Promoção da inclusão e diversidade na educação: análise das políticas e práticas de gestão pública para atender às necessidades de estudantes com diversidade funcional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jorge Lucas Loiola da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1157
Resumo: Artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública
id IFRO-1_4ab2943223c48a9dc84f365b4b3b7323
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1157
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Promoção da inclusão e diversidade na educação: análise das políticas e práticas de gestão pública para atender às necessidades de estudantes com diversidade funcionalGestão PúblicaeducaçãoinclusãodiversidadePublic ManagementeducationinclusiondiversityArtigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão PúblicaA promoção da inclusão e diversidade na educação, com foco na análise das políticas e práticas de gestão pública para atender às necessidades de estudantes com diversidade funcional, é um imperativo moral e educacional. Ao reconhecer e valorizar a diversidade de habilidades, experiências e perspectivas dos alunos, podemos criar ambientes educacionais mais acolhedores e inclusivos, onde todos os alunos possam alcançar seu pleno potencial acadêmico e pessoal. No entanto, apesar dos progressos realizados, ainda existem desafios significativos a serem superados na promoção da inclusão e diversidade na educação. Isso inclui a necessidade de superar barreiras culturais e atitudinais, garantir o acesso adequado a recursos e apoios, e capacitar os profissionais da educação para atender às necessidades diversificadas dos alunos. O presente estudo tem como objetivo analisar as políticas e práticas de gestão pública na promoção da inclusão e diversidade na educação, com foco no atendimento às necessidades de estudantes com diversidade funcional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de uma revisão bibliográfica. Conclui-se que com um compromisso contínuo e colaboração entre diferentes partes interessadas, pode-se trabalhar para criar um sistema educacional mais justo, equitativo e inclusivo para todos os alunos, independentemente de suas características individuais.Promoting inclusion and diversity in education, with a focus on analyzing public management policies and practices to meet the needs of students with functional diversity, is a moral and educational imperative. By recognizing and valuing the diversity of students' skills, experiences, and perspectives, we can create more welcoming and inclusive educational environments where all students can reach their full academic and personal potential. However, despite the progress made, there are still significant challenges to be overcome in promoting inclusion and diversity in education. This includes the need to overcome cultural and attitudinal barriers, ensure adequate access to resources and supports, and train education professionals to meet the diverse needs of students. The present study aims to analyze public management policies and practices in promoting inclusion and diversity in education, with a focus on meeting the needs of students with functional diversity. This is a qualitative research, through a bibliographic review. It is concluded that with continued commitment and collaboration between different stakeholders, we can work to create a fairer, more equitable and inclusive educational system for all students, regardless of their individual characteristics.Revista FocoCampus Porto Velho Zona NorteTecnologia em Gestão Pública (EaD)Pinho, Silvia Teixeira deSilva, Jorge Lucas Loiola da2024-08-23T17:03:50Z2024-08-23T17:03:50Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Jorge Lucas Loiola da. Promoção da inclusão e diversidade na educação: análise das políticas e práticas de gestão pública para atender às necessidades de estudantes com diversidade funcional. Orientadora: Silvia Teixeira de Pinho. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2024.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/115710.54751/revistafoco.v17n6-021porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-24T03:00:18Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1157Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-24T03:00:18Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Promoção da inclusão e diversidade na educação: análise das políticas e práticas de gestão pública para atender às necessidades de estudantes com diversidade funcional
title Promoção da inclusão e diversidade na educação: análise das políticas e práticas de gestão pública para atender às necessidades de estudantes com diversidade funcional
spellingShingle Promoção da inclusão e diversidade na educação: análise das políticas e práticas de gestão pública para atender às necessidades de estudantes com diversidade funcional
Silva, Jorge Lucas Loiola da
Gestão Pública
educação
inclusão
diversidade
Public Management
education
inclusion
diversity
title_short Promoção da inclusão e diversidade na educação: análise das políticas e práticas de gestão pública para atender às necessidades de estudantes com diversidade funcional
title_full Promoção da inclusão e diversidade na educação: análise das políticas e práticas de gestão pública para atender às necessidades de estudantes com diversidade funcional
title_fullStr Promoção da inclusão e diversidade na educação: análise das políticas e práticas de gestão pública para atender às necessidades de estudantes com diversidade funcional
title_full_unstemmed Promoção da inclusão e diversidade na educação: análise das políticas e práticas de gestão pública para atender às necessidades de estudantes com diversidade funcional
title_sort Promoção da inclusão e diversidade na educação: análise das políticas e práticas de gestão pública para atender às necessidades de estudantes com diversidade funcional
author Silva, Jorge Lucas Loiola da
author_facet Silva, Jorge Lucas Loiola da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinho, Silvia Teixeira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jorge Lucas Loiola da
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Pública
educação
inclusão
diversidade
Public Management
education
inclusion
diversity
topic Gestão Pública
educação
inclusão
diversidade
Public Management
education
inclusion
diversity
description Artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-23T17:03:50Z
2024-08-23T17:03:50Z
2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Jorge Lucas Loiola da. Promoção da inclusão e diversidade na educação: análise das políticas e práticas de gestão pública para atender às necessidades de estudantes com diversidade funcional. Orientadora: Silvia Teixeira de Pinho. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2024.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1157
10.54751/revistafoco.v17n6-021
identifier_str_mv SILVA, Jorge Lucas Loiola da. Promoção da inclusão e diversidade na educação: análise das políticas e práticas de gestão pública para atender às necessidades de estudantes com diversidade funcional. Orientadora: Silvia Teixeira de Pinho. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2024.
10.54751/revistafoco.v17n6-021
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Foco
Campus Porto Velho Zona Norte
Tecnologia em Gestão Pública (EaD)
publisher.none.fl_str_mv Revista Foco
Campus Porto Velho Zona Norte
Tecnologia em Gestão Pública (EaD)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275579631927296