I Seminário de Avaliação da Formação do Pedagogo no Curso de Pedagogia da UERN - SEMAPED. O trabalho se articula com a pesquisa que venho desenvolvendo no âmbito do curso de Doutorado em Educação, na qual busco compreender no processo de produção da política curricular a micropolítica institucional, as produções de sentidos e as traduções para as políticas de formação de professores. Apoiando-me na compreensão do currículo como espaço fronteiriço de enunciação cultural (MACEDO, 2006; FRANGELLA, 2009) e como um discurso que constrói sentidos (LOPES e MACEDO, 2011), proponho pensar que o currículo constitui o conjunto de discursos que estabelece sentidos, sempre contingentes, num movimento contínuo de construção/desconstrução, não havendo, portanto, a possibilidade de correspondência entre proposta e prática, tampouco de bloquear a significação. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5760
10.15628/holos.2017.5760
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5760
identifier_str_mv 10.15628/holos.2017.5760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5760/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 3 (2017); 41-50
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951623332986880