Levantamento bibliográfico ENEQS 2016 e 2018: metodologia lúdica produzindo conhecimento a partir de jogos didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Ana Cláudia Perez
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Medeiros, Dayanne Barroso de
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/322
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências com Habilitação em Química.
id IFRO-1_402ab97dea920792c787c784f6bdada8
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/322
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Levantamento bibliográfico ENEQS 2016 e 2018: metodologia lúdica produzindo conhecimento a partir de jogos didáticosENEQsJogos DidáticosLúdicoENEQsEducational gamesLudicTrabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências com Habilitação em Química.Este artigo consiste em um levantamento quantitativo, que objetivou analisar os trabalhos publicados, o local de elaboração das publicações com a temáticas jogos didáticos, pesquisar os tipos de instituições originárias das publicações e identificar quais os níveis de atividades acadêmicas dos autores no Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) nas edições de 2016 e 2018. A escolha dessas duas edições foi devido ao período pandêmico do Corona vírus (COVID-19), com esses acontecimentos a edição de 2020 foi adiada e ocorrida em março de 2021, como teríamos um curto prazo para a pesquisa e entrega, escolhemos as edições XVIII e XIX por constituírem trabalhos mais atualizados, sendo que desde a década de 80 vem ocorrendo esse evento. Para isso, realizou-se o levantamento dos dados mediante consulta aos anais do evento, organizados para melhor visualização o método de gráficos. Desse modo, evidenciou-se uma diminuição gradativa no ano de 2018 sendo realizado na região Norte pela primeira vez. Portanto, os resultados possibilitam o encaminhamento e adequação de novas pesquisas considerando o ENEQ como espaço de ampla divulgação da produção científica.This article consists of a quantitative survey, which aimed to analyze the published works, the place of elaboration of publications with thematic educational games, research the types of institutions originating from the publications and identify the levels of academic activities of the authors in the National Education Meeting of Chemistry (ENEQ) in the 2016 and 2018 editions. The choice of these two editions was due to the Corona virus pandemic period (COVID-19), with these events the 2020 edition was postponed and took place in March 2021, as we would have a Short term for research and delivery, we chose the XVIII and XIX editions as they are the most up-to-date works, and since the 1980s this event has been taking place. For this, the data collection was carried out by consulting the event proceedings, organized for better visualization by the graphics method. Thus, there was a gradual decrease in the year 2018, being held in the North region for the first time. Therefore, the results make it possible to forward and adapt new research, considering the ENEQ as a space for wide dissemination of scientific production.Campus Guajará-MirimLicenciatura em Ciências com habilitação em Química ou BiologiaRocha, Elza PaulaDantas, Ana Cláudia PerezMedeiros, Dayanne Barroso de2023-05-10T20:29:38Z2023-05-10T20:29:38Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDANTAS, Ana Cláudia Perez: MEDEIROS, Dayanne Barroso de. Levantamento bibliográfico ENEQS 2016 e 2018: metodologia lúdica produzindo conhecimento a partir de jogos didáticos. Orientadora: Elza Paula Silva Rocha. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Guajará-Mirim, 2021.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/322porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-23T13:14:28Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/322Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-02-23T13:14:28Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Levantamento bibliográfico ENEQS 2016 e 2018: metodologia lúdica produzindo conhecimento a partir de jogos didáticos
title Levantamento bibliográfico ENEQS 2016 e 2018: metodologia lúdica produzindo conhecimento a partir de jogos didáticos
spellingShingle Levantamento bibliográfico ENEQS 2016 e 2018: metodologia lúdica produzindo conhecimento a partir de jogos didáticos
Dantas, Ana Cláudia Perez
ENEQs
Jogos Didáticos
Lúdico
ENEQs
Educational games
Ludic
title_short Levantamento bibliográfico ENEQS 2016 e 2018: metodologia lúdica produzindo conhecimento a partir de jogos didáticos
title_full Levantamento bibliográfico ENEQS 2016 e 2018: metodologia lúdica produzindo conhecimento a partir de jogos didáticos
title_fullStr Levantamento bibliográfico ENEQS 2016 e 2018: metodologia lúdica produzindo conhecimento a partir de jogos didáticos
title_full_unstemmed Levantamento bibliográfico ENEQS 2016 e 2018: metodologia lúdica produzindo conhecimento a partir de jogos didáticos
title_sort Levantamento bibliográfico ENEQS 2016 e 2018: metodologia lúdica produzindo conhecimento a partir de jogos didáticos
author Dantas, Ana Cláudia Perez
author_facet Dantas, Ana Cláudia Perez
Medeiros, Dayanne Barroso de
author_role author
author2 Medeiros, Dayanne Barroso de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Elza Paula
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Ana Cláudia Perez
Medeiros, Dayanne Barroso de
dc.subject.por.fl_str_mv ENEQs
Jogos Didáticos
Lúdico
ENEQs
Educational games
Ludic
topic ENEQs
Jogos Didáticos
Lúdico
ENEQs
Educational games
Ludic
description Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências com Habilitação em Química.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-05-10T20:29:38Z
2023-05-10T20:29:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DANTAS, Ana Cláudia Perez: MEDEIROS, Dayanne Barroso de. Levantamento bibliográfico ENEQS 2016 e 2018: metodologia lúdica produzindo conhecimento a partir de jogos didáticos. Orientadora: Elza Paula Silva Rocha. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Guajará-Mirim, 2021.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/322
identifier_str_mv DANTAS, Ana Cláudia Perez: MEDEIROS, Dayanne Barroso de. Levantamento bibliográfico ENEQS 2016 e 2018: metodologia lúdica produzindo conhecimento a partir de jogos didáticos. Orientadora: Elza Paula Silva Rocha. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Guajará-Mirim, 2021.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Guajará-Mirim
Licenciatura em Ciências com habilitação em Química ou Biologia
publisher.none.fl_str_mv Campus Guajará-Mirim
Licenciatura em Ciências com habilitação em Química ou Biologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275582531239936