Sobre um experimento na educação de jovens e adultos : a aprendizagem por meio da construção de fotonovela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rodrigo Sychocki da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ludwig, Carla Angélica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/150419
Resumo: O presente trabalho versa sobre o planejamento e execução de uma prática pedagógica envolvendo ludicidade na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Via de regra, a ludicidade está relacionada com a educação de crianças. O estudo problematiza tal relação, ao pontuar o lúdico como elemento vetorial na aprendizagem e constituição do sujeito, independente da faixa etária. Dentre as experiências realizadas em uma escola da rede municipal de Porto Alegre, a construção da fotonovela intitulada “Maria Esperança” oportunizou utilizar a ludicidade como princípio orientador. A partir das análises e reflexões sobre o projeto pretende-se contribuir no debate educacional que envolve a EJA e suas consequências na formação dos estudantes. Com a pesquisa foi possível inferir que realizar atividades lúdicas com turmas de EJA, sem recair na infantilização torna-se um recurso a ser utilizado em sala de aula, desde que se considere o contexto no qual está inserido o estudante, suas potencialidades e subjetividades.
id UFRGS-2_5c52391a0c74bf60d191e6925b60d8f3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150419
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Rodrigo Sychocki daLudwig, Carla Angélica2017-01-04T02:26:56Z20162238-8079http://hdl.handle.net/10183/150419001008421O presente trabalho versa sobre o planejamento e execução de uma prática pedagógica envolvendo ludicidade na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Via de regra, a ludicidade está relacionada com a educação de crianças. O estudo problematiza tal relação, ao pontuar o lúdico como elemento vetorial na aprendizagem e constituição do sujeito, independente da faixa etária. Dentre as experiências realizadas em uma escola da rede municipal de Porto Alegre, a construção da fotonovela intitulada “Maria Esperança” oportunizou utilizar a ludicidade como princípio orientador. A partir das análises e reflexões sobre o projeto pretende-se contribuir no debate educacional que envolve a EJA e suas consequências na formação dos estudantes. Com a pesquisa foi possível inferir que realizar atividades lúdicas com turmas de EJA, sem recair na infantilização torna-se um recurso a ser utilizado em sala de aula, desde que se considere o contexto no qual está inserido o estudante, suas potencialidades e subjetividades.This paper deals with the planning and execution of a pedagogic practice involving playfulness in the Youth and Adult Education (EJA). As a rule, the playfulness is related to the education of children. The study discusses this relationship by pointing playful as a vector element in learning and constitution of the subject, regardless of age. Among the experiments in a municipal school in Porto Alegre, the construction of photo soap opera entitled "Mary Hope" provided an opportunity to use playfulness as a guiding principle. Based on the analysis and reflections about the project, there is the intention to contribute to the educational debate involving the EJA and its consequences in the training of students. Through this research it was possible to infer that performing fun activities with adult education classes, without falling into infantilization becomes a resource to be used in the classroom, since it considers the context in which the student is inserted, their potential and subjectivities.application/pdfporTear : revista de educação, ciência e tecnologia. Canoas, RS. Vol. 5, n. 2 (2016), p. 1-19AprendizagemEducação de jovens e adultosEnsinoLudicidadeLearningYouth and adult educationTeaching methodologiesPlayfulSobre um experimento na educação de jovens e adultos : a aprendizagem por meio da construção de fotonovelaOn an experiment in youth and adult education : through learning photo soap opera constructioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001008421.pdf001008421.pdfTexto completoapplication/pdf420869http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150419/1/001008421.pdfa35cb34a4ad8c77bc235fe727af505beMD51TEXT001008421.pdf.txt001008421.pdf.txtExtracted Texttext/plain49614http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150419/2/001008421.pdf.txt938b4b42eadc142e102e6a16e72806b9MD52THUMBNAIL001008421.pdf.jpg001008421.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1846http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150419/3/001008421.pdf.jpg181f7700f6569359b10de37736f82bd4MD5310183/1504192018-10-30 08:05:42.288oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150419Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:05:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sobre um experimento na educação de jovens e adultos : a aprendizagem por meio da construção de fotonovela
dc.title.alternative.en.fl_str_mv On an experiment in youth and adult education : through learning photo soap opera construction
title Sobre um experimento na educação de jovens e adultos : a aprendizagem por meio da construção de fotonovela
spellingShingle Sobre um experimento na educação de jovens e adultos : a aprendizagem por meio da construção de fotonovela
Silva, Rodrigo Sychocki da
Aprendizagem
Educação de jovens e adultos
Ensino
Ludicidade
Learning
Youth and adult education
Teaching methodologies
Playful
title_short Sobre um experimento na educação de jovens e adultos : a aprendizagem por meio da construção de fotonovela
title_full Sobre um experimento na educação de jovens e adultos : a aprendizagem por meio da construção de fotonovela
title_fullStr Sobre um experimento na educação de jovens e adultos : a aprendizagem por meio da construção de fotonovela
title_full_unstemmed Sobre um experimento na educação de jovens e adultos : a aprendizagem por meio da construção de fotonovela
title_sort Sobre um experimento na educação de jovens e adultos : a aprendizagem por meio da construção de fotonovela
author Silva, Rodrigo Sychocki da
author_facet Silva, Rodrigo Sychocki da
Ludwig, Carla Angélica
author_role author
author2 Ludwig, Carla Angélica
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rodrigo Sychocki da
Ludwig, Carla Angélica
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Educação de jovens e adultos
Ensino
Ludicidade
topic Aprendizagem
Educação de jovens e adultos
Ensino
Ludicidade
Learning
Youth and adult education
Teaching methodologies
Playful
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning
Youth and adult education
Teaching methodologies
Playful
description O presente trabalho versa sobre o planejamento e execução de uma prática pedagógica envolvendo ludicidade na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Via de regra, a ludicidade está relacionada com a educação de crianças. O estudo problematiza tal relação, ao pontuar o lúdico como elemento vetorial na aprendizagem e constituição do sujeito, independente da faixa etária. Dentre as experiências realizadas em uma escola da rede municipal de Porto Alegre, a construção da fotonovela intitulada “Maria Esperança” oportunizou utilizar a ludicidade como princípio orientador. A partir das análises e reflexões sobre o projeto pretende-se contribuir no debate educacional que envolve a EJA e suas consequências na formação dos estudantes. Com a pesquisa foi possível inferir que realizar atividades lúdicas com turmas de EJA, sem recair na infantilização torna-se um recurso a ser utilizado em sala de aula, desde que se considere o contexto no qual está inserido o estudante, suas potencialidades e subjetividades.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-04T02:26:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/150419
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2238-8079
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001008421
identifier_str_mv 2238-8079
001008421
url http://hdl.handle.net/10183/150419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Tear : revista de educação, ciência e tecnologia. Canoas, RS. Vol. 5, n. 2 (2016), p. 1-19
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150419/1/001008421.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150419/2/001008421.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150419/3/001008421.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a35cb34a4ad8c77bc235fe727af505be
938b4b42eadc142e102e6a16e72806b9
181f7700f6569359b10de37736f82bd4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224912568844288