O livro didático na escola: sua relevância para alunos e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lico, Maria Aparecida de Almeida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/676
Resumo: TCC - Trabalho de conclusão de curso Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática
id IFRO-1_3ce85e1e0d29ac591e928bf452ecd99b
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/676
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository_id_str
spelling O livro didático na escola: sua relevância para alunos e professoresLivro didáticoPolíticas públicasPNLDTextbookPublic policiesPNLDTCC - Trabalho de conclusão de curso Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e MatemáticaEsse trabalho tem como tema O livro didático na escola: sua relevância para alunos e professores e busca contextualizar o papel do livro didático nos últimos 30 anos, atingindo períodos anteriores quando lança mão de fatores históricos. Foi possível constatar que o livro didático já desempenhou diversos papeis no âmbito da sala de aula, sempre despertando um leque de sentimentos nos professores. Por muito tempo, os livros didáticos visavam o professor, a participação do aluno não estava prevista. O aluno era o espectador da explanação do mestre. A necessidade de mudar e repensar o processo ensino-aprendizagem colocou um novo olhar sobre o livro didático que passa a ser visto como uma importante política pública no âmbito educacional e além deste, pois seus reflexos atingem fortemente a economia. O desenvolvimento de um país está diretamente associado à educação e não são poucas as possibilidades de políticas públicas nessa área. Assim, como nos demais setores, os governos criam programas e ações visando garantir o acesso à educação para os seus cidadãos. Nesse contexto, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) criado nas primeiras décadas dos anos 1900 foi ampliado e aprimorado, incorporando novos públicos e componentes curriculares, além de outros materiais de apoio à prática educativa, como dicionários e livros didáticos em braile, libras e outros formatos acessíveis. Estudar a importância que o livro didático adquiriu nos últimos anos é relevante para compreender seu papel na sala de aula e no contexto da sociedade.This work has as its theme The textbook at school: its relevance for students and teachers - and seeks to contextualize the role of the textbook in the last 30 years, reaching previous periods when it makes use of historical factors. It was possible to verify that the textbook has already played several roles within the classroom, always arousing a range of feelings in teachers. For a long time, textbooks were aimed at the teacher, student participation was not foreseen. The student was the spectator of the master's explanation. The need to change and rethink the teaching-learning process has put a new look on the textbook, which is now seen as an important public policy in the educational field and beyond, as its effects strongly affect the economy. The development of a country is directly associated with education and there are many possibilities for public policies in this area. Thus, as in other sectors, governments create programs and actions aimed at guaranteeing access to education for their citizens. In this context, the National Textbook Program (PNLD) created in the first decades of the 1900s was expanded and improved, incorporating new audiences and curricular components, in addition to other materials to support educational practice, such as dictionaries and textbooks in Braille, Libras and other accessible formats. Studying the importance that the textbook has acquired in recent years is relevant to understand its role in the classroom and in the context of societyCampus VilhenaEspecialização em Ensino de Ciências e MatemáticaRibeiro, Ricardo AgumLico, Maria Aparecida de Almeida2023-12-20T20:27:35Z2023-12-20T20:27:35Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLICO, Maria Aparecida de Almeida. O livro didático na escola: sua relevância para alunos e professores. Orientador: Ricardo Agum Ribeiro. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/676porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-21T03:00:16Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/676Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2023-12-21T03:00:16Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniafalse
dc.title.none.fl_str_mv O livro didático na escola: sua relevância para alunos e professores
title O livro didático na escola: sua relevância para alunos e professores
spellingShingle O livro didático na escola: sua relevância para alunos e professores
Lico, Maria Aparecida de Almeida
Livro didático
Políticas públicas
PNLD
Textbook
Public policies
PNLD
title_short O livro didático na escola: sua relevância para alunos e professores
title_full O livro didático na escola: sua relevância para alunos e professores
title_fullStr O livro didático na escola: sua relevância para alunos e professores
title_full_unstemmed O livro didático na escola: sua relevância para alunos e professores
title_sort O livro didático na escola: sua relevância para alunos e professores
author Lico, Maria Aparecida de Almeida
author_facet Lico, Maria Aparecida de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Ricardo Agum
dc.contributor.author.fl_str_mv Lico, Maria Aparecida de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Políticas públicas
PNLD
Textbook
Public policies
PNLD
topic Livro didático
Políticas públicas
PNLD
Textbook
Public policies
PNLD
description TCC - Trabalho de conclusão de curso Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-12-20T20:27:35Z
2023-12-20T20:27:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LICO, Maria Aparecida de Almeida. O livro didático na escola: sua relevância para alunos e professores. Orientador: Ricardo Agum Ribeiro. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/676
identifier_str_mv LICO, Maria Aparecida de Almeida. O livro didático na escola: sua relevância para alunos e professores. Orientador: Ricardo Agum Ribeiro. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Vilhena
Especialização em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Campus Vilhena
Especialização em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1802120968005484544