A importância dos jogos no ensino da matemática para alunos com TDAH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Fabiana Girometto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/662
Resumo: Trabalho de conclusão de curso apresentando ao Instituto Federal de Rondônia – Campus Vilhena, para obtenção do diploma de Pós – Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.
id IFRO-1_01b43e426c5162aa534a71c46a63ab14
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/662
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling A importância dos jogos no ensino da matemática para alunos com TDAHJogosTDAHOperações básicasMatemáticaTrabalho de conclusão de curso apresentando ao Instituto Federal de Rondônia – Campus Vilhena, para obtenção do diploma de Pós – Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.Sabe-se que alunos com Transtorno de Déficit de Atenção - TDAH possuem grande dificuldade frente a uma sala de aula com metodologias tradicionais e acabam por acumular grandes déficits de aprendizagem ao longo dos seus anos escolares. Pensando nisso, o presente trabalho foi elaborado no intuito de trazer ideias e sugestões de jogos que possam auxiliar professores no processo de ensino e aprendizagem das quatro operações fundamentais da matemática por alunos que possuem TDAH. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida a partir da leitura de artigos, revistas e livros onde os autores expuseram suas experiências com a utilização dos jogos, tanto com alunos com TDAH quanto com alunos que não possuíam nenhum transtorno de aprendizagem. Espera-se que essas sugestões e reflexões possam contribuir para o melhor conhecimento acerca do TDAH e as dificuldades enfrentadas por esses alunos frente ao processo de aprendizagem bem como, para a formação de professores que buscam, de alguma forma, meios para que seu aluno se desenvolva da melhor forma possível em sua vida acadêmica.It is known that students with Attention Deficit Disorder - ADHD have great difficulty in front of a classroom with traditional methodologies and end up accumulating major learning deficits throughout their school years. With this in mind, the present work was designed to bring ideas and suggestions for games that can help teachers in the process of teaching and learning the four fundamental operations of mathematics by students who have ADHD. This is a bibliographic research developed from the reading of articles, magazines and books where the authors exposed their experiences with the use of games, both with students with ADHD and with students who did not have any learning disorder. It is hoped that these suggestions and reflections can contribute to a better knowledge about ADHD and the difficulties faced by these students in the face of the learning process as well as, for the formation of teachers who seek, in some way, ways for their students to become develop in the best possible way in your academic lifeCampus VilhenaEspecialização em Ensino de Ciências e MatemáticaAzevedo, Vera Lúcia Ribeiro deFerreira, Fabiana Girometto2023-12-18T20:28:21Z2023-12-18T20:28:21Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFERREIRA, Fabiana Girometto. A importância dos jogos no ensino da matemática para alunos com TDAH. Orientador: Vera Lúcia Ribeiro Azevedo. 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2021.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/662porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-26T16:51:44Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/662Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-26T16:51:44Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância dos jogos no ensino da matemática para alunos com TDAH
title A importância dos jogos no ensino da matemática para alunos com TDAH
spellingShingle A importância dos jogos no ensino da matemática para alunos com TDAH
Ferreira, Fabiana Girometto
Jogos
TDAH
Operações básicas
Matemática
title_short A importância dos jogos no ensino da matemática para alunos com TDAH
title_full A importância dos jogos no ensino da matemática para alunos com TDAH
title_fullStr A importância dos jogos no ensino da matemática para alunos com TDAH
title_full_unstemmed A importância dos jogos no ensino da matemática para alunos com TDAH
title_sort A importância dos jogos no ensino da matemática para alunos com TDAH
author Ferreira, Fabiana Girometto
author_facet Ferreira, Fabiana Girometto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Vera Lúcia Ribeiro de
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Fabiana Girometto
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
TDAH
Operações básicas
Matemática
topic Jogos
TDAH
Operações básicas
Matemática
description Trabalho de conclusão de curso apresentando ao Instituto Federal de Rondônia – Campus Vilhena, para obtenção do diploma de Pós – Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-12-18T20:28:21Z
2023-12-18T20:28:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Fabiana Girometto. A importância dos jogos no ensino da matemática para alunos com TDAH. Orientador: Vera Lúcia Ribeiro Azevedo. 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2021.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/662
identifier_str_mv FERREIRA, Fabiana Girometto. A importância dos jogos no ensino da matemática para alunos com TDAH. Orientador: Vera Lúcia Ribeiro Azevedo. 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2021.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Vilhena
Especialização em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Campus Vilhena
Especialização em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275579757756416