O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/300 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Geografia. |
id |
IFRO-1_230f325992f1bb86840d0530ba07429a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/300 |
network_acronym_str |
IFRO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusivaGeografia e PaisagemEnsino de geografia inclusivaInclusão na sala de aulaTrabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Geografia.O objetivo do estudo foi verificar como promover o ensino da paisagem na perspectiva da educação inclusiva apontando propostas de ensino que possam ser usadas em sala de aula no ensino fundamental. A pesquisa foi elaborada com base em revisão bibliográfica da literatura com uma abordagem qualitativa. A construção foi dividida nas seguintes etapas: busca e seleção de estudos com base no tema, palavras-chave e objetivo; a triagem de acordo com os critérios de inclusão e exclusão; elaboração de propostas de ensino baseadas na literatura presente para auxiliar os demais profissionais. Com base na análise realizada foi possível observar que elaborar uma metodologia de ensino voltado para a realidade do aluno, promove maior aprendizado por parte dos mesmos, maior inclusão, sociabilização e trabalho em equipe, sendo importante para o docente implementar essas propostas em sala de aula possibilitando ao aluno construir sua própria compreensão de mundo. Concluindo que a paisagem geográfica para ser compreendida pelo estudante não deve ser abordada de forma teórica e abstrata, ao contrário, o ensino deve ser pautado na vivência do aluno, com base nos elementos do espaço que os mesmos sentem e conseguem captar, perceber e interpretar.Campus CacoalLicenciatura em GeografiaFreitas, Sirley LeiteRosa, Gabriele Daniele Domingos2023-04-19T17:26:26Z2023-04-19T17:26:26Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfROSA, Gabriele Daniele Domingos. O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva. Orientador(a): Sirley Leite Freitas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2021.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/300porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-20T09:48:34Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/300Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2023-12-20T09:48:34Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva |
title |
O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva |
spellingShingle |
O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva Rosa, Gabriele Daniele Domingos Geografia e Paisagem Ensino de geografia inclusiva Inclusão na sala de aula |
title_short |
O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva |
title_full |
O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva |
title_fullStr |
O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva |
title_full_unstemmed |
O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva |
title_sort |
O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva |
author |
Rosa, Gabriele Daniele Domingos |
author_facet |
Rosa, Gabriele Daniele Domingos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, Sirley Leite |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Gabriele Daniele Domingos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia e Paisagem Ensino de geografia inclusiva Inclusão na sala de aula |
topic |
Geografia e Paisagem Ensino de geografia inclusiva Inclusão na sala de aula |
description |
Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Geografia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2023-04-19T17:26:26Z 2023-04-19T17:26:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROSA, Gabriele Daniele Domingos. O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva. Orientador(a): Sirley Leite Freitas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2021. http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/300 |
identifier_str_mv |
ROSA, Gabriele Daniele Domingos. O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva. Orientador(a): Sirley Leite Freitas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2021. |
url |
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Campus Cacoal Licenciatura em Geografia |
publisher.none.fl_str_mv |
Campus Cacoal Licenciatura em Geografia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instacron:IFRO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
instacron_str |
IFRO |
institution |
IFRO |
reponame_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
collection |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br |
_version_ |
1809275585903460352 |