O ensino de biologia de forma lúdica na educação de jovens e adultos (EJA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Silvia Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1122
Resumo: A EJA tem por objetivo possibilitar a aprendizagem e a qualificação permanente, proporcionando uma formação ampla com autonomia dos educandos. Os conteúdos de biologia estudados em sala de aula precisam ser abordados com uma estratégia metodológica que façam com que estes se tornem interessantes para os alunos da EJA. Este trabalho tem por objetivo expor de forma sucinta a importância do ensino de biologia de forma lúdica na EJA. O trabalho realizado se enquadra na metodologia de pesquisa bibliográfica, com o intuito de fazer um levantamento e análise de um conjunto de trabalhos, na tentativa de construção de uma base de conhecimento, alicerçada na análise comparativa de vários trabalhos. Os jogos pedagógicos proporcionam o desenvolvimento crítico dos alunos, pois estes buscam o conhecimento de uma forma mais espontânea, facilitando a compreensão do conteúdo que está sendo trabalhado dentro de sala de aula de uma forma mais divertida e atraente aos alunos, fazendo com que o desenvolvimento da aprendizagem seja feito de uma forma mais dinâmica. Conclui-se que os jogos pedagógicos no ensino de biologia da EJA merecem um espaço e um tempo maior na prática pedagógica do cotidiano escolar dos professores, pois estes contribuem para um desenvolvimento do ensino e aprendizagem do aluno.
id IFRO-1_50e42d28c0f355fba1cf94ced5518792
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1122
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling O ensino de biologia de forma lúdica na educação de jovens e adultos (EJA)LúdicoEducação de Jovens e AdultosJogos PedagógicosPlayfulAdult and youth educationEducational gamesA EJA tem por objetivo possibilitar a aprendizagem e a qualificação permanente, proporcionando uma formação ampla com autonomia dos educandos. Os conteúdos de biologia estudados em sala de aula precisam ser abordados com uma estratégia metodológica que façam com que estes se tornem interessantes para os alunos da EJA. Este trabalho tem por objetivo expor de forma sucinta a importância do ensino de biologia de forma lúdica na EJA. O trabalho realizado se enquadra na metodologia de pesquisa bibliográfica, com o intuito de fazer um levantamento e análise de um conjunto de trabalhos, na tentativa de construção de uma base de conhecimento, alicerçada na análise comparativa de vários trabalhos. Os jogos pedagógicos proporcionam o desenvolvimento crítico dos alunos, pois estes buscam o conhecimento de uma forma mais espontânea, facilitando a compreensão do conteúdo que está sendo trabalhado dentro de sala de aula de uma forma mais divertida e atraente aos alunos, fazendo com que o desenvolvimento da aprendizagem seja feito de uma forma mais dinâmica. Conclui-se que os jogos pedagógicos no ensino de biologia da EJA merecem um espaço e um tempo maior na prática pedagógica do cotidiano escolar dos professores, pois estes contribuem para um desenvolvimento do ensino e aprendizagem do aluno.The EJA is designed to enable learning and permanent qualification, providing extensive training with autonomy of learners. The contents of studied biology in the classroom need to be approached with a methodological strategy that make these become interesting for students of adult and youth education. This work aims to expose briefly the importance of biology teaching of playful way in the EJA. The work falls into the research methodology of bibliographic research, in order to make a survey and analysis of a set of works, in an attempt to build a base of knowledge, 1 based on comparative analysis of various jobs. The educational games provide the critical development of the students as they seek knowledge in a more spontaneous, facilitating the understanding of the content that is being worked in the classroom more fun and attractive to students, making the development of learning is done in a more dynamic way. It is concluded that the educational games in biology teaching of adult and youth education deserve a space and a time in practice every day pedagogical teachers ' school, as these contribute to a development of teaching and student learning.Campus CacoalEspecialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas TecnologiasPinheiro, Aline Gomes LopesDomingues, Silvia Pereira2024-08-21T14:02:38Z2024-08-21T14:02:38Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDOMINGUES, Silvia Pereira. O ensino de biologia de forma lúdica na educação de jovens e adultos (EJA). 2018. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2018.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1122porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-22T03:00:17Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1122Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-22T03:00:17Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de biologia de forma lúdica na educação de jovens e adultos (EJA)
title O ensino de biologia de forma lúdica na educação de jovens e adultos (EJA)
spellingShingle O ensino de biologia de forma lúdica na educação de jovens e adultos (EJA)
Domingues, Silvia Pereira
Lúdico
Educação de Jovens e Adultos
Jogos Pedagógicos
Playful
Adult and youth education
Educational games
title_short O ensino de biologia de forma lúdica na educação de jovens e adultos (EJA)
title_full O ensino de biologia de forma lúdica na educação de jovens e adultos (EJA)
title_fullStr O ensino de biologia de forma lúdica na educação de jovens e adultos (EJA)
title_full_unstemmed O ensino de biologia de forma lúdica na educação de jovens e adultos (EJA)
title_sort O ensino de biologia de forma lúdica na educação de jovens e adultos (EJA)
author Domingues, Silvia Pereira
author_facet Domingues, Silvia Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinheiro, Aline Gomes Lopes
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Silvia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Lúdico
Educação de Jovens e Adultos
Jogos Pedagógicos
Playful
Adult and youth education
Educational games
topic Lúdico
Educação de Jovens e Adultos
Jogos Pedagógicos
Playful
Adult and youth education
Educational games
description A EJA tem por objetivo possibilitar a aprendizagem e a qualificação permanente, proporcionando uma formação ampla com autonomia dos educandos. Os conteúdos de biologia estudados em sala de aula precisam ser abordados com uma estratégia metodológica que façam com que estes se tornem interessantes para os alunos da EJA. Este trabalho tem por objetivo expor de forma sucinta a importância do ensino de biologia de forma lúdica na EJA. O trabalho realizado se enquadra na metodologia de pesquisa bibliográfica, com o intuito de fazer um levantamento e análise de um conjunto de trabalhos, na tentativa de construção de uma base de conhecimento, alicerçada na análise comparativa de vários trabalhos. Os jogos pedagógicos proporcionam o desenvolvimento crítico dos alunos, pois estes buscam o conhecimento de uma forma mais espontânea, facilitando a compreensão do conteúdo que está sendo trabalhado dentro de sala de aula de uma forma mais divertida e atraente aos alunos, fazendo com que o desenvolvimento da aprendizagem seja feito de uma forma mais dinâmica. Conclui-se que os jogos pedagógicos no ensino de biologia da EJA merecem um espaço e um tempo maior na prática pedagógica do cotidiano escolar dos professores, pois estes contribuem para um desenvolvimento do ensino e aprendizagem do aluno.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2024-08-21T14:02:38Z
2024-08-21T14:02:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DOMINGUES, Silvia Pereira. O ensino de biologia de forma lúdica na educação de jovens e adultos (EJA). 2018. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2018.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1122
identifier_str_mv DOMINGUES, Silvia Pereira. O ensino de biologia de forma lúdica na educação de jovens e adultos (EJA). 2018. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2018.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275579672821760