Jogos didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem no ensino de ciências no ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA JUNIOR, José Manoel da.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.silvajunior
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6121
Resumo: Este trabalho aborda a importância do lúdico no processo educativo com o auxílio de um jogo didático – “Plateljogo”, e verificar se essa ferramenta metodológica contribuiu efetivamente para a aprendizagem dos alunos na compreensão de conceitos relacionados aos platelmintos. Uma vez que a produção do jogo voltado para a disciplina de Ciências é de estrema importância para o Curso de Educação do Campo, mais especificamente na área das ciências exatas e da natureza, para os professores que surge um novo recurso metodológico para se trabalhar em sala de aula e para os alunos que se vê como parte do processo educativo. Neste sentido o desenvolvimento do jogo e sua aplicação são, sim para ser uma metodologia para ser defendido no âmbito escolar, por sua produção ser de baixo custo para ser confeccionado. O jogo “Plateljogo” enfatiza características gerais dos platelmintos: clases Tuberllaria (planárias), Trematoda (Schistosoma mansoni) e Cestoda (as tênias); abordando a reprodução, os parasitas e as doenças que eles causam. Neste sentido o jogo desenvolvido tanto pode ser uma ferramenta para o professor introduzir o assunto, enriquecer o conteúdo, ou enfatizar no final do assunto como modo de fixação dos conceitos, como uma ferramenta de verificação da aprendizagem dos alunos, como também, analisar as maiores dificuldades dos com relação ao conteúdo.
id UFCG_1c6a6ab38f878dfd2056e720a89109fc
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6121
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Jogos didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem no ensino de ciências no ensino fundamental.Didactic games as a teaching-learning tool in science teaching in elementary school.Ensino de ciênciasRecurso didáticoEducação lúdicaJogos didáticosScience teaching  Didactic resource  Ludic education  Educational gamesEste trabalho aborda a importância do lúdico no processo educativo com o auxílio de um jogo didático – “Plateljogo”, e verificar se essa ferramenta metodológica contribuiu efetivamente para a aprendizagem dos alunos na compreensão de conceitos relacionados aos platelmintos. Uma vez que a produção do jogo voltado para a disciplina de Ciências é de estrema importância para o Curso de Educação do Campo, mais especificamente na área das ciências exatas e da natureza, para os professores que surge um novo recurso metodológico para se trabalhar em sala de aula e para os alunos que se vê como parte do processo educativo. Neste sentido o desenvolvimento do jogo e sua aplicação são, sim para ser uma metodologia para ser defendido no âmbito escolar, por sua produção ser de baixo custo para ser confeccionado. O jogo “Plateljogo” enfatiza características gerais dos platelmintos: clases Tuberllaria (planárias), Trematoda (Schistosoma mansoni) e Cestoda (as tênias); abordando a reprodução, os parasitas e as doenças que eles causam. Neste sentido o jogo desenvolvido tanto pode ser uma ferramenta para o professor introduzir o assunto, enriquecer o conteúdo, ou enfatizar no final do assunto como modo de fixação dos conceitos, como uma ferramenta de verificação da aprendizagem dos alunos, como também, analisar as maiores dificuldades dos com relação ao conteúdo.The aim of this project was to develop and evaluate a didatic game about platyhelminthes worms, also know as flatworms. Flatworms are very important in science education, due to the fact that many species causes human diseases, as Schistosoma mansoni and Taenia sp. However, many doubts and difficults are showed by the students and science teachers when the subject is flatworms. In this context, didatic games can be extremely useful in the teaching-learning process, increasin students attention and interests to the class. The game, called “Plateljogo” was built with low cost and recyclable materials; and it has many questions about reproduction, species types, profilaxy and parasite diseases. The game was performed at a class in a public school at Sumé city, Paraiba State, Brazil. In the first time, an expositive class about Phylum Platyhelminthes was presented. After the didatic intervention, a questionary was applied to verify the efficiency of the game as a didatic tool. The students motivation was observed during all the class, and all of them liked to play the “Plateljogo” game. Most of the students (64%) achievied satisfactory scores. Results showed that the “Plateljogo” can improve the science classes, specially when the issue is flatworms.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGMAIA, Rafael Trindade.MAIA, R. T.http://lattes.cnpq.br/2415016408445222COELHO, Glauciane Danusa.MEDEIROS, Carolina Silva de.SILVA JUNIOR, José Manoel da.2017-052019-08-23T11:26:08Z2019-08-232019-08-23T11:26:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.silvajuniorhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6121SILVA JÚNIOR, José Manoel da. Jogos didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem no ensino de ciências no ensino fundamental. 2017. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6121porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-29T18:15:37Zoai:localhost:riufcg/6121Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-29T18:15:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem no ensino de ciências no ensino fundamental.
Didactic games as a teaching-learning tool in science teaching in elementary school.
title Jogos didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem no ensino de ciências no ensino fundamental.
spellingShingle Jogos didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem no ensino de ciências no ensino fundamental.
SILVA JUNIOR, José Manoel da.
Ensino de ciências
Recurso didático
Educação lúdica
Jogos didáticos
Science teaching  
Didactic resource  
Ludic education  
Educational games
title_short Jogos didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem no ensino de ciências no ensino fundamental.
title_full Jogos didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem no ensino de ciências no ensino fundamental.
title_fullStr Jogos didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem no ensino de ciências no ensino fundamental.
title_full_unstemmed Jogos didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem no ensino de ciências no ensino fundamental.
title_sort Jogos didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem no ensino de ciências no ensino fundamental.
author SILVA JUNIOR, José Manoel da.
author_facet SILVA JUNIOR, José Manoel da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MAIA, Rafael Trindade.
MAIA, R. T.
http://lattes.cnpq.br/2415016408445222
COELHO, Glauciane Danusa.
MEDEIROS, Carolina Silva de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA JUNIOR, José Manoel da.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Recurso didático
Educação lúdica
Jogos didáticos
Science teaching  
Didactic resource  
Ludic education  
Educational games
topic Ensino de ciências
Recurso didático
Educação lúdica
Jogos didáticos
Science teaching  
Didactic resource  
Ludic education  
Educational games
description Este trabalho aborda a importância do lúdico no processo educativo com o auxílio de um jogo didático – “Plateljogo”, e verificar se essa ferramenta metodológica contribuiu efetivamente para a aprendizagem dos alunos na compreensão de conceitos relacionados aos platelmintos. Uma vez que a produção do jogo voltado para a disciplina de Ciências é de estrema importância para o Curso de Educação do Campo, mais especificamente na área das ciências exatas e da natureza, para os professores que surge um novo recurso metodológico para se trabalhar em sala de aula e para os alunos que se vê como parte do processo educativo. Neste sentido o desenvolvimento do jogo e sua aplicação são, sim para ser uma metodologia para ser defendido no âmbito escolar, por sua produção ser de baixo custo para ser confeccionado. O jogo “Plateljogo” enfatiza características gerais dos platelmintos: clases Tuberllaria (planárias), Trematoda (Schistosoma mansoni) e Cestoda (as tênias); abordando a reprodução, os parasitas e as doenças que eles causam. Neste sentido o jogo desenvolvido tanto pode ser uma ferramenta para o professor introduzir o assunto, enriquecer o conteúdo, ou enfatizar no final do assunto como modo de fixação dos conceitos, como uma ferramenta de verificação da aprendizagem dos alunos, como também, analisar as maiores dificuldades dos com relação ao conteúdo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05
2019-08-23T11:26:08Z
2019-08-23
2019-08-23T11:26:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.silvajunior
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6121
SILVA JÚNIOR, José Manoel da. Jogos didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem no ensino de ciências no ensino fundamental. 2017. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6121
url https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.silvajunior
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6121
identifier_str_mv SILVA JÚNIOR, José Manoel da. Jogos didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem no ensino de ciências no ensino fundamental. 2017. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744388389076992