O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Gabriele Daniele Domingos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/300
Resumo: Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Geografia.
id IFRO-1_230f325992f1bb86840d0530ba07429a
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/300
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusivaGeografia e PaisagemEnsino de geografia inclusivaInclusão na sala de aulaTrabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Geografia.O objetivo do estudo foi verificar como promover o ensino da paisagem na perspectiva da educação inclusiva apontando propostas de ensino que possam ser usadas em sala de aula no ensino fundamental. A pesquisa foi elaborada com base em revisão bibliográfica da literatura com uma abordagem qualitativa. A construção foi dividida nas seguintes etapas: busca e seleção de estudos com base no tema, palavras-chave e objetivo; a triagem de acordo com os critérios de inclusão e exclusão; elaboração de propostas de ensino baseadas na literatura presente para auxiliar os demais profissionais. Com base na análise realizada foi possível observar que elaborar uma metodologia de ensino voltado para a realidade do aluno, promove maior aprendizado por parte dos mesmos, maior inclusão, sociabilização e trabalho em equipe, sendo importante para o docente implementar essas propostas em sala de aula possibilitando ao aluno construir sua própria compreensão de mundo. Concluindo que a paisagem geográfica para ser compreendida pelo estudante não deve ser abordada de forma teórica e abstrata, ao contrário, o ensino deve ser pautado na vivência do aluno, com base nos elementos do espaço que os mesmos sentem e conseguem captar, perceber e interpretar.Campus CacoalLicenciatura em GeografiaFreitas, Sirley LeiteRosa, Gabriele Daniele Domingos2023-04-19T17:26:26Z2023-04-19T17:26:26Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfROSA, Gabriele Daniele Domingos. O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva. Orientador(a): Sirley Leite Freitas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2021.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/300porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-20T09:48:34Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/300Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2023-12-20T09:48:34Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva
title O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva
spellingShingle O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva
Rosa, Gabriele Daniele Domingos
Geografia e Paisagem
Ensino de geografia inclusiva
Inclusão na sala de aula
title_short O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva
title_full O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva
title_fullStr O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva
title_full_unstemmed O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva
title_sort O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva
author Rosa, Gabriele Daniele Domingos
author_facet Rosa, Gabriele Daniele Domingos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Sirley Leite
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Gabriele Daniele Domingos
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia e Paisagem
Ensino de geografia inclusiva
Inclusão na sala de aula
topic Geografia e Paisagem
Ensino de geografia inclusiva
Inclusão na sala de aula
description Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Geografia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-04-19T17:26:26Z
2023-04-19T17:26:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSA, Gabriele Daniele Domingos. O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva. Orientador(a): Sirley Leite Freitas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2021.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/300
identifier_str_mv ROSA, Gabriele Daniele Domingos. O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva. Orientador(a): Sirley Leite Freitas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2021.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Licenciatura em Geografia
publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Licenciatura em Geografia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275585903460352