A liberdade (de expressão) que aprisiona (o vulnerável): um olhar sobre a publicidade televisiva brasileira

Bibliographic Details
Main Author: Fernandes, Brenda
Publication Date: 2014
Other Authors: Cerqueira, Carla
Format: Conference object
Language: por
Source: Repositório Institucional Memoria (IFRN)
Download full: http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/432
Summary: A televisão aberta representa 63% dos investimentos publicitários no Brasil. Segundo o IBOPE, as crianças brasileiras são as que mais assistem TV no mundo e a maior parte da publicidade dirigida às crianças é de alimentos calóricos, com alto teor de açúcar e pobres em nutrientes. Existem também publicidades não voltadas diretamente ao público infantil, que podem influenciá-lo e merecem ser estudadas. É o caso das publicidades que tratam as mulheres como objetos. Em diversos anúncios a mulher não fala uma palavra. Parece que ainda se vive uma época de dominação masculina, de modo que se mantêm as mulheres em permanente estado de insegurança corporal e dependência, aprisionadas a um modelo que poderá ser apreendido pelas crianças expostas a estas publicidades. Enquanto isto, o CONAR questiona o PL 5.921/2001, que busca regulamentar a publicidade infantil e diz que não há porque pensar novas leis para restringir publicidades, pois seria uma afronta à liberdade de expressão. Neste contexto, foi realizado um estudo exploratório, objetivando conhecer o problema da publicidade televisiva brasileira direcionada e/ou acessível às crianças e incitar a discussão sobre o cumprimento de direitos constitucionais, tendo por base revisão bibliográfica e análise documental às leis vigentes e ao PL 5.921/2001.
id IFRN_9a14a9f983a58080ba801b7735689e9c
oai_identifier_str oai:localhost:1044/432
network_acronym_str IFRN
network_name_str Repositório Institucional Memoria (IFRN)
repository_id_str
spelling 2016-01-18T20:37:58Z2015-12-012016-01-18T20:37:58Z2014-04-16ANDI & Instituto Alana (2010). Infância e Consumo: Estudos no campo da comunicação, [http://www.andi.org.br/sites/default/files/infancia_consumo_estudos_campo_comunicacao_2010_ANDI_Instituto_Alana.pdf, acedido em 24/01/2014] Beauvoir, Simone (1949). O segundo sexo. São Paulo: Difusão Europeia do Livro. Benjamin, Antônio Herman; Miragem, Bruno & Marques, Cláudia Lima (2006). Comentários ao Código de Defesa do Consumidor. São Paulo: Editora RT. Bourdieu, Pierre (1997). Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. Bourdieu, Pierre (2002). A Dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand. Brasil, Rita Maria Carneiro (2010). Publicidade: entre as práticas e as teorias da comunicação, [http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php? codArquivo=6330, acedido em 22/01/2014] Cruz, Camila (2010). O impacto negativo da publicidade dirigida às crianças, o incentivo desenfreado ao consumismo e a distorção de valores, [http://www.direitorp. usp.br/arquivos/noticias/sites_eventos/3_semana_juridica_2010/papers/Camila%20Cruz.pdf, acedido em 24/01/2014] Henriques, Isabella (2013). ‘Criança: Alvo Fácil da Publicidade’ in Revista do IDEC nº 181, O labirinto das multas. São Paulo. Martins, Camila de Almeida (2013). A publicidade televisiva de produtos alimentícios e as crianças, [http://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/ 4045/1/21042970.pdf, acedido em 23/01/2014] MPF (S/D). Você sabe como resistir aos apelos da propaganda?, [http://www.turminha.mpf.mp.br/sei-comprar/propaganda/copy_of_voce-sabe-como-resistir-aos-apelos-da-propaganda, acedido em 24/01/2014] Penedo, Cristina Carmona (2003). O Crime nos Media. Lisboa: Livros Horizontes. Pereira, Sara; Petrella, Simone & Pinto, Manuel (2012). ‘Literacia Mediática e Comunicação Intergeracional. Estudo das Trocas e Partilhas no Encontro entre Gerações Distantes’ in Z. Pinto-Coelho & J. Fidalgo (Ed.), Sobre Comunicação e Cultura - I Jornadas de Doutorandos em Ciências da Comunicação e Estudos Culturais. Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade – Universidade do Minho. Sampaio, Inês Silvia (2009). Publicidade e infância: uma relação perigosa, [http://www.andi.org.br/sites/default/files/Inf%C3%A2ncia%20e%20consumo.pdf, acedido em 20/01/2014]978-989-8600-29-5http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/432Submitted by Brenda Camilli Alves Fernandes (brenda.fernandes@ifrn.edu.br) on 2016-01-18T20:32:54Z No. of bitstreams: 1 Art Brenda Confibercom 2014 - 3127 a 3135.pdf: 275540 bytes, checksum: d6db74011fcbd5ca2a22e0caf6afad58 (MD5)Approved for entry into archive by Jose Yvan Pereira Leite (jyp.leite@ifrn.edu.br) on 2016-01-18T20:37:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Art Brenda Confibercom 2014 - 3127 a 3135.pdf: 275540 bytes, checksum: d6db74011fcbd5ca2a22e0caf6afad58 (MD5)Made available in DSpace on 2016-01-18T20:37:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Art Brenda Confibercom 2014 - 3127 a 3135.pdf: 275540 bytes, checksum: d6db74011fcbd5ca2a22e0caf6afad58 (MD5) Previous issue date: 2014-04-16A televisão aberta representa 63% dos investimentos publicitários no Brasil. Segundo o IBOPE, as crianças brasileiras são as que mais assistem TV no mundo e a maior parte da publicidade dirigida às crianças é de alimentos calóricos, com alto teor de açúcar e pobres em nutrientes. Existem também publicidades não voltadas diretamente ao público infantil, que podem influenciá-lo e merecem ser estudadas. É o caso das publicidades que tratam as mulheres como objetos. Em diversos anúncios a mulher não fala uma palavra. Parece que ainda se vive uma época de dominação masculina, de modo que se mantêm as mulheres em permanente estado de insegurança corporal e dependência, aprisionadas a um modelo que poderá ser apreendido pelas crianças expostas a estas publicidades. Enquanto isto, o CONAR questiona o PL 5.921/2001, que busca regulamentar a publicidade infantil e diz que não há porque pensar novas leis para restringir publicidades, pois seria uma afronta à liberdade de expressão. Neste contexto, foi realizado um estudo exploratório, objetivando conhecer o problema da publicidade televisiva brasileira direcionada e/ou acessível às crianças e incitar a discussão sobre o cumprimento de direitos constitucionais, tendo por base revisão bibliográfica e análise documental às leis vigentes e ao PL 5.921/2001.porInsitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteIFRNBrasilNatal - CentralCongresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana: Os Desafios da InternacionalizaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASPublicidade televisivaCriançasBrasilDireitosA liberdade (de expressão) que aprisiona (o vulnerável): um olhar sobre a publicidade televisiva brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectIIFernandes, BrendaCerqueira, Carlainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional Memoria (IFRN)instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNTHUMBNAILArt Brenda Confibercom 2014 - 3127 a 3135.pdf.jpgArt Brenda Confibercom 2014 - 3127 a 3135.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7526http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/432/4/Art+Brenda+Confibercom+2014+-+3127+a+3135.pdf.jpg635d07c6daf6fe4d4c5d6c8afd2b50b7MD54TEXTArt Brenda Confibercom 2014 - 3127 a 3135.pdf.txtArt Brenda Confibercom 2014 - 3127 a 3135.pdf.txtExtracted texttext/plain30516http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/432/3/Art+Brenda+Confibercom+2014+-+3127+a+3135.pdf.txtd62b0a580b3b5f405f2c600e52b57c11MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/432/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALArt Brenda Confibercom 2014 - 3127 a 3135.pdfArt Brenda Confibercom 2014 - 3127 a 3135.pdfapplication/pdf275540http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/432/1/Art+Brenda+Confibercom+2014+-+3127+a+3135.pdfd6db74011fcbd5ca2a22e0caf6afad58MD511044/4322016-01-18 18:00:07.712oai:localhost: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Repositório InstitucionalPUBhttps://memoria.ifrn.edu.br/oai/memoria@ifrn.edu.bropendoar:2016-01-18T21:00:07Repositório Institucional Memoria (IFRN) - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A liberdade (de expressão) que aprisiona (o vulnerável): um olhar sobre a publicidade televisiva brasileira
title A liberdade (de expressão) que aprisiona (o vulnerável): um olhar sobre a publicidade televisiva brasileira
spellingShingle A liberdade (de expressão) que aprisiona (o vulnerável): um olhar sobre a publicidade televisiva brasileira
Fernandes, Brenda
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Publicidade televisiva
Crianças
Brasil
Direitos
title_short A liberdade (de expressão) que aprisiona (o vulnerável): um olhar sobre a publicidade televisiva brasileira
title_full A liberdade (de expressão) que aprisiona (o vulnerável): um olhar sobre a publicidade televisiva brasileira
title_fullStr A liberdade (de expressão) que aprisiona (o vulnerável): um olhar sobre a publicidade televisiva brasileira
title_full_unstemmed A liberdade (de expressão) que aprisiona (o vulnerável): um olhar sobre a publicidade televisiva brasileira
title_sort A liberdade (de expressão) que aprisiona (o vulnerável): um olhar sobre a publicidade televisiva brasileira
author Fernandes, Brenda
author_facet Fernandes, Brenda
Cerqueira, Carla
author_role author
author2 Cerqueira, Carla
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Brenda
Cerqueira, Carla
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Publicidade televisiva
Crianças
Brasil
Direitos
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade televisiva
Crianças
Brasil
Direitos
description A televisão aberta representa 63% dos investimentos publicitários no Brasil. Segundo o IBOPE, as crianças brasileiras são as que mais assistem TV no mundo e a maior parte da publicidade dirigida às crianças é de alimentos calóricos, com alto teor de açúcar e pobres em nutrientes. Existem também publicidades não voltadas diretamente ao público infantil, que podem influenciá-lo e merecem ser estudadas. É o caso das publicidades que tratam as mulheres como objetos. Em diversos anúncios a mulher não fala uma palavra. Parece que ainda se vive uma época de dominação masculina, de modo que se mantêm as mulheres em permanente estado de insegurança corporal e dependência, aprisionadas a um modelo que poderá ser apreendido pelas crianças expostas a estas publicidades. Enquanto isto, o CONAR questiona o PL 5.921/2001, que busca regulamentar a publicidade infantil e diz que não há porque pensar novas leis para restringir publicidades, pois seria uma afronta à liberdade de expressão. Neste contexto, foi realizado um estudo exploratório, objetivando conhecer o problema da publicidade televisiva brasileira direcionada e/ou acessível às crianças e incitar a discussão sobre o cumprimento de direitos constitucionais, tendo por base revisão bibliográfica e análise documental às leis vigentes e ao PL 5.921/2001.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-04-16
dc.date.available.fl_str_mv 2015-12-01
2016-01-18T20:37:58Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-18T20:37:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ANDI & Instituto Alana (2010). Infância e Consumo: Estudos no campo da comunicação, [http://www.andi.org.br/sites/default/files/infancia_consumo_estudos_campo_comunicacao_2010_ANDI_Instituto_Alana.pdf, acedido em 24/01/2014] Beauvoir, Simone (1949). O segundo sexo. São Paulo: Difusão Europeia do Livro. Benjamin, Antônio Herman; Miragem, Bruno & Marques, Cláudia Lima (2006). Comentários ao Código de Defesa do Consumidor. São Paulo: Editora RT. Bourdieu, Pierre (1997). Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. Bourdieu, Pierre (2002). A Dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand. Brasil, Rita Maria Carneiro (2010). Publicidade: entre as práticas e as teorias da comunicação, [http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php? codArquivo=6330, acedido em 22/01/2014] Cruz, Camila (2010). O impacto negativo da publicidade dirigida às crianças, o incentivo desenfreado ao consumismo e a distorção de valores, [http://www.direitorp. usp.br/arquivos/noticias/sites_eventos/3_semana_juridica_2010/papers/Camila%20Cruz.pdf, acedido em 24/01/2014] Henriques, Isabella (2013). ‘Criança: Alvo Fácil da Publicidade’ in Revista do IDEC nº 181, O labirinto das multas. São Paulo. Martins, Camila de Almeida (2013). A publicidade televisiva de produtos alimentícios e as crianças, [http://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/ 4045/1/21042970.pdf, acedido em 23/01/2014] MPF (S/D). Você sabe como resistir aos apelos da propaganda?, [http://www.turminha.mpf.mp.br/sei-comprar/propaganda/copy_of_voce-sabe-como-resistir-aos-apelos-da-propaganda, acedido em 24/01/2014] Penedo, Cristina Carmona (2003). O Crime nos Media. Lisboa: Livros Horizontes. Pereira, Sara; Petrella, Simone & Pinto, Manuel (2012). ‘Literacia Mediática e Comunicação Intergeracional. Estudo das Trocas e Partilhas no Encontro entre Gerações Distantes’ in Z. Pinto-Coelho & J. Fidalgo (Ed.), Sobre Comunicação e Cultura - I Jornadas de Doutorandos em Ciências da Comunicação e Estudos Culturais. Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade – Universidade do Minho. Sampaio, Inês Silvia (2009). Publicidade e infância: uma relação perigosa, [http://www.andi.org.br/sites/default/files/Inf%C3%A2ncia%20e%20consumo.pdf, acedido em 20/01/2014]
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/432
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 978-989-8600-29-5
identifier_str_mv ANDI & Instituto Alana (2010). Infância e Consumo: Estudos no campo da comunicação, [http://www.andi.org.br/sites/default/files/infancia_consumo_estudos_campo_comunicacao_2010_ANDI_Instituto_Alana.pdf, acedido em 24/01/2014] Beauvoir, Simone (1949). O segundo sexo. São Paulo: Difusão Europeia do Livro. Benjamin, Antônio Herman; Miragem, Bruno & Marques, Cláudia Lima (2006). Comentários ao Código de Defesa do Consumidor. São Paulo: Editora RT. Bourdieu, Pierre (1997). Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. Bourdieu, Pierre (2002). A Dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand. Brasil, Rita Maria Carneiro (2010). Publicidade: entre as práticas e as teorias da comunicação, [http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php? codArquivo=6330, acedido em 22/01/2014] Cruz, Camila (2010). O impacto negativo da publicidade dirigida às crianças, o incentivo desenfreado ao consumismo e a distorção de valores, [http://www.direitorp. usp.br/arquivos/noticias/sites_eventos/3_semana_juridica_2010/papers/Camila%20Cruz.pdf, acedido em 24/01/2014] Henriques, Isabella (2013). ‘Criança: Alvo Fácil da Publicidade’ in Revista do IDEC nº 181, O labirinto das multas. São Paulo. Martins, Camila de Almeida (2013). A publicidade televisiva de produtos alimentícios e as crianças, [http://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/ 4045/1/21042970.pdf, acedido em 23/01/2014] MPF (S/D). Você sabe como resistir aos apelos da propaganda?, [http://www.turminha.mpf.mp.br/sei-comprar/propaganda/copy_of_voce-sabe-como-resistir-aos-apelos-da-propaganda, acedido em 24/01/2014] Penedo, Cristina Carmona (2003). O Crime nos Media. Lisboa: Livros Horizontes. Pereira, Sara; Petrella, Simone & Pinto, Manuel (2012). ‘Literacia Mediática e Comunicação Intergeracional. Estudo das Trocas e Partilhas no Encontro entre Gerações Distantes’ in Z. Pinto-Coelho & J. Fidalgo (Ed.), Sobre Comunicação e Cultura - I Jornadas de Doutorandos em Ciências da Comunicação e Estudos Culturais. Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade – Universidade do Minho. Sampaio, Inês Silvia (2009). Publicidade e infância: uma relação perigosa, [http://www.andi.org.br/sites/default/files/Inf%C3%A2ncia%20e%20consumo.pdf, acedido em 20/01/2014]
978-989-8600-29-5
url http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana: Os Desafios da Internacionalização
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv IFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Natal - Central
publisher.none.fl_str_mv Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional Memoria (IFRN)
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Repositório Institucional Memoria (IFRN)
collection Repositório Institucional Memoria (IFRN)
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/432/4/Art+Brenda+Confibercom+2014+-+3127+a+3135.pdf.jpg
http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/432/3/Art+Brenda+Confibercom+2014+-+3127+a+3135.pdf.txt
http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/432/2/license.txt
http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/432/1/Art+Brenda+Confibercom+2014+-+3127+a+3135.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 635d07c6daf6fe4d4c5d6c8afd2b50b7
d62b0a580b3b5f405f2c600e52b57c11
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
d6db74011fcbd5ca2a22e0caf6afad58
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional Memoria (IFRN) - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv memoria@ifrn.edu.br
_version_ 1797135033646972928