Gestão democrática escolar: os principais desafios do gestor na atualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simão, Kátia Vitoria Feliciano
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ferreira, Wagner Soares
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1216
Resumo: Artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.
id IFRO-1_4585aad3acea32ff22437985c4930c72
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1216
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Gestão democrática escolar: os principais desafios do gestor na atualidadeEducaçãoEscola PúblicaGestão DemocráticaGestão EscolarEducationPublic schoolDemocratic managementSchool managementArtigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.O processo de redemocratização no Brasil nos anos 80, trouxe um debate para as escolas públicas: Gestão Democrática. O estudo versa sobre as conquistas e desafios da gestão democrática nas escolas públicas. Nesse sentido, cabe demonstrar a importância da gestão democrática para o pleno funcionamento da instituição. Para tanto, foi realizado um estudo de caso de cunho qualitativo em uma escola no município do Conde- PB, cuja intenção foi analisar a importância da gestão democrática para a qualidade do ensino; compreender o papel do gestor na construção de uma escola pública autônoma e participativa perceber os desafios e avanços da gestão escolar. A partir da aplicação de questionário semiestruturado foi possível construir os dados do estudo. Contamos com a colaboração de 03 (três) professoras e a gestora escolar, ainda foi possível realizar observações das ações e aprofundamento das leituras com base nos autores como, Chiavenato (1989-2001); Luck (2000- 2009), Dourado (2003), Libâneo (2008) entre outros que defendem a concepção de gestão participativa e autônoma na escola pública. Diante dos dados coletados nesta pesquisa entre outros aspectos da gestão democrática dentro do ambiente escolar fica explicito nas falas dos sujeitos a importância da participação da comunidade escolar nas tomadas de decisões da gestão escolar.The redemocratization process in Brazil in the 1980s brought a debate to public schools: Democratic Management. The study deals with the achievements and challenges of democratic management in public schools. In this sense, it is important to demonstrate the importance of democratic management for the full functioning of the institution. To this end, a qualitative case study was carried out in a school in the city of Conde-PB. To this end, a qualitative case study was carried out, the intention of which was to analyze the importance of democratic management for the quality of teaching; understand the role of the manager in the construction of an autonomous and participatory public school; understand the challenges and advances in school management. Using a semi-structured questionnaire, it was possible to construct the study data. We had the collaboration of 03 (three) teachers and the school manager, it was also possible to carry out observations of the actions and deepen the readings based on authors such as Chiavenato (1989-2001); Luck (2000-2009), Dourado (2003), Libâneo (2008) among others who defend the concept of participatory and autonomous management in public schools. Given the data collected in this research, among other aspects of democratic management within the school environment, the importance of the school community’s participation in school management decision-making is made clear in the subjects’ statements.Revista ftCampus Porto Velho Zona NorteTecnologia em Gestão Pública (EaD)Medeiros, Telma FortesSimão, Kátia Vitoria FelicianoFerreira, Wagner Soares2024-08-30T14:10:23Z2024-08-30T14:10:23Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSIMÃO, Kátia Vitoria Feliciano; FERREIRA, Wagner Soares. Gestão democrática escolar: os principais desafios do gestor na atualidade. Orientadora: Telma Fortes Medeiros. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/121610.5281/zenodo.10119489porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-31T03:00:21Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1216Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-31T03:00:21Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão democrática escolar: os principais desafios do gestor na atualidade
title Gestão democrática escolar: os principais desafios do gestor na atualidade
spellingShingle Gestão democrática escolar: os principais desafios do gestor na atualidade
Simão, Kátia Vitoria Feliciano
Educação
Escola Pública
Gestão Democrática
Gestão Escolar
Education
Public school
Democratic management
School management
title_short Gestão democrática escolar: os principais desafios do gestor na atualidade
title_full Gestão democrática escolar: os principais desafios do gestor na atualidade
title_fullStr Gestão democrática escolar: os principais desafios do gestor na atualidade
title_full_unstemmed Gestão democrática escolar: os principais desafios do gestor na atualidade
title_sort Gestão democrática escolar: os principais desafios do gestor na atualidade
author Simão, Kátia Vitoria Feliciano
author_facet Simão, Kátia Vitoria Feliciano
Ferreira, Wagner Soares
author_role author
author2 Ferreira, Wagner Soares
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, Telma Fortes
dc.contributor.author.fl_str_mv Simão, Kátia Vitoria Feliciano
Ferreira, Wagner Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Escola Pública
Gestão Democrática
Gestão Escolar
Education
Public school
Democratic management
School management
topic Educação
Escola Pública
Gestão Democrática
Gestão Escolar
Education
Public school
Democratic management
School management
description Artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-08-30T14:10:23Z
2024-08-30T14:10:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SIMÃO, Kátia Vitoria Feliciano; FERREIRA, Wagner Soares. Gestão democrática escolar: os principais desafios do gestor na atualidade. Orientadora: Telma Fortes Medeiros. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2023.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1216
10.5281/zenodo.10119489
identifier_str_mv SIMÃO, Kátia Vitoria Feliciano; FERREIRA, Wagner Soares. Gestão democrática escolar: os principais desafios do gestor na atualidade. Orientadora: Telma Fortes Medeiros. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2023.
10.5281/zenodo.10119489
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista ft
Campus Porto Velho Zona Norte
Tecnologia em Gestão Pública (EaD)
publisher.none.fl_str_mv Revista ft
Campus Porto Velho Zona Norte
Tecnologia em Gestão Pública (EaD)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275580620734464