Licenciaturas nos institutos federais e a formação do professor do ensino médio integrado
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
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Título da fonte: | Repositório Institucional Memoria (IFRN) |
Texto Completo: | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1255 |
Resumo: | Este texto apresenta resultados parciais de estudo sobre os cursos de licenciatura em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O estudo tem por objetivo compreender se esses cursos contemplam a docência no ensino médio integrado, ou seja, na educação profissional integrada ao ensino médio. Inicialmente, constata-se que os Institutos Federais continuam privilegiando as licenciaturas para as disciplinas científicas, apesar de serem instituições prioritariamente de educação profissional. Confirma-se, também, a continuidade da não exigência de requisitos legais de formação docente para atuação nas disciplinas técnicas da educação profissional de nível médio, mesmo considerando que essa modalidade de ensino situa-se no âmbito da educação básica. Quanto aos projetos político-pedagógicos dos cursos, análise preliminar, ainda que de pequena parte desses, sinaliza que, a despeito da oferta de ensino integrado nos Institutos e do fato de alguns dos projetos mencionarem a intenção de formar professores para atuarem no integrado, os currículos analisados não contemplariam essa formação. |
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No. of bitstreams: 1 LICENCIATURAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO.pdf: 107096 bytes, checksum: e963eb36774f26a73f2dcc0de8448550 (MD5) Previous issue date: 2015Este texto apresenta resultados parciais de estudo sobre os cursos de licenciatura em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O estudo tem por objetivo compreender se esses cursos contemplam a docência no ensino médio integrado, ou seja, na educação profissional integrada ao ensino médio. Inicialmente, constata-se que os Institutos Federais continuam privilegiando as licenciaturas para as disciplinas científicas, apesar de serem instituições prioritariamente de educação profissional. Confirma-se, também, a continuidade da não exigência de requisitos legais de formação docente para atuação nas disciplinas técnicas da educação profissional de nível médio, mesmo considerando que essa modalidade de ensino situa-se no âmbito da educação básica. 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