Uso dos laboratórios de ciências pelos professores de química: possibilidades e limitações em escolas públicas de Currais Novos/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terto, Daniela
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional Memoria (IFRN)
Texto Completo: http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1416
Resumo: Para esse trabalho, delimitou-se como objetivo identificar se existem laboratórios de ciências nas escolas estaduais de ensino médio da cidade de Currais Novos/RN bem como identificar se esses espaços tem sido utilizados pelos respectivos professores de Química. Os procedimentos técnicos adotados foram a análise da literatura especializada e a realização de entrevistas semiestruturadas com os professores de química das escolas de ensino médio da rede estadual de ensino, na cidade de Currais Novos/RN, perfazendo um total de seis entrevistados, sendo cinco professores e uma professora.Das seis escolas, portanto, apenas quatro possuem laboratórios de ciências. Em relação ao uso desses espaços, de modo geral, os professores raramente utilizam os laboratórios para realização de aulas práticas. Algumas justificativas para a baixa frequência de uso desse espaço pelos demais professores dizem respeito à falta de equipamentos, materias de insumo, reagentes e outros, bem como a falta de tempo para planejamento das aulas e organização do espaço entre uma aula e outra. Conclui-se que ainda que aulas práticas em laboratórios de ciências possam contribuir para a aprendizagem significativa de química, em Currais Novos/RN, as escolas estaduais de ensino médio ainda não dispõem desse espaço suficientemente equipado.
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Algumas justificativas para a baixa frequência de uso desse espaço pelos demais professores dizem respeito à falta de equipamentos, materias de insumo, reagentes e outros, bem como a falta de tempo para planejamento das aulas e organização do espaço entre uma aula e outra. Conclui-se que ainda que aulas práticas em laboratórios de ciências possam contribuir para a aprendizagem significativa de química, em Currais Novos/RN, as escolas estaduais de ensino médio ainda não dispõem desse espaço suficientemente equipado.porInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteIFRNBrasilCurrais NovosCongresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências - CONAPESCCNPQ::CIENCIAS HUMANASEnsino de químicaLaboratório de ciênciasAulas práticas - QuímicaUso dos laboratórios de ciências pelos professores de química: possibilidades e limitações em escolas públicas de Currais Novos/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2Terto, Danielainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional Memoria (IFRN)instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNTHUMBNAILUso dos laboratórios de ciências pelos professores de química possibilidades e limitações em escolas públicas de Currais Novos RN.pdf.jpgUso dos laboratórios de ciências pelos professores de química possibilidades e limitações em escolas públicas de Currais Novos RN.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg9757http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1416/5/Uso+dos+laborat%C3%B3rios+de+ci%C3%AAncias+pelos+professores+de+qu%C3%ADmica+possibilidades+e+limita%C3%A7%C3%B5es+em+escolas+p%C3%BAblicas+de+Currais+Novos+RN.pdf.jpg3650486b1ccc3f8520e6a1d174160077MD55TEXTUso dos laboratórios de ciências pelos professores de química possibilidades e limitações em escolas públicas de Currais Novos RN.pdf.txtUso dos laboratórios de ciências pelos professores de química possibilidades e limitações em escolas públicas de Currais Novos RN.pdf.txtExtracted texttext/plain10789http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1416/4/Uso+dos+laborat%C3%B3rios+de+ci%C3%AAncias+pelos+professores+de+qu%C3%ADmica+possibilidades+e+limita%C3%A7%C3%B5es+em+escolas+p%C3%BAblicas+de+Currais+Novos+RN.pdf.txt937821791f63f1c72b8fb6b36aa5c4fdMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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