Avaliação da satisfação do consumidor: o caso da Biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN Campus Natal-Zona Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mariana Mayara Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional Memoria (IFRN)
Texto Completo: http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1461
Resumo: Atualmente vivemos com um mundo globalizado, cada vez mais as instituições buscam o aperfeiçoamento dos seus serviços e produtos, e uma das maneiras possíveis para alcançar esse resultado é fazendo avaliações sucessivas internas e externas, onde através de ferramentas específicas, buscam diferenciais para atingir seu público alvo e se destacar no mercado onde atua. Além de acompanhar com frequência as expectativas e a satisfação do cliente, as empresas precisam monitorar o desempenho dos concorrentes nessas áreas, para essas empresas que optaram por centrar-se no cliente, tem como meta e ferramenta de marketing a satisfação total do consumidor. Esta pesquisa tem como objetivo geral verificar o nível de satisfação dos usuários da biblioteca do IFRN Campus Natal Zona Norte. Trata-se de um estudo de pesquisa aplicada, com objetivo descritivo e a forma de abordagem foi a quantitativa. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado junto a 90 usuários da biblioteca. Entre os resultados encontrados foi possível identificar que os usuários, em sua maioria, são estudantes do ensino técnico integrado. De modo geral, afirmam que estão satisfeitos com o serviço, no entanto apontam pontos que precisam ser revistos. Entre os aspectos passíveis de melhoria se destacaram o número de exemplares insuficientes de alguns títulos técnicos e a questão do silêncio adequado a um ambiente de estudos. Já os pontos em que os usuários estão satisfeitos foram o atendimento, a estrutura e a imagem da biblioteca.
id IFRN_7b00c0b32c8fec509dd5e7b0629598ef
oai_identifier_str oai:localhost:1044/1461
network_acronym_str IFRN
network_name_str Repositório Institucional Memoria (IFRN)
repository_id_str
spelling 2018-03-05T18:11:13Z2018-03-05T18:11:13Z2016-04-05SILVA, Mariana Mayara Santos. Avaliação da satisfação do consumidor: o caso da biblioteca José de Arimatéia pereira no IFRN campus Natal-Zona Norte. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Comércio)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1461Submitted by Vanessa Oliveira de Macedo Cavalcanti (vanessa.cavalcanti@ifrn.edu.br) on 2018-03-05T18:10:33Z No. of bitstreams: 1 Avaliação da satisfação do consumidor o caso da biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN campus Natal-Zona Norte.pdf: 978660 bytes, checksum: e60e1af0747a8506d516f89638e4e8ae (MD5)Approved for entry into archive by Vanessa Oliveira de Macedo Cavalcanti (vanessa.cavalcanti@ifrn.edu.br) on 2018-03-05T18:11:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Avaliação da satisfação do consumidor o caso da biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN campus Natal-Zona Norte.pdf: 978660 bytes, checksum: e60e1af0747a8506d516f89638e4e8ae (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-05T18:11:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Avaliação da satisfação do consumidor o caso da biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN campus Natal-Zona Norte.pdf: 978660 bytes, checksum: e60e1af0747a8506d516f89638e4e8ae (MD5) Previous issue date: 2016-04-05Atualmente vivemos com um mundo globalizado, cada vez mais as instituições buscam o aperfeiçoamento dos seus serviços e produtos, e uma das maneiras possíveis para alcançar esse resultado é fazendo avaliações sucessivas internas e externas, onde através de ferramentas específicas, buscam diferenciais para atingir seu público alvo e se destacar no mercado onde atua. Além de acompanhar com frequência as expectativas e a satisfação do cliente, as empresas precisam monitorar o desempenho dos concorrentes nessas áreas, para essas empresas que optaram por centrar-se no cliente, tem como meta e ferramenta de marketing a satisfação total do consumidor. Esta pesquisa tem como objetivo geral verificar o nível de satisfação dos usuários da biblioteca do IFRN Campus Natal Zona Norte. Trata-se de um estudo de pesquisa aplicada, com objetivo descritivo e a forma de abordagem foi a quantitativa. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado junto a 90 usuários da biblioteca. Entre os resultados encontrados foi possível identificar que os usuários, em sua maioria, são estudantes do ensino técnico integrado. De modo geral, afirmam que estão satisfeitos com o serviço, no entanto apontam pontos que precisam ser revistos. Entre os aspectos passíveis de melhoria se destacaram o número de exemplares insuficientes de alguns títulos técnicos e a questão do silêncio adequado a um ambiente de estudos. Já os pontos em que os usuários estão satisfeitos foram o atendimento, a estrutura e a imagem da biblioteca.porInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteIFRNBrasilNatal - Zona NorteCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASMarketing de serviçosSatisfação do clienteBibliotecaAvaliação da satisfação do consumidor: o caso da Biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN Campus Natal-Zona Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisTacconi Neto, Ernesto Alexandrehttp://lattes.cnpq.br/3209679211732958Tacconi Neto, Ernesto AlexandreDuavy, Paulo Roberto Pimentelhttp://lattes.cnpq.br/3919046136809650Silva, Mariana Mayara Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional Memoria (IFRN)instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNTHUMBNAILAvaliação da satisfação do consumidor o caso da biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN campus Natal-Zona Norte.pdf.jpgAvaliação da satisfação do consumidor o caso da biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN campus Natal-Zona Norte.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4919http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1461/4/Avalia%C3%A7%C3%A3o+da+satisfa%C3%A7%C3%A3o+do+consumidor+o+caso+da+biblioteca+Jos%C3%A9+de+Arimat%C3%A9ia+Pereira+no+IFRN+campus+Natal-Zona+Norte.pdf.jpg985988cfe6acdec8fdb8b00cf85b5ba4MD54TEXTAvaliação da satisfação do consumidor o caso da biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN campus Natal-Zona Norte.pdf.txtAvaliação da satisfação do consumidor o caso da biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN campus Natal-Zona Norte.pdf.txtExtracted texttext/plain61037http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1461/3/Avalia%C3%A7%C3%A3o+da+satisfa%C3%A7%C3%A3o+do+consumidor+o+caso+da+biblioteca+Jos%C3%A9+de+Arimat%C3%A9ia+Pereira+no+IFRN+campus+Natal-Zona+Norte.pdf.txta90cc51afd4f5a22c3de8ab77f18b77dMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1461/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALAvaliação da satisfação do consumidor o caso da biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN campus Natal-Zona Norte.pdfAvaliação da satisfação do consumidor o caso da biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN campus Natal-Zona Norte.pdfapplication/pdf978660http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1461/1/Avalia%C3%A7%C3%A3o+da+satisfa%C3%A7%C3%A3o+do+consumidor+o+caso+da+biblioteca+Jos%C3%A9+de+Arimat%C3%A9ia+Pereira+no+IFRN+campus+Natal-Zona+Norte.pdfe60e1af0747a8506d516f89638e4e8aeMD511044/14612020-09-03 16:15:50.569oai:localhost: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Repositório InstitucionalPUBhttps://memoria.ifrn.edu.br/oai/memoria@ifrn.edu.bropendoar:2020-09-03T19:15:50Repositório Institucional Memoria (IFRN) - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da satisfação do consumidor: o caso da Biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN Campus Natal-Zona Norte
title Avaliação da satisfação do consumidor: o caso da Biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN Campus Natal-Zona Norte
spellingShingle Avaliação da satisfação do consumidor: o caso da Biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN Campus Natal-Zona Norte
Silva, Mariana Mayara Santos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Marketing de serviços
Satisfação do cliente
Biblioteca
title_short Avaliação da satisfação do consumidor: o caso da Biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN Campus Natal-Zona Norte
title_full Avaliação da satisfação do consumidor: o caso da Biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN Campus Natal-Zona Norte
title_fullStr Avaliação da satisfação do consumidor: o caso da Biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN Campus Natal-Zona Norte
title_full_unstemmed Avaliação da satisfação do consumidor: o caso da Biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN Campus Natal-Zona Norte
title_sort Avaliação da satisfação do consumidor: o caso da Biblioteca José de Arimatéia Pereira no IFRN Campus Natal-Zona Norte
author Silva, Mariana Mayara Santos
author_facet Silva, Mariana Mayara Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tacconi Neto, Ernesto Alexandre
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3209679211732958
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Tacconi Neto, Ernesto Alexandre
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Duavy, Paulo Roberto Pimentel
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3919046136809650
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mariana Mayara Santos
contributor_str_mv Tacconi Neto, Ernesto Alexandre
Tacconi Neto, Ernesto Alexandre
Duavy, Paulo Roberto Pimentel
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Marketing de serviços
Satisfação do cliente
Biblioteca
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de serviços
Satisfação do cliente
Biblioteca
description Atualmente vivemos com um mundo globalizado, cada vez mais as instituições buscam o aperfeiçoamento dos seus serviços e produtos, e uma das maneiras possíveis para alcançar esse resultado é fazendo avaliações sucessivas internas e externas, onde através de ferramentas específicas, buscam diferenciais para atingir seu público alvo e se destacar no mercado onde atua. Além de acompanhar com frequência as expectativas e a satisfação do cliente, as empresas precisam monitorar o desempenho dos concorrentes nessas áreas, para essas empresas que optaram por centrar-se no cliente, tem como meta e ferramenta de marketing a satisfação total do consumidor. Esta pesquisa tem como objetivo geral verificar o nível de satisfação dos usuários da biblioteca do IFRN Campus Natal Zona Norte. Trata-se de um estudo de pesquisa aplicada, com objetivo descritivo e a forma de abordagem foi a quantitativa. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado junto a 90 usuários da biblioteca. Entre os resultados encontrados foi possível identificar que os usuários, em sua maioria, são estudantes do ensino técnico integrado. De modo geral, afirmam que estão satisfeitos com o serviço, no entanto apontam pontos que precisam ser revistos. Entre os aspectos passíveis de melhoria se destacaram o número de exemplares insuficientes de alguns títulos técnicos e a questão do silêncio adequado a um ambiente de estudos. Já os pontos em que os usuários estão satisfeitos foram o atendimento, a estrutura e a imagem da biblioteca.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-04-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-05T18:11:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-05T18:11:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Mariana Mayara Santos. Avaliação da satisfação do consumidor: o caso da biblioteca José de Arimatéia pereira no IFRN campus Natal-Zona Norte. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Comércio)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1461
identifier_str_mv SILVA, Mariana Mayara Santos. Avaliação da satisfação do consumidor: o caso da biblioteca José de Arimatéia pereira no IFRN campus Natal-Zona Norte. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Comércio)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv IFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Natal - Zona Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional Memoria (IFRN)
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Repositório Institucional Memoria (IFRN)
collection Repositório Institucional Memoria (IFRN)
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1461/4/Avalia%C3%A7%C3%A3o+da+satisfa%C3%A7%C3%A3o+do+consumidor+o+caso+da+biblioteca+Jos%C3%A9+de+Arimat%C3%A9ia+Pereira+no+IFRN+campus+Natal-Zona+Norte.pdf.jpg
http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1461/3/Avalia%C3%A7%C3%A3o+da+satisfa%C3%A7%C3%A3o+do+consumidor+o+caso+da+biblioteca+Jos%C3%A9+de+Arimat%C3%A9ia+Pereira+no+IFRN+campus+Natal-Zona+Norte.pdf.txt
http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1461/2/license.txt
http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1461/1/Avalia%C3%A7%C3%A3o+da+satisfa%C3%A7%C3%A3o+do+consumidor+o+caso+da+biblioteca+Jos%C3%A9+de+Arimat%C3%A9ia+Pereira+no+IFRN+campus+Natal-Zona+Norte.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 985988cfe6acdec8fdb8b00cf85b5ba4
a90cc51afd4f5a22c3de8ab77f18b77d
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
e60e1af0747a8506d516f89638e4e8ae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional Memoria (IFRN) - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv memoria@ifrn.edu.br
_version_ 1797135041537507328