Licenciaturas nos institutos federais: a produção acadêmica sobre o estágio supervisionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Priscila Akla da Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Nascimento, Augusto Sávio Guimarães do, Souza, Francisco das Chagas Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional Memoria (IFRN)
Texto Completo: http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/797
Resumo: Na última década, tem se verifiado uma forte expansão de cursos de licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Por ser o estágio supervisionado um dos componentes curriculares mais importantes em uma licenciatura, o artigo discute a produção acadêmica sobre esse tema nos IFs. O grande número de campus dos IFs no Brasil nos levou a realizar um recorte espacial, considerando as regiões norte e nordeste. A metodologia constou de um levantamento dos trabalhos apresentados no Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica. Evidenciamos uma baixíssima produção sobre estágio nesses eventos, levando-nos a concluir que esse objeto ainda não despertou a devida atenção dos pesquisadores dessas instituições.
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Evidenciamos uma baixíssima produção sobre estágio nesses eventos, levando-nos a concluir que esse objeto ainda não despertou a devida atenção dos pesquisadores dessas instituições.In the last decade, there has been a strong expansion of undergraduate courses at the Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) [Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFs)]. As the supervised practice is one of the most important curriculum components in an undergraduate course, this article presents the academic research on this topic in the IFs. The large number of IFs in Brazil has motivated us to conduct a territorial division, considering the north and northeast regions realities. The methodology consisted of a survey of papers presented at the Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica [Congress of Research and Innovation of the North and Northeast Techological Education]. We have noticed that there is a very low production on training practice in these events, leading us to conclude that this object has not aroused the proper attention of researchers from these institutions yet.Submitted by Francisco das Chagas Silva Souza (chagas.souza@ifrn.edu.br) on 2016-04-16T01:12:29Z No. of bitstreams: 1 2015 - Revista de IC da ULBRA.pdf: 376205 bytes, checksum: 28eb721ba9f011fc469511c17cbe1d78 (MD5)Approved for entry into archive by Jose Yvan Pereira Leite (jyp.leite@ifrn.edu.br) on 2016-04-16T12:57:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015 - Revista de IC da ULBRA.pdf: 376205 bytes, checksum: 28eb721ba9f011fc469511c17cbe1d78 (MD5)Made available in DSpace on 2016-04-16T12:57:11Z (GMT). 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