Jogos didáticos no ensino de ciências: uma proposta contextualizada para promoção do processo de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Jéssica Alencar Faial de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/396
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química ou Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências com Habilitação em Biologia.
id IFRO-1_4ace7ce87d3ef7ed347d16dff2772f59
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/396
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Jogos didáticos no ensino de ciências: uma proposta contextualizada para promoção do processo de ensino-aprendizagemBiologiaAprendizagem SignificativaRecursos didáticosLúdicoGameficaçãoBiologySignificant LearningDidactic resourcesLudicGamificationTrabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química ou Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências com Habilitação em Biologia.O ensino de ciências e biologia muitas vezes pode ser rotulado como algo “difícil”, ainda mais quando assuntos são tratados sem nenhuma conexão com conhecimentos já existentes. Diante dessa assertiva, a utilização de jogos didáticos torna-se uma ferramenta eficaz para o ensino de temas complexos. Uma vez que, mediante a adoção dessa estratégia os assuntos estudados passam a ser contextualizados com o cotidiano, permitindo que o aluno explore suas habilidades, consiga compreender de forma mais ampla as temáticas das aulas, torna-se mais participativo, comunicativo e além disso, aprenda brincando. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo discutir brevemente a importância da ludicidade no ensino de ciências e apresentar oito jogos didáticos que foram elaborados com intuito de auxiliar e favorecer a construção do conhecimento e familiarização de alguns conteúdos das áreas de Botânica, Citologia, Evolução, Zoologia, Genética, Paleontologia e Biogeografia.The teaching of science and biology can often be labeled as “difficult”, even more so when subjects are treated without any connection with existing knowledge. Given this assertion, the use of educational games becomes an effective tool for teaching complex topics. Since, through the adoption of this strategy, the subjects studied are contextualized with everyday life, allowing the student to explore their skills, be able to understand more broadly the themes of the classes, it becomes more participatory, communicative and, in addition, learn by playing. In this way, this article aims to briefly discuss the importance of playfulness in science teaching and present eight didactic games that were developed with the aim of helping and favoring the construction of knowledge and familiarization of some contents in the areas of Botany, Cytology, Evolution, Zoology, Genetics, Paleontology and Biogeography.Campus Guajará-MirimLicenciatura em Ciências com habilitação em Química ou BiologiaSantos, Quézia Cristina de LimaMenezes, Jéssica Alencar Faial de2023-06-20T20:04:45Z2023-06-20T20:04:45Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMENEZES, Jéssica Alencar Faial de. nezes, Jéssica Alencar Faial de Jogos didáticos no ensino de ciências: uma proposta contextualizada para promoção do processo de ensino-aprendizagem. Orientadora: Quézia Cristina de Lima Santos. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2022.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/396porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-27T15:00:48Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/396Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-03-27T15:00:48Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos didáticos no ensino de ciências: uma proposta contextualizada para promoção do processo de ensino-aprendizagem
title Jogos didáticos no ensino de ciências: uma proposta contextualizada para promoção do processo de ensino-aprendizagem
spellingShingle Jogos didáticos no ensino de ciências: uma proposta contextualizada para promoção do processo de ensino-aprendizagem
Menezes, Jéssica Alencar Faial de
Biologia
Aprendizagem Significativa
Recursos didáticos
Lúdico
Gameficação
Biology
Significant Learning
Didactic resources
Ludic
Gamification
title_short Jogos didáticos no ensino de ciências: uma proposta contextualizada para promoção do processo de ensino-aprendizagem
title_full Jogos didáticos no ensino de ciências: uma proposta contextualizada para promoção do processo de ensino-aprendizagem
title_fullStr Jogos didáticos no ensino de ciências: uma proposta contextualizada para promoção do processo de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Jogos didáticos no ensino de ciências: uma proposta contextualizada para promoção do processo de ensino-aprendizagem
title_sort Jogos didáticos no ensino de ciências: uma proposta contextualizada para promoção do processo de ensino-aprendizagem
author Menezes, Jéssica Alencar Faial de
author_facet Menezes, Jéssica Alencar Faial de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Quézia Cristina de Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Jéssica Alencar Faial de
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia
Aprendizagem Significativa
Recursos didáticos
Lúdico
Gameficação
Biology
Significant Learning
Didactic resources
Ludic
Gamification
topic Biologia
Aprendizagem Significativa
Recursos didáticos
Lúdico
Gameficação
Biology
Significant Learning
Didactic resources
Ludic
Gamification
description Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química ou Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências com Habilitação em Biologia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-06-20T20:04:45Z
2023-06-20T20:04:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENEZES, Jéssica Alencar Faial de. nezes, Jéssica Alencar Faial de Jogos didáticos no ensino de ciências: uma proposta contextualizada para promoção do processo de ensino-aprendizagem. Orientadora: Quézia Cristina de Lima Santos. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2022.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/396
identifier_str_mv MENEZES, Jéssica Alencar Faial de. nezes, Jéssica Alencar Faial de Jogos didáticos no ensino de ciências: uma proposta contextualizada para promoção do processo de ensino-aprendizagem. Orientadora: Quézia Cristina de Lima Santos. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2022.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Guajará-Mirim
Licenciatura em Ciências com habilitação em Química ou Biologia
publisher.none.fl_str_mv Campus Guajará-Mirim
Licenciatura em Ciências com habilitação em Química ou Biologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275585003782144