EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES OU LIMITAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PALAORO, Greyze Maria
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: GONÇALVES, Pamela, OLIVEIRA, Verônica Rosemary de, MALACARNE, Vilmar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1657
Resumo: Este trabalho tem como objetivo levantar reflexões acerca da experimentação no Ensino de Ciências. Muito discute-se sobre a importância das aulas práticas na disciplina de Ciência, a fim de que elas promovam um aprendizado significativo para os educandos. Contudo, não basta levar o aluno a experimentar, sem compreender as concepções, envolvidas nesta prática metodológica, que embasarão tal experimentação. Assim, pretende-se, por meio de uma pesquisa bibliográfica sobre experimentação no Ensino de Ciências, levantar dados sobre quais os métodos e concepções mais utilizados para a realização destas práticas em laboratório de ciências, considerando a perspectiva de diversos autores. Foi realizada uma busca direcionada em artigos científicos e livros que tratam da experimentação no Ensino de Ciências, para conhecer como os pesquisadores compreendem esta temática e, quando praticada a experimentação, se ela se torna agente limitador ou possibilitador de aprendizagem. Percebemos que a utilização da experimentação é de fundamental importância para o aprendizado dos conteúdos das Ciências Naturais. Na mesma direção, entendemos que o papel do professor, enquanto mediador do processo de ensino e aprendizagem, possibilita ou impede a transformação da experimentação em um aprendizado significativo para o aluno, dependendo da concepção de experimentação que possui. Contudo, embora certos das influências positivas das práticas experimentais no aprendizado dos alunos, visualizamos que alguns problemas de fundo conceitual foram encontrados e precisam ser revistos para a eficácia das aulas experimentais no Ensino de Ciências.
id UNICESU-1_ddaf434884e9a14084f80159cae25e57
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1657
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES OU LIMITAÇÕESAula práticaLaboratório de CiênciasProfessor MediadorEste trabalho tem como objetivo levantar reflexões acerca da experimentação no Ensino de Ciências. Muito discute-se sobre a importância das aulas práticas na disciplina de Ciência, a fim de que elas promovam um aprendizado significativo para os educandos. Contudo, não basta levar o aluno a experimentar, sem compreender as concepções, envolvidas nesta prática metodológica, que embasarão tal experimentação. Assim, pretende-se, por meio de uma pesquisa bibliográfica sobre experimentação no Ensino de Ciências, levantar dados sobre quais os métodos e concepções mais utilizados para a realização destas práticas em laboratório de ciências, considerando a perspectiva de diversos autores. Foi realizada uma busca direcionada em artigos científicos e livros que tratam da experimentação no Ensino de Ciências, para conhecer como os pesquisadores compreendem esta temática e, quando praticada a experimentação, se ela se torna agente limitador ou possibilitador de aprendizagem. Percebemos que a utilização da experimentação é de fundamental importância para o aprendizado dos conteúdos das Ciências Naturais. Na mesma direção, entendemos que o papel do professor, enquanto mediador do processo de ensino e aprendizagem, possibilita ou impede a transformação da experimentação em um aprendizado significativo para o aluno, dependendo da concepção de experimentação que possui. Contudo, embora certos das influências positivas das práticas experimentais no aprendizado dos alunos, visualizamos que alguns problemas de fundo conceitual foram encontrados e precisam ser revistos para a eficácia das aulas experimentais no Ensino de Ciências.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-14T19:52:25Z2019-08-14T19:52:25Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1657porPALAORO, Greyze MariaGONÇALVES, PamelaOLIVEIRA, Verônica Rosemary deMALACARNE, Vilmarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:28:06Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1657Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:28:06Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES OU LIMITAÇÕES
title EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES OU LIMITAÇÕES
spellingShingle EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES OU LIMITAÇÕES
PALAORO, Greyze Maria
Aula prática
Laboratório de Ciências
Professor Mediador
title_short EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES OU LIMITAÇÕES
title_full EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES OU LIMITAÇÕES
title_fullStr EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES OU LIMITAÇÕES
title_full_unstemmed EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES OU LIMITAÇÕES
title_sort EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES OU LIMITAÇÕES
author PALAORO, Greyze Maria
author_facet PALAORO, Greyze Maria
GONÇALVES, Pamela
OLIVEIRA, Verônica Rosemary de
MALACARNE, Vilmar
author_role author
author2 GONÇALVES, Pamela
OLIVEIRA, Verônica Rosemary de
MALACARNE, Vilmar
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PALAORO, Greyze Maria
GONÇALVES, Pamela
OLIVEIRA, Verônica Rosemary de
MALACARNE, Vilmar
dc.subject.por.fl_str_mv Aula prática
Laboratório de Ciências
Professor Mediador
topic Aula prática
Laboratório de Ciências
Professor Mediador
description Este trabalho tem como objetivo levantar reflexões acerca da experimentação no Ensino de Ciências. Muito discute-se sobre a importância das aulas práticas na disciplina de Ciência, a fim de que elas promovam um aprendizado significativo para os educandos. Contudo, não basta levar o aluno a experimentar, sem compreender as concepções, envolvidas nesta prática metodológica, que embasarão tal experimentação. Assim, pretende-se, por meio de uma pesquisa bibliográfica sobre experimentação no Ensino de Ciências, levantar dados sobre quais os métodos e concepções mais utilizados para a realização destas práticas em laboratório de ciências, considerando a perspectiva de diversos autores. Foi realizada uma busca direcionada em artigos científicos e livros que tratam da experimentação no Ensino de Ciências, para conhecer como os pesquisadores compreendem esta temática e, quando praticada a experimentação, se ela se torna agente limitador ou possibilitador de aprendizagem. Percebemos que a utilização da experimentação é de fundamental importância para o aprendizado dos conteúdos das Ciências Naturais. Na mesma direção, entendemos que o papel do professor, enquanto mediador do processo de ensino e aprendizagem, possibilita ou impede a transformação da experimentação em um aprendizado significativo para o aluno, dependendo da concepção de experimentação que possui. Contudo, embora certos das influências positivas das práticas experimentais no aprendizado dos alunos, visualizamos que alguns problemas de fundo conceitual foram encontrados e precisam ser revistos para a eficácia das aulas experimentais no Ensino de Ciências.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-14T19:52:25Z
2019-08-14T19:52:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1657
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098706402017280