Jogos didáticos no ensino de ciências: uma proposta contextualizada para promoção do processo de ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/396 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química ou Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências com Habilitação em Biologia. |
id |
IFRO-1_4ace7ce87d3ef7ed347d16dff2772f59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/396 |
network_acronym_str |
IFRO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository_id_str |
|
spelling |
Jogos didáticos no ensino de ciências: uma proposta contextualizada para promoção do processo de ensino-aprendizagemBiologiaAprendizagem SignificativaRecursos didáticosLúdicoGameficaçãoBiologySignificant LearningDidactic resourcesLudicGamificationTrabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química ou Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências com Habilitação em Biologia.O ensino de ciências e biologia muitas vezes pode ser rotulado como algo “difícil”, ainda mais quando assuntos são tratados sem nenhuma conexão com conhecimentos já existentes. Diante dessa assertiva, a utilização de jogos didáticos torna-se uma ferramenta eficaz para o ensino de temas complexos. Uma vez que, mediante a adoção dessa estratégia os assuntos estudados passam a ser contextualizados com o cotidiano, permitindo que o aluno explore suas habilidades, consiga compreender de forma mais ampla as temáticas das aulas, torna-se mais participativo, comunicativo e além disso, aprenda brincando. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo discutir brevemente a importância da ludicidade no ensino de ciências e apresentar oito jogos didáticos que foram elaborados com intuito de auxiliar e favorecer a construção do conhecimento e familiarização de alguns conteúdos das áreas de Botânica, Citologia, Evolução, Zoologia, Genética, Paleontologia e Biogeografia.The teaching of science and biology can often be labeled as “difficult”, even more so when subjects are treated without any connection with existing knowledge. Given this assertion, the use of educational games becomes an effective tool for teaching complex topics. Since, through the adoption of this strategy, the subjects studied are contextualized with everyday life, allowing the student to explore their skills, be able to understand more broadly the themes of the classes, it becomes more participatory, communicative and, in addition, learn by playing. In this way, this article aims to briefly discuss the importance of playfulness in science teaching and present eight didactic games that were developed with the aim of helping and favoring the construction of knowledge and familiarization of some contents in the areas of Botany, Cytology, Evolution, Zoology, Genetics, Paleontology and Biogeography.Campus Guajará-MirimLicenciatura em Ciências com habilitação em Química ou BiologiaSantos, Quézia Cristina de LimaMenezes, Jéssica Alencar Faial de2023-06-20T20:04:45Z2023-06-20T20:04:45Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMENEZES, Jéssica Alencar Faial de. nezes, Jéssica Alencar Faial de Jogos didáticos no ensino de ciências: uma proposta contextualizada para promoção do processo de ensino-aprendizagem. Orientadora: Quézia Cristina de Lima Santos. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2022.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/396porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-27T15:00:48Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/396Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-03-27T15:00:48Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos didáticos no ensino de ciências: uma proposta contextualizada para promoção do processo de ensino-aprendizagem |
title |
Jogos didáticos no ensino de ciências: uma proposta contextualizada para promoção do processo de ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Jogos didáticos no ensino de ciências: uma proposta contextualizada para promoção do processo de ensino-aprendizagem Menezes, Jéssica Alencar Faial de Biologia Aprendizagem Significativa Recursos didáticos Lúdico Gameficação Biology Significant Learning Didactic resources Ludic Gamification |
title_short |
Jogos didáticos no ensino de ciências: uma proposta contextualizada para promoção do processo de ensino-aprendizagem |
title_full |
Jogos didáticos no ensino de ciências: uma proposta contextualizada para promoção do processo de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Jogos didáticos no ensino de ciências: uma proposta contextualizada para promoção do processo de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Jogos didáticos no ensino de ciências: uma proposta contextualizada para promoção do processo de ensino-aprendizagem |
title_sort |
Jogos didáticos no ensino de ciências: uma proposta contextualizada para promoção do processo de ensino-aprendizagem |
author |
Menezes, Jéssica Alencar Faial de |
author_facet |
Menezes, Jéssica Alencar Faial de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Quézia Cristina de Lima |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Jéssica Alencar Faial de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia Aprendizagem Significativa Recursos didáticos Lúdico Gameficação Biology Significant Learning Didactic resources Ludic Gamification |
topic |
Biologia Aprendizagem Significativa Recursos didáticos Lúdico Gameficação Biology Significant Learning Didactic resources Ludic Gamification |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química ou Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências com Habilitação em Biologia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-06-20T20:04:45Z 2023-06-20T20:04:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MENEZES, Jéssica Alencar Faial de. nezes, Jéssica Alencar Faial de Jogos didáticos no ensino de ciências: uma proposta contextualizada para promoção do processo de ensino-aprendizagem. Orientadora: Quézia Cristina de Lima Santos. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2022. http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/396 |
identifier_str_mv |
MENEZES, Jéssica Alencar Faial de. nezes, Jéssica Alencar Faial de Jogos didáticos no ensino de ciências: uma proposta contextualizada para promoção do processo de ensino-aprendizagem. Orientadora: Quézia Cristina de Lima Santos. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2022. |
url |
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Campus Guajará-Mirim Licenciatura em Ciências com habilitação em Química ou Biologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Campus Guajará-Mirim Licenciatura em Ciências com habilitação em Química ou Biologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instacron:IFRO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
instacron_str |
IFRO |
institution |
IFRO |
reponame_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
collection |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br |
_version_ |
1809275585003782144 |