OFICINA: JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS E RACIOCÍNIO LÓGICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199389 |
Resumo: | Os conceitos da matemática, em geral, são ensinados de forma abstrata, promovendo ao aprendiz barreiras epistemológicas que podem ser levadas ao longo de toda vida acadêmica. Devido a isso, a maioria dos alunos possuem uma grande aversão a matemática. Pensando nisso, foi desenvolvido o projeto de extensão “Jogos Matemáticos e Educação Não Fomal”, o qual tem o objetivo de amenizar as dificuldades encontradas. O projeto é constituído por sete jogos, são eles: Calculando seu Lugar, Zoológico, Soma Zero, Matix, Jogo da velha das operações, Jogo da velha 3D e Corrida de obstáculos. Todos com sua aplicação a partir no 7º ano do ensino fundamental em especial, mas podendo ser aplicado até o 9º ano como exemplo o calculando seu lugar e corrida de obstáculos. Nesse sentido, a oficina tem a proposta de ensinar graduandos de Licenciatura, em especial, da Matemática a confeccionar e aplicar os jogos. Os jogos propostos são: “Calculando seu Lugar” e “Zoológico”. O jogo Calculando seu Lugar, se trata de um jogo de tabuleiro que trabalha as quatro operações básicas. Por sua vez, o jogo Zoológico, é utilizado para ensinar o aluno a fazer operações com números negativos e promove a educação financeira, desenvolvendo o raciocínio lógico. Ambos os jogos, tem seus conceitos aplicados no cotidiano. |
id |
UFSC_80fda26ea1844a292912e1424145d04c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199389 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
OFICINA: JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS E RACIOCÍNIO LÓGICOJogos MatemáticosEnsino FundamentalOperações BásicasOs conceitos da matemática, em geral, são ensinados de forma abstrata, promovendo ao aprendiz barreiras epistemológicas que podem ser levadas ao longo de toda vida acadêmica. Devido a isso, a maioria dos alunos possuem uma grande aversão a matemática. Pensando nisso, foi desenvolvido o projeto de extensão “Jogos Matemáticos e Educação Não Fomal”, o qual tem o objetivo de amenizar as dificuldades encontradas. O projeto é constituído por sete jogos, são eles: Calculando seu Lugar, Zoológico, Soma Zero, Matix, Jogo da velha das operações, Jogo da velha 3D e Corrida de obstáculos. Todos com sua aplicação a partir no 7º ano do ensino fundamental em especial, mas podendo ser aplicado até o 9º ano como exemplo o calculando seu lugar e corrida de obstáculos. Nesse sentido, a oficina tem a proposta de ensinar graduandos de Licenciatura, em especial, da Matemática a confeccionar e aplicar os jogos. Os jogos propostos são: “Calculando seu Lugar” e “Zoológico”. O jogo Calculando seu Lugar, se trata de um jogo de tabuleiro que trabalha as quatro operações básicas. Por sua vez, o jogo Zoológico, é utilizado para ensinar o aluno a fazer operações com números negativos e promove a educação financeira, desenvolvendo o raciocínio lógico. Ambos os jogos, tem seus conceitos aplicados no cotidiano.2019-07-28T15:24:25Z2019-07-28T15:24:25Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199389ALVES, Denis Rogerio SanchesGOMES, Maria Clara DariGIL, Angelaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-28T15:24:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199389Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-28T15:24:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OFICINA: JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS E RACIOCÍNIO LÓGICO |
title |
OFICINA: JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS E RACIOCÍNIO LÓGICO |
spellingShingle |
OFICINA: JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS E RACIOCÍNIO LÓGICO ALVES, Denis Rogerio Sanches Jogos Matemáticos Ensino Fundamental Operações Básicas |
title_short |
OFICINA: JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS E RACIOCÍNIO LÓGICO |
title_full |
OFICINA: JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS E RACIOCÍNIO LÓGICO |
title_fullStr |
OFICINA: JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS E RACIOCÍNIO LÓGICO |
title_full_unstemmed |
OFICINA: JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS E RACIOCÍNIO LÓGICO |
title_sort |
OFICINA: JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS E RACIOCÍNIO LÓGICO |
author |
ALVES, Denis Rogerio Sanches |
author_facet |
ALVES, Denis Rogerio Sanches GOMES, Maria Clara Dari GIL, Angela |
author_role |
author |
author2 |
GOMES, Maria Clara Dari GIL, Angela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALVES, Denis Rogerio Sanches GOMES, Maria Clara Dari GIL, Angela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Matemáticos Ensino Fundamental Operações Básicas |
topic |
Jogos Matemáticos Ensino Fundamental Operações Básicas |
description |
Os conceitos da matemática, em geral, são ensinados de forma abstrata, promovendo ao aprendiz barreiras epistemológicas que podem ser levadas ao longo de toda vida acadêmica. Devido a isso, a maioria dos alunos possuem uma grande aversão a matemática. Pensando nisso, foi desenvolvido o projeto de extensão “Jogos Matemáticos e Educação Não Fomal”, o qual tem o objetivo de amenizar as dificuldades encontradas. O projeto é constituído por sete jogos, são eles: Calculando seu Lugar, Zoológico, Soma Zero, Matix, Jogo da velha das operações, Jogo da velha 3D e Corrida de obstáculos. Todos com sua aplicação a partir no 7º ano do ensino fundamental em especial, mas podendo ser aplicado até o 9º ano como exemplo o calculando seu lugar e corrida de obstáculos. Nesse sentido, a oficina tem a proposta de ensinar graduandos de Licenciatura, em especial, da Matemática a confeccionar e aplicar os jogos. Os jogos propostos são: “Calculando seu Lugar” e “Zoológico”. O jogo Calculando seu Lugar, se trata de um jogo de tabuleiro que trabalha as quatro operações básicas. Por sua vez, o jogo Zoológico, é utilizado para ensinar o aluno a fazer operações com números negativos e promove a educação financeira, desenvolvendo o raciocínio lógico. Ambos os jogos, tem seus conceitos aplicados no cotidiano. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-28T15:24:25Z 2019-07-28T15:24:25Z 2019-07-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
1983-6554 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199389 |
identifier_str_mv |
1983-6554 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652406212263936 |