EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES OU LIMITAÇÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1657 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo levantar reflexões acerca da experimentação no Ensino de Ciências. Muito discute-se sobre a importância das aulas práticas na disciplina de Ciência, a fim de que elas promovam um aprendizado significativo para os educandos. Contudo, não basta levar o aluno a experimentar, sem compreender as concepções, envolvidas nesta prática metodológica, que embasarão tal experimentação. Assim, pretende-se, por meio de uma pesquisa bibliográfica sobre experimentação no Ensino de Ciências, levantar dados sobre quais os métodos e concepções mais utilizados para a realização destas práticas em laboratório de ciências, considerando a perspectiva de diversos autores. Foi realizada uma busca direcionada em artigos científicos e livros que tratam da experimentação no Ensino de Ciências, para conhecer como os pesquisadores compreendem esta temática e, quando praticada a experimentação, se ela se torna agente limitador ou possibilitador de aprendizagem. Percebemos que a utilização da experimentação é de fundamental importância para o aprendizado dos conteúdos das Ciências Naturais. Na mesma direção, entendemos que o papel do professor, enquanto mediador do processo de ensino e aprendizagem, possibilita ou impede a transformação da experimentação em um aprendizado significativo para o aluno, dependendo da concepção de experimentação que possui. Contudo, embora certos das influências positivas das práticas experimentais no aprendizado dos alunos, visualizamos que alguns problemas de fundo conceitual foram encontrados e precisam ser revistos para a eficácia das aulas experimentais no Ensino de Ciências. |
id |
UNICESU -1_7cb58d246f69e5788d7842b58d8978e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1657 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES OU LIMITAÇÕESAula práticaLaboratório de CiênciasProfessor MediadorEste trabalho tem como objetivo levantar reflexões acerca da experimentação no Ensino de Ciências. Muito discute-se sobre a importância das aulas práticas na disciplina de Ciência, a fim de que elas promovam um aprendizado significativo para os educandos. Contudo, não basta levar o aluno a experimentar, sem compreender as concepções, envolvidas nesta prática metodológica, que embasarão tal experimentação. Assim, pretende-se, por meio de uma pesquisa bibliográfica sobre experimentação no Ensino de Ciências, levantar dados sobre quais os métodos e concepções mais utilizados para a realização destas práticas em laboratório de ciências, considerando a perspectiva de diversos autores. Foi realizada uma busca direcionada em artigos científicos e livros que tratam da experimentação no Ensino de Ciências, para conhecer como os pesquisadores compreendem esta temática e, quando praticada a experimentação, se ela se torna agente limitador ou possibilitador de aprendizagem. Percebemos que a utilização da experimentação é de fundamental importância para o aprendizado dos conteúdos das Ciências Naturais. Na mesma direção, entendemos que o papel do professor, enquanto mediador do processo de ensino e aprendizagem, possibilita ou impede a transformação da experimentação em um aprendizado significativo para o aluno, dependendo da concepção de experimentação que possui. Contudo, embora certos das influências positivas das práticas experimentais no aprendizado dos alunos, visualizamos que alguns problemas de fundo conceitual foram encontrados e precisam ser revistos para a eficácia das aulas experimentais no Ensino de Ciências.Unicesumar2019-08-14T19:52:25Z2019-08-14T19:52:25Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1657otherPalaoro, Greyze MariaGonçalves, PamelaOliveira, Verônica Rosemary deMalacarne, Vilmarreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:56:13Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:56:18.777Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES OU LIMITAÇÕES |
title |
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES OU LIMITAÇÕES |
spellingShingle |
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES OU LIMITAÇÕES Palaoro, Greyze Maria Aula prática Laboratório de Ciências Professor Mediador |
title_short |
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES OU LIMITAÇÕES |
title_full |
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES OU LIMITAÇÕES |
title_fullStr |
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES OU LIMITAÇÕES |
title_full_unstemmed |
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES OU LIMITAÇÕES |
title_sort |
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES OU LIMITAÇÕES |
author |
Palaoro, Greyze Maria |
author_facet |
Palaoro, Greyze Maria Gonçalves, Pamela Oliveira, Verônica Rosemary de Malacarne, Vilmar |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Pamela Oliveira, Verônica Rosemary de Malacarne, Vilmar |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Palaoro, Greyze Maria Gonçalves, Pamela Oliveira, Verônica Rosemary de Malacarne, Vilmar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aula prática Laboratório de Ciências Professor Mediador |
topic |
Aula prática Laboratório de Ciências Professor Mediador |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este trabalho tem como objetivo levantar reflexões acerca da experimentação no Ensino de Ciências. Muito discute-se sobre a importância das aulas práticas na disciplina de Ciência, a fim de que elas promovam um aprendizado significativo para os educandos. Contudo, não basta levar o aluno a experimentar, sem compreender as concepções, envolvidas nesta prática metodológica, que embasarão tal experimentação. Assim, pretende-se, por meio de uma pesquisa bibliográfica sobre experimentação no Ensino de Ciências, levantar dados sobre quais os métodos e concepções mais utilizados para a realização destas práticas em laboratório de ciências, considerando a perspectiva de diversos autores. Foi realizada uma busca direcionada em artigos científicos e livros que tratam da experimentação no Ensino de Ciências, para conhecer como os pesquisadores compreendem esta temática e, quando praticada a experimentação, se ela se torna agente limitador ou possibilitador de aprendizagem. Percebemos que a utilização da experimentação é de fundamental importância para o aprendizado dos conteúdos das Ciências Naturais. Na mesma direção, entendemos que o papel do professor, enquanto mediador do processo de ensino e aprendizagem, possibilita ou impede a transformação da experimentação em um aprendizado significativo para o aluno, dependendo da concepção de experimentação que possui. Contudo, embora certos das influências positivas das práticas experimentais no aprendizado dos alunos, visualizamos que alguns problemas de fundo conceitual foram encontrados e precisam ser revistos para a eficácia das aulas experimentais no Ensino de Ciências. |
description |
Este trabalho tem como objetivo levantar reflexões acerca da experimentação no Ensino de Ciências. Muito discute-se sobre a importância das aulas práticas na disciplina de Ciência, a fim de que elas promovam um aprendizado significativo para os educandos. Contudo, não basta levar o aluno a experimentar, sem compreender as concepções, envolvidas nesta prática metodológica, que embasarão tal experimentação. Assim, pretende-se, por meio de uma pesquisa bibliográfica sobre experimentação no Ensino de Ciências, levantar dados sobre quais os métodos e concepções mais utilizados para a realização destas práticas em laboratório de ciências, considerando a perspectiva de diversos autores. Foi realizada uma busca direcionada em artigos científicos e livros que tratam da experimentação no Ensino de Ciências, para conhecer como os pesquisadores compreendem esta temática e, quando praticada a experimentação, se ela se torna agente limitador ou possibilitador de aprendizagem. Percebemos que a utilização da experimentação é de fundamental importância para o aprendizado dos conteúdos das Ciências Naturais. Na mesma direção, entendemos que o papel do professor, enquanto mediador do processo de ensino e aprendizagem, possibilita ou impede a transformação da experimentação em um aprendizado significativo para o aluno, dependendo da concepção de experimentação que possui. Contudo, embora certos das influências positivas das práticas experimentais no aprendizado dos alunos, visualizamos que alguns problemas de fundo conceitual foram encontrados e precisam ser revistos para a eficácia das aulas experimentais no Ensino de Ciências. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 2019-08-14T19:52:25Z 2019-08-14T19:52:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1657 |
identifier_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1657 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948601527173120 |