Jogos didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem no ensino de ciências no ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.silvajunior http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6121 |
Resumo: | Este trabalho aborda a importância do lúdico no processo educativo com o auxílio de um jogo didático – “Plateljogo”, e verificar se essa ferramenta metodológica contribuiu efetivamente para a aprendizagem dos alunos na compreensão de conceitos relacionados aos platelmintos. Uma vez que a produção do jogo voltado para a disciplina de Ciências é de estrema importância para o Curso de Educação do Campo, mais especificamente na área das ciências exatas e da natureza, para os professores que surge um novo recurso metodológico para se trabalhar em sala de aula e para os alunos que se vê como parte do processo educativo. Neste sentido o desenvolvimento do jogo e sua aplicação são, sim para ser uma metodologia para ser defendido no âmbito escolar, por sua produção ser de baixo custo para ser confeccionado. O jogo “Plateljogo” enfatiza características gerais dos platelmintos: clases Tuberllaria (planárias), Trematoda (Schistosoma mansoni) e Cestoda (as tênias); abordando a reprodução, os parasitas e as doenças que eles causam. Neste sentido o jogo desenvolvido tanto pode ser uma ferramenta para o professor introduzir o assunto, enriquecer o conteúdo, ou enfatizar no final do assunto como modo de fixação dos conceitos, como uma ferramenta de verificação da aprendizagem dos alunos, como também, analisar as maiores dificuldades dos com relação ao conteúdo. |
id |
UFCG_1c6a6ab38f878dfd2056e720a89109fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6121 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Jogos didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem no ensino de ciências no ensino fundamental.Didactic games as a teaching-learning tool in science teaching in elementary school.Ensino de ciênciasRecurso didáticoEducação lúdicaJogos didáticosScience teaching Didactic resource Ludic education Educational gamesEste trabalho aborda a importância do lúdico no processo educativo com o auxílio de um jogo didático – “Plateljogo”, e verificar se essa ferramenta metodológica contribuiu efetivamente para a aprendizagem dos alunos na compreensão de conceitos relacionados aos platelmintos. Uma vez que a produção do jogo voltado para a disciplina de Ciências é de estrema importância para o Curso de Educação do Campo, mais especificamente na área das ciências exatas e da natureza, para os professores que surge um novo recurso metodológico para se trabalhar em sala de aula e para os alunos que se vê como parte do processo educativo. Neste sentido o desenvolvimento do jogo e sua aplicação são, sim para ser uma metodologia para ser defendido no âmbito escolar, por sua produção ser de baixo custo para ser confeccionado. O jogo “Plateljogo” enfatiza características gerais dos platelmintos: clases Tuberllaria (planárias), Trematoda (Schistosoma mansoni) e Cestoda (as tênias); abordando a reprodução, os parasitas e as doenças que eles causam. Neste sentido o jogo desenvolvido tanto pode ser uma ferramenta para o professor introduzir o assunto, enriquecer o conteúdo, ou enfatizar no final do assunto como modo de fixação dos conceitos, como uma ferramenta de verificação da aprendizagem dos alunos, como também, analisar as maiores dificuldades dos com relação ao conteúdo.The aim of this project was to develop and evaluate a didatic game about platyhelminthes worms, also know as flatworms. Flatworms are very important in science education, due to the fact that many species causes human diseases, as Schistosoma mansoni and Taenia sp. However, many doubts and difficults are showed by the students and science teachers when the subject is flatworms. In this context, didatic games can be extremely useful in the teaching-learning process, increasin students attention and interests to the class. The game, called “Plateljogo” was built with low cost and recyclable materials; and it has many questions about reproduction, species types, profilaxy and parasite diseases. The game was performed at a class in a public school at Sumé city, Paraiba State, Brazil. In the first time, an expositive class about Phylum Platyhelminthes was presented. After the didatic intervention, a questionary was applied to verify the efficiency of the game as a didatic tool. The students motivation was observed during all the class, and all of them liked to play the “Plateljogo” game. Most of the students (64%) achievied satisfactory scores. Results showed that the “Plateljogo” can improve the science classes, specially when the issue is flatworms.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGMAIA, Rafael Trindade.MAIA, R. T.http://lattes.cnpq.br/2415016408445222COELHO, Glauciane Danusa.MEDEIROS, Carolina Silva de.SILVA JUNIOR, José Manoel da.2017-052019-08-23T11:26:08Z2019-08-232019-08-23T11:26:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.silvajuniorhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6121SILVA JÚNIOR, José Manoel da. Jogos didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem no ensino de ciências no ensino fundamental. 2017. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6121porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-29T18:15:37Zoai:localhost:riufcg/6121Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-29T18:15:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem no ensino de ciências no ensino fundamental. Didactic games as a teaching-learning tool in science teaching in elementary school. |
title |
Jogos didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem no ensino de ciências no ensino fundamental. |
spellingShingle |
Jogos didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem no ensino de ciências no ensino fundamental. SILVA JUNIOR, José Manoel da. Ensino de ciências Recurso didático Educação lúdica Jogos didáticos Science teaching Didactic resource Ludic education Educational games |
title_short |
Jogos didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem no ensino de ciências no ensino fundamental. |
title_full |
Jogos didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem no ensino de ciências no ensino fundamental. |
title_fullStr |
Jogos didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem no ensino de ciências no ensino fundamental. |
title_full_unstemmed |
Jogos didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem no ensino de ciências no ensino fundamental. |
title_sort |
Jogos didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem no ensino de ciências no ensino fundamental. |
author |
SILVA JUNIOR, José Manoel da. |
author_facet |
SILVA JUNIOR, José Manoel da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MAIA, Rafael Trindade. MAIA, R. T. http://lattes.cnpq.br/2415016408445222 COELHO, Glauciane Danusa. MEDEIROS, Carolina Silva de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA JUNIOR, José Manoel da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Recurso didático Educação lúdica Jogos didáticos Science teaching Didactic resource Ludic education Educational games |
topic |
Ensino de ciências Recurso didático Educação lúdica Jogos didáticos Science teaching Didactic resource Ludic education Educational games |
description |
Este trabalho aborda a importância do lúdico no processo educativo com o auxílio de um jogo didático – “Plateljogo”, e verificar se essa ferramenta metodológica contribuiu efetivamente para a aprendizagem dos alunos na compreensão de conceitos relacionados aos platelmintos. Uma vez que a produção do jogo voltado para a disciplina de Ciências é de estrema importância para o Curso de Educação do Campo, mais especificamente na área das ciências exatas e da natureza, para os professores que surge um novo recurso metodológico para se trabalhar em sala de aula e para os alunos que se vê como parte do processo educativo. Neste sentido o desenvolvimento do jogo e sua aplicação são, sim para ser uma metodologia para ser defendido no âmbito escolar, por sua produção ser de baixo custo para ser confeccionado. O jogo “Plateljogo” enfatiza características gerais dos platelmintos: clases Tuberllaria (planárias), Trematoda (Schistosoma mansoni) e Cestoda (as tênias); abordando a reprodução, os parasitas e as doenças que eles causam. Neste sentido o jogo desenvolvido tanto pode ser uma ferramenta para o professor introduzir o assunto, enriquecer o conteúdo, ou enfatizar no final do assunto como modo de fixação dos conceitos, como uma ferramenta de verificação da aprendizagem dos alunos, como também, analisar as maiores dificuldades dos com relação ao conteúdo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05 2019-08-23T11:26:08Z 2019-08-23 2019-08-23T11:26:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.silvajunior http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6121 SILVA JÚNIOR, José Manoel da. Jogos didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem no ensino de ciências no ensino fundamental. 2017. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6121 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.silvajunior http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6121 |
identifier_str_mv |
SILVA JÚNIOR, José Manoel da. Jogos didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem no ensino de ciências no ensino fundamental. 2017. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744388389076992 |