Sobre um experimento na educação de jovens e adultos : a aprendizagem por meio da construção de fotonovela
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/150419 |
Resumo: | O presente trabalho versa sobre o planejamento e execução de uma prática pedagógica envolvendo ludicidade na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Via de regra, a ludicidade está relacionada com a educação de crianças. O estudo problematiza tal relação, ao pontuar o lúdico como elemento vetorial na aprendizagem e constituição do sujeito, independente da faixa etária. Dentre as experiências realizadas em uma escola da rede municipal de Porto Alegre, a construção da fotonovela intitulada “Maria Esperança” oportunizou utilizar a ludicidade como princípio orientador. A partir das análises e reflexões sobre o projeto pretende-se contribuir no debate educacional que envolve a EJA e suas consequências na formação dos estudantes. Com a pesquisa foi possível inferir que realizar atividades lúdicas com turmas de EJA, sem recair na infantilização torna-se um recurso a ser utilizado em sala de aula, desde que se considere o contexto no qual está inserido o estudante, suas potencialidades e subjetividades. |
id |
UFRGS-2_5c52391a0c74bf60d191e6925b60d8f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150419 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Rodrigo Sychocki daLudwig, Carla Angélica2017-01-04T02:26:56Z20162238-8079http://hdl.handle.net/10183/150419001008421O presente trabalho versa sobre o planejamento e execução de uma prática pedagógica envolvendo ludicidade na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Via de regra, a ludicidade está relacionada com a educação de crianças. O estudo problematiza tal relação, ao pontuar o lúdico como elemento vetorial na aprendizagem e constituição do sujeito, independente da faixa etária. Dentre as experiências realizadas em uma escola da rede municipal de Porto Alegre, a construção da fotonovela intitulada “Maria Esperança” oportunizou utilizar a ludicidade como princípio orientador. A partir das análises e reflexões sobre o projeto pretende-se contribuir no debate educacional que envolve a EJA e suas consequências na formação dos estudantes. Com a pesquisa foi possível inferir que realizar atividades lúdicas com turmas de EJA, sem recair na infantilização torna-se um recurso a ser utilizado em sala de aula, desde que se considere o contexto no qual está inserido o estudante, suas potencialidades e subjetividades.This paper deals with the planning and execution of a pedagogic practice involving playfulness in the Youth and Adult Education (EJA). As a rule, the playfulness is related to the education of children. The study discusses this relationship by pointing playful as a vector element in learning and constitution of the subject, regardless of age. Among the experiments in a municipal school in Porto Alegre, the construction of photo soap opera entitled "Mary Hope" provided an opportunity to use playfulness as a guiding principle. Based on the analysis and reflections about the project, there is the intention to contribute to the educational debate involving the EJA and its consequences in the training of students. Through this research it was possible to infer that performing fun activities with adult education classes, without falling into infantilization becomes a resource to be used in the classroom, since it considers the context in which the student is inserted, their potential and subjectivities.application/pdfporTear : revista de educação, ciência e tecnologia. Canoas, RS. Vol. 5, n. 2 (2016), p. 1-19AprendizagemEducação de jovens e adultosEnsinoLudicidadeLearningYouth and adult educationTeaching methodologiesPlayfulSobre um experimento na educação de jovens e adultos : a aprendizagem por meio da construção de fotonovelaOn an experiment in youth and adult education : through learning photo soap opera constructioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001008421.pdf001008421.pdfTexto completoapplication/pdf420869http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150419/1/001008421.pdfa35cb34a4ad8c77bc235fe727af505beMD51TEXT001008421.pdf.txt001008421.pdf.txtExtracted Texttext/plain49614http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150419/2/001008421.pdf.txt938b4b42eadc142e102e6a16e72806b9MD52THUMBNAIL001008421.pdf.jpg001008421.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1846http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150419/3/001008421.pdf.jpg181f7700f6569359b10de37736f82bd4MD5310183/1504192018-10-30 08:05:42.288oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150419Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:05:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sobre um experimento na educação de jovens e adultos : a aprendizagem por meio da construção de fotonovela |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
On an experiment in youth and adult education : through learning photo soap opera construction |
title |
Sobre um experimento na educação de jovens e adultos : a aprendizagem por meio da construção de fotonovela |
spellingShingle |
Sobre um experimento na educação de jovens e adultos : a aprendizagem por meio da construção de fotonovela Silva, Rodrigo Sychocki da Aprendizagem Educação de jovens e adultos Ensino Ludicidade Learning Youth and adult education Teaching methodologies Playful |
title_short |
Sobre um experimento na educação de jovens e adultos : a aprendizagem por meio da construção de fotonovela |
title_full |
Sobre um experimento na educação de jovens e adultos : a aprendizagem por meio da construção de fotonovela |
title_fullStr |
Sobre um experimento na educação de jovens e adultos : a aprendizagem por meio da construção de fotonovela |
title_full_unstemmed |
Sobre um experimento na educação de jovens e adultos : a aprendizagem por meio da construção de fotonovela |
title_sort |
Sobre um experimento na educação de jovens e adultos : a aprendizagem por meio da construção de fotonovela |
author |
Silva, Rodrigo Sychocki da |
author_facet |
Silva, Rodrigo Sychocki da Ludwig, Carla Angélica |
author_role |
author |
author2 |
Ludwig, Carla Angélica |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rodrigo Sychocki da Ludwig, Carla Angélica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Educação de jovens e adultos Ensino Ludicidade |
topic |
Aprendizagem Educação de jovens e adultos Ensino Ludicidade Learning Youth and adult education Teaching methodologies Playful |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning Youth and adult education Teaching methodologies Playful |
description |
O presente trabalho versa sobre o planejamento e execução de uma prática pedagógica envolvendo ludicidade na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Via de regra, a ludicidade está relacionada com a educação de crianças. O estudo problematiza tal relação, ao pontuar o lúdico como elemento vetorial na aprendizagem e constituição do sujeito, independente da faixa etária. Dentre as experiências realizadas em uma escola da rede municipal de Porto Alegre, a construção da fotonovela intitulada “Maria Esperança” oportunizou utilizar a ludicidade como princípio orientador. A partir das análises e reflexões sobre o projeto pretende-se contribuir no debate educacional que envolve a EJA e suas consequências na formação dos estudantes. Com a pesquisa foi possível inferir que realizar atividades lúdicas com turmas de EJA, sem recair na infantilização torna-se um recurso a ser utilizado em sala de aula, desde que se considere o contexto no qual está inserido o estudante, suas potencialidades e subjetividades. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-01-04T02:26:56Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/150419 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2238-8079 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001008421 |
identifier_str_mv |
2238-8079 001008421 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/150419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Tear : revista de educação, ciência e tecnologia. Canoas, RS. Vol. 5, n. 2 (2016), p. 1-19 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150419/1/001008421.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150419/2/001008421.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150419/3/001008421.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a35cb34a4ad8c77bc235fe727af505be 938b4b42eadc142e102e6a16e72806b9 181f7700f6569359b10de37736f82bd4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224912568844288 |