Mãos que apoiam: uma proposta de formação em libras para alunos do IFRO - campus Ji-Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1019 https://doi.org/10.55905/oelv21n12-032 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação de Curso de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Ji-Paraná, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Química. |
id |
IFRO-1_2d151324c109af63db0c99fddbce3b0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1019 |
network_acronym_str |
IFRO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mãos que apoiam: uma proposta de formação em libras para alunos do IFRO - campus Ji-ParanáLibrasProjeto integradorInclusãoLibrasIntegrative projectInclusionTrabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação de Curso de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Ji-Paraná, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Química.O processo de inclusão dos alunos surdos nas classes regulares de ensino e a sua interação no ambiente escolar demanda que as instituições efetivem ações para que esse processo ocorra de modo significativo, oportunizando aos alunos surdos e ouvintes uma maior compreensão e interação sobre o uso da Libras no contexto escolar. Diante da necessidade da ampliação da temática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO/campus Ji-Paraná, o projeto integrador “Mãos que apoiam: uma proposta de formação em LIBRAS para alunos do IFRO Campus Ji-Paraná” teve como objetivo fornecer aos aprendizes de LIBRAS subsídios teóricos e práticos para o exercício da comunicação com as pessoas surdas contribuindo para a divulgação da Libras no campus e na sociedade. Como metodologia, adotamos a oferta de ciclos formativos em Libras destinados aos alunos do ensino técnico e superior, com aulas presenciais e a distância com o apoio do Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, consolidando as etapas de ensino e pesquisa. Já a extensão ocorreu por meio da realização da Live aberta ao público externo. Ao fim do projeto os estudantes puderam conhecer e praticar a Libras permitindo um maior entrosamento coma comunidade surda presente no Campus.The process of including deaf students in regular teaching classes and their interaction in the school environment demands that institutions take actions so that this process occurs in a meaningful way, providing deaf and hearing students with greater understanding and interaction on the use of Libras in the school context. Faced with the need to expand the theme at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia - IFRO/Ji-Paraná campus, the integrative project “Hands that support: a training proposal in LIBRAS for students at the IFRO Campus Ji-Paraná” had the objective to provide Libras learners with theoretical and practical support for communicating with deaf people, contributing to the dissemination of Libras on campus and in society. As a methodology, we adopted the offer of training cycles in Libras that aimed at technical and higher education students, with face-to-face and distance classes with the support of the Virtual Learning Environment - AVA, consolidating the teaching and research stages. The extension took place through a Live event open to the external public. At the end of the project, students were able to learn about and practice Libras, allowing for greater interaction with the deaf community present on the Campus.REVISTA OBSERVATORIO DE LA ECONOMIA LATINOAMERICANACampus Ji-ParanáLicenciatura em QuímicaSouza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo deRodrigues, Clarillys Damacena2024-08-08T15:35:34Z2024-08-08T15:35:34Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRODRIGUES, Clarillys Damacena. Mãos que apoiam: uma proposta de formação em libras para alunos do IFRO - campus Ji-Paraná. Orientadora: Alice Cristina Souza Lacerda Melo de Souza. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Ji-Paraná, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1019https://doi.org/10.55905/oelv21n12-032porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T03:00:16Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1019Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-09T03:00:16Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mãos que apoiam: uma proposta de formação em libras para alunos do IFRO - campus Ji-Paraná |
title |
Mãos que apoiam: uma proposta de formação em libras para alunos do IFRO - campus Ji-Paraná |
spellingShingle |
Mãos que apoiam: uma proposta de formação em libras para alunos do IFRO - campus Ji-Paraná Rodrigues, Clarillys Damacena Libras Projeto integrador Inclusão Libras Integrative project Inclusion |
title_short |
Mãos que apoiam: uma proposta de formação em libras para alunos do IFRO - campus Ji-Paraná |
title_full |
Mãos que apoiam: uma proposta de formação em libras para alunos do IFRO - campus Ji-Paraná |
title_fullStr |
Mãos que apoiam: uma proposta de formação em libras para alunos do IFRO - campus Ji-Paraná |
title_full_unstemmed |
Mãos que apoiam: uma proposta de formação em libras para alunos do IFRO - campus Ji-Paraná |
title_sort |
Mãos que apoiam: uma proposta de formação em libras para alunos do IFRO - campus Ji-Paraná |
author |
Rodrigues, Clarillys Damacena |
author_facet |
Rodrigues, Clarillys Damacena |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Clarillys Damacena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Libras Projeto integrador Inclusão Libras Integrative project Inclusion |
topic |
Libras Projeto integrador Inclusão Libras Integrative project Inclusion |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação de Curso de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Ji-Paraná, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Química. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2024-08-08T15:35:34Z 2024-08-08T15:35:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RODRIGUES, Clarillys Damacena. Mãos que apoiam: uma proposta de formação em libras para alunos do IFRO - campus Ji-Paraná. Orientadora: Alice Cristina Souza Lacerda Melo de Souza. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Ji-Paraná, 2023. http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1019 https://doi.org/10.55905/oelv21n12-032 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Clarillys Damacena. Mãos que apoiam: uma proposta de formação em libras para alunos do IFRO - campus Ji-Paraná. Orientadora: Alice Cristina Souza Lacerda Melo de Souza. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Ji-Paraná, 2023. |
url |
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1019 https://doi.org/10.55905/oelv21n12-032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
REVISTA OBSERVATORIO DE LA ECONOMIA LATINOAMERICANA Campus Ji-Paraná Licenciatura em Química |
publisher.none.fl_str_mv |
REVISTA OBSERVATORIO DE LA ECONOMIA LATINOAMERICANA Campus Ji-Paraná Licenciatura em Química |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instacron:IFRO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
instacron_str |
IFRO |
institution |
IFRO |
reponame_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
collection |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br |
_version_ |
1809275582470422528 |