Jogos para o ensino de física: perspectivas como recursos didáticos para o ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filier, Lourenço Buoro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252585
Resumo: Neste trabalho pesquisamos jogos e procuramos averiguar tópicos de ensino de física que poderiam ser abordados com sua utilização. Para isso realizamos uma pesquisa de campo registrando jogos existentes na Biblioteca de Instrumentos do Laboratório de Prática de Ensino, Materiais e Instrumentação Didática, bem como em duas lojas comerciais de brinquedos e jogos. Foi possível identificar e catalogar 19 exemplares, entre jogos artesanais e industrializados, inclusive com imagens e características de cada um. Na análise consideramos oito características, procurando destacar conteúdos relacionados ao Ensino de Física, e assim a potencialidade de serem utilizados com o mesmo propósito. com um aprofundamento teórico do tema soma vetoriais, mostrou-se em que este tema está presente em alguns dos jogos selecionados, nas regras de uso (regras explícitas) e nos materiais em si (regras implícitas). Jogos artesanais e industrializados desvelam potencial para serem relacionados com conteúdos de Física no Ensino Médio da Educação Básica, de forma que poderiam ser considerados como materiais didáticos para práticas pedagógicas, seja como atividades em sala de aula (como nos jogos de memória), seja como exercícios lúdicos ou até mesmo para tarefas.
id UNSP_71b59d3cd755286914e7a74b6e402ce0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252585
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Jogos para o ensino de física: perspectivas como recursos didáticos para o ensinoGames for teaching physics: perspective as a didactic resource for teachingJogosEnsino de físicaLúdicoRecurso didáticoGamesPhysics teachingLudicVector additionDidactic resourceNeste trabalho pesquisamos jogos e procuramos averiguar tópicos de ensino de física que poderiam ser abordados com sua utilização. Para isso realizamos uma pesquisa de campo registrando jogos existentes na Biblioteca de Instrumentos do Laboratório de Prática de Ensino, Materiais e Instrumentação Didática, bem como em duas lojas comerciais de brinquedos e jogos. Foi possível identificar e catalogar 19 exemplares, entre jogos artesanais e industrializados, inclusive com imagens e características de cada um. Na análise consideramos oito características, procurando destacar conteúdos relacionados ao Ensino de Física, e assim a potencialidade de serem utilizados com o mesmo propósito. com um aprofundamento teórico do tema soma vetoriais, mostrou-se em que este tema está presente em alguns dos jogos selecionados, nas regras de uso (regras explícitas) e nos materiais em si (regras implícitas). Jogos artesanais e industrializados desvelam potencial para serem relacionados com conteúdos de Física no Ensino Médio da Educação Básica, de forma que poderiam ser considerados como materiais didáticos para práticas pedagógicas, seja como atividades em sala de aula (como nos jogos de memória), seja como exercícios lúdicos ou até mesmo para tarefas.In this work we researched games and sought to investigate physics teaching topics that could be addressed with their use. To this end, we carried out field research recording existing games in the Instrument Library of the Teaching Practice, Materials and Didactic Instrumentation Laboratory, as well as in two commercial toy and game stores. It was possible to identify and catalog 19 examples, including artisanal and industrialized games, including images and characteristics of each one. In the analysis we considered eight characteristics, seeking to highlight content related to Physics Teaching, and thus the potential for them to be used for the same purpose. with a theoretical deepening of the vector sum theme, it was shown where this theme is present in some of the selected games, in the rules of use (explicit rules) and in the materials themselves (implicit rules). Craft and industrialized games reveal the potential to be related to Physics content in Secondary Education in Basic Education, so that they could be considered as teaching materials for pedagogical practices, either as activities in the classroom (such as memory games), or as playful exercises or even for tasks.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]Filier, Lourenço Buoro2024-01-10T17:24:07Z2024-01-10T17:24:07Z2023-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/252585porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-11T06:19:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252585Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-11T06:19:44Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos para o ensino de física: perspectivas como recursos didáticos para o ensino
Games for teaching physics: perspective as a didactic resource for teaching
title Jogos para o ensino de física: perspectivas como recursos didáticos para o ensino
spellingShingle Jogos para o ensino de física: perspectivas como recursos didáticos para o ensino
Filier, Lourenço Buoro
Jogos
Ensino de física
Lúdico
Recurso didático
Games
Physics teaching
Ludic
Vector addition
Didactic resource
title_short Jogos para o ensino de física: perspectivas como recursos didáticos para o ensino
title_full Jogos para o ensino de física: perspectivas como recursos didáticos para o ensino
title_fullStr Jogos para o ensino de física: perspectivas como recursos didáticos para o ensino
title_full_unstemmed Jogos para o ensino de física: perspectivas como recursos didáticos para o ensino
title_sort Jogos para o ensino de física: perspectivas como recursos didáticos para o ensino
author Filier, Lourenço Buoro
author_facet Filier, Lourenço Buoro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Filier, Lourenço Buoro
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Ensino de física
Lúdico
Recurso didático
Games
Physics teaching
Ludic
Vector addition
Didactic resource
topic Jogos
Ensino de física
Lúdico
Recurso didático
Games
Physics teaching
Ludic
Vector addition
Didactic resource
description Neste trabalho pesquisamos jogos e procuramos averiguar tópicos de ensino de física que poderiam ser abordados com sua utilização. Para isso realizamos uma pesquisa de campo registrando jogos existentes na Biblioteca de Instrumentos do Laboratório de Prática de Ensino, Materiais e Instrumentação Didática, bem como em duas lojas comerciais de brinquedos e jogos. Foi possível identificar e catalogar 19 exemplares, entre jogos artesanais e industrializados, inclusive com imagens e características de cada um. Na análise consideramos oito características, procurando destacar conteúdos relacionados ao Ensino de Física, e assim a potencialidade de serem utilizados com o mesmo propósito. com um aprofundamento teórico do tema soma vetoriais, mostrou-se em que este tema está presente em alguns dos jogos selecionados, nas regras de uso (regras explícitas) e nos materiais em si (regras implícitas). Jogos artesanais e industrializados desvelam potencial para serem relacionados com conteúdos de Física no Ensino Médio da Educação Básica, de forma que poderiam ser considerados como materiais didáticos para práticas pedagógicas, seja como atividades em sala de aula (como nos jogos de memória), seja como exercícios lúdicos ou até mesmo para tarefas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-24
2024-01-10T17:24:07Z
2024-01-10T17:24:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/252585
url https://hdl.handle.net/11449/252585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650089641574400