Avaliação da satisfação do consumidor: o caso da Biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN Campus Natal-Zona Norte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional Memoria (IFRN) |
Texto Completo: | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1461 |
Resumo: | Atualmente vivemos com um mundo globalizado, cada vez mais as instituições buscam o aperfeiçoamento dos seus serviços e produtos, e uma das maneiras possíveis para alcançar esse resultado é fazendo avaliações sucessivas internas e externas, onde através de ferramentas específicas, buscam diferenciais para atingir seu público alvo e se destacar no mercado onde atua. Além de acompanhar com frequência as expectativas e a satisfação do cliente, as empresas precisam monitorar o desempenho dos concorrentes nessas áreas, para essas empresas que optaram por centrar-se no cliente, tem como meta e ferramenta de marketing a satisfação total do consumidor. Esta pesquisa tem como objetivo geral verificar o nível de satisfação dos usuários da biblioteca do IFRN Campus Natal Zona Norte. Trata-se de um estudo de pesquisa aplicada, com objetivo descritivo e a forma de abordagem foi a quantitativa. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado junto a 90 usuários da biblioteca. Entre os resultados encontrados foi possível identificar que os usuários, em sua maioria, são estudantes do ensino técnico integrado. De modo geral, afirmam que estão satisfeitos com o serviço, no entanto apontam pontos que precisam ser revistos. Entre os aspectos passíveis de melhoria se destacaram o número de exemplares insuficientes de alguns títulos técnicos e a questão do silêncio adequado a um ambiente de estudos. Já os pontos em que os usuários estão satisfeitos foram o atendimento, a estrutura e a imagem da biblioteca. |
id |
IFRN_7b00c0b32c8fec509dd5e7b0629598ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1044/1461 |
network_acronym_str |
IFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional Memoria (IFRN) |
repository_id_str |
|
spelling |
2018-03-05T18:11:13Z2018-03-05T18:11:13Z2016-04-05SILVA, Mariana Mayara Santos. Avaliação da satisfação do consumidor: o caso da biblioteca José de Arimatéia pereira no IFRN campus Natal-Zona Norte. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Comércio)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1461Submitted by Vanessa Oliveira de Macedo Cavalcanti (vanessa.cavalcanti@ifrn.edu.br) on 2018-03-05T18:10:33Z No. of bitstreams: 1 Avaliação da satisfação do consumidor o caso da biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN campus Natal-Zona Norte.pdf: 978660 bytes, checksum: e60e1af0747a8506d516f89638e4e8ae (MD5)Approved for entry into archive by Vanessa Oliveira de Macedo Cavalcanti (vanessa.cavalcanti@ifrn.edu.br) on 2018-03-05T18:11:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Avaliação da satisfação do consumidor o caso da biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN campus Natal-Zona Norte.pdf: 978660 bytes, checksum: e60e1af0747a8506d516f89638e4e8ae (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-05T18:11:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Avaliação da satisfação do consumidor o caso da biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN campus Natal-Zona Norte.pdf: 978660 bytes, checksum: e60e1af0747a8506d516f89638e4e8ae (MD5) Previous issue date: 2016-04-05Atualmente vivemos com um mundo globalizado, cada vez mais as instituições buscam o aperfeiçoamento dos seus serviços e produtos, e uma das maneiras possíveis para alcançar esse resultado é fazendo avaliações sucessivas internas e externas, onde através de ferramentas específicas, buscam diferenciais para atingir seu público alvo e se destacar no mercado onde atua. Além de acompanhar com frequência as expectativas e a satisfação do cliente, as empresas precisam monitorar o desempenho dos concorrentes nessas áreas, para essas empresas que optaram por centrar-se no cliente, tem como meta e ferramenta de marketing a satisfação total do consumidor. Esta pesquisa tem como objetivo geral verificar o nível de satisfação dos usuários da biblioteca do IFRN Campus Natal Zona Norte. Trata-se de um estudo de pesquisa aplicada, com objetivo descritivo e a forma de abordagem foi a quantitativa. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado junto a 90 usuários da biblioteca. Entre os resultados encontrados foi possível identificar que os usuários, em sua maioria, são estudantes do ensino técnico integrado. De modo geral, afirmam que estão satisfeitos com o serviço, no entanto apontam pontos que precisam ser revistos. Entre os aspectos passíveis de melhoria se destacaram o número de exemplares insuficientes de alguns títulos técnicos e a questão do silêncio adequado a um ambiente de estudos. Já os pontos em que os usuários estão satisfeitos foram o atendimento, a estrutura e a imagem da biblioteca.porInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteIFRNBrasilNatal - Zona NorteCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASMarketing de serviçosSatisfação do clienteBibliotecaAvaliação da satisfação do consumidor: o caso da Biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN Campus Natal-Zona Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisTacconi Neto, Ernesto Alexandrehttp://lattes.cnpq.br/3209679211732958Tacconi Neto, Ernesto AlexandreDuavy, Paulo Roberto Pimentelhttp://lattes.cnpq.br/3919046136809650Silva, Mariana Mayara Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional Memoria (IFRN)instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNTHUMBNAILAvaliação da satisfação do consumidor o caso da biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN campus Natal-Zona Norte.pdf.jpgAvaliação da satisfação do consumidor o caso da biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN campus Natal-Zona Norte.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4919http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1461/4/Avalia%C3%A7%C3%A3o+da+satisfa%C3%A7%C3%A3o+do+consumidor+o+caso+da+biblioteca+Jos%C3%A9+de+Arimat%C3%A9ia+Pereira+no+IFRN+campus+Natal-Zona+Norte.pdf.jpg985988cfe6acdec8fdb8b00cf85b5ba4MD54TEXTAvaliação da satisfação do consumidor o caso da biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN campus Natal-Zona Norte.pdf.txtAvaliação da satisfação do consumidor o caso da biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN campus Natal-Zona Norte.pdf.txtExtracted texttext/plain61037http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1461/3/Avalia%C3%A7%C3%A3o+da+satisfa%C3%A7%C3%A3o+do+consumidor+o+caso+da+biblioteca+Jos%C3%A9+de+Arimat%C3%A9ia+Pereira+no+IFRN+campus+Natal-Zona+Norte.pdf.txta90cc51afd4f5a22c3de8ab77f18b77dMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1461/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALAvaliação da satisfação do consumidor o caso da biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN campus Natal-Zona Norte.pdfAvaliação da satisfação do consumidor o caso da biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN campus Natal-Zona Norte.pdfapplication/pdf978660http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1461/1/Avalia%C3%A7%C3%A3o+da+satisfa%C3%A7%C3%A3o+do+consumidor+o+caso+da+biblioteca+Jos%C3%A9+de+Arimat%C3%A9ia+Pereira+no+IFRN+campus+Natal-Zona+Norte.pdfe60e1af0747a8506d516f89638e4e8aeMD511044/14612020-09-03 16:15:50.569oai:localhost: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Repositório InstitucionalPUBhttps://memoria.ifrn.edu.br/oai/memoria@ifrn.edu.bropendoar:2020-09-03T19:15:50Repositório Institucional Memoria (IFRN) - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação da satisfação do consumidor: o caso da Biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN Campus Natal-Zona Norte |
title |
Avaliação da satisfação do consumidor: o caso da Biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN Campus Natal-Zona Norte |
spellingShingle |
Avaliação da satisfação do consumidor: o caso da Biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN Campus Natal-Zona Norte Silva, Mariana Mayara Santos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Marketing de serviços Satisfação do cliente Biblioteca |
title_short |
Avaliação da satisfação do consumidor: o caso da Biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN Campus Natal-Zona Norte |
title_full |
Avaliação da satisfação do consumidor: o caso da Biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN Campus Natal-Zona Norte |
title_fullStr |
Avaliação da satisfação do consumidor: o caso da Biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN Campus Natal-Zona Norte |
title_full_unstemmed |
Avaliação da satisfação do consumidor: o caso da Biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN Campus Natal-Zona Norte |
title_sort |
Avaliação da satisfação do consumidor: o caso da Biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN Campus Natal-Zona Norte |
author |
Silva, Mariana Mayara Santos |
author_facet |
Silva, Mariana Mayara Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tacconi Neto, Ernesto Alexandre |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3209679211732958 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Tacconi Neto, Ernesto Alexandre |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Duavy, Paulo Roberto Pimentel |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3919046136809650 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mariana Mayara Santos |
contributor_str_mv |
Tacconi Neto, Ernesto Alexandre Tacconi Neto, Ernesto Alexandre Duavy, Paulo Roberto Pimentel |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Marketing de serviços Satisfação do cliente Biblioteca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing de serviços Satisfação do cliente Biblioteca |
description |
Atualmente vivemos com um mundo globalizado, cada vez mais as instituições buscam o aperfeiçoamento dos seus serviços e produtos, e uma das maneiras possíveis para alcançar esse resultado é fazendo avaliações sucessivas internas e externas, onde através de ferramentas específicas, buscam diferenciais para atingir seu público alvo e se destacar no mercado onde atua. Além de acompanhar com frequência as expectativas e a satisfação do cliente, as empresas precisam monitorar o desempenho dos concorrentes nessas áreas, para essas empresas que optaram por centrar-se no cliente, tem como meta e ferramenta de marketing a satisfação total do consumidor. Esta pesquisa tem como objetivo geral verificar o nível de satisfação dos usuários da biblioteca do IFRN Campus Natal Zona Norte. Trata-se de um estudo de pesquisa aplicada, com objetivo descritivo e a forma de abordagem foi a quantitativa. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado junto a 90 usuários da biblioteca. Entre os resultados encontrados foi possível identificar que os usuários, em sua maioria, são estudantes do ensino técnico integrado. De modo geral, afirmam que estão satisfeitos com o serviço, no entanto apontam pontos que precisam ser revistos. Entre os aspectos passíveis de melhoria se destacaram o número de exemplares insuficientes de alguns títulos técnicos e a questão do silêncio adequado a um ambiente de estudos. Já os pontos em que os usuários estão satisfeitos foram o atendimento, a estrutura e a imagem da biblioteca. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-04-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-05T18:11:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-03-05T18:11:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Mariana Mayara Santos. Avaliação da satisfação do consumidor: o caso da biblioteca José de Arimatéia pereira no IFRN campus Natal-Zona Norte. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Comércio)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1461 |
identifier_str_mv |
SILVA, Mariana Mayara Santos. Avaliação da satisfação do consumidor: o caso da biblioteca José de Arimatéia pereira no IFRN campus Natal-Zona Norte. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Comércio)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
url |
http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1461 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
IFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Natal - Zona Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional Memoria (IFRN) instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional Memoria (IFRN) |
collection |
Repositório Institucional Memoria (IFRN) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1461/4/Avalia%C3%A7%C3%A3o+da+satisfa%C3%A7%C3%A3o+do+consumidor+o+caso+da+biblioteca+Jos%C3%A9+de+Arimat%C3%A9ia+Pereira+no+IFRN+campus+Natal-Zona+Norte.pdf.jpg http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1461/3/Avalia%C3%A7%C3%A3o+da+satisfa%C3%A7%C3%A3o+do+consumidor+o+caso+da+biblioteca+Jos%C3%A9+de+Arimat%C3%A9ia+Pereira+no+IFRN+campus+Natal-Zona+Norte.pdf.txt http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1461/2/license.txt http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1461/1/Avalia%C3%A7%C3%A3o+da+satisfa%C3%A7%C3%A3o+do+consumidor+o+caso+da+biblioteca+Jos%C3%A9+de+Arimat%C3%A9ia+Pereira+no+IFRN+campus+Natal-Zona+Norte.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
985988cfe6acdec8fdb8b00cf85b5ba4 a90cc51afd4f5a22c3de8ab77f18b77d 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 e60e1af0747a8506d516f89638e4e8ae |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional Memoria (IFRN) - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
memoria@ifrn.edu.br |
_version_ |
1809748220779167744 |