Reflexões sobre a importância do uso de metodologias alternativas no ensino da classificação dos seres vivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maria Giuliany Assunção de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/394
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará Mirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências com Habilitação em Biologia.
id IFRO-1_532a0797cb51cb066120af390b519b0a
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/394
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository_id_str
spelling Reflexões sobre a importância do uso de metodologias alternativas no ensino da classificação dos seres vivosEstratégias de EnsinoAprendizagem SignificativaClassificação dos Seres VivosFerramentas TecnológicasTeaching StrategiesTeaching StrategiesClassification of Living BeingsTechnological ToolsTrabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará Mirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências com Habilitação em Biologia.A utilização de diferentes recursos no ensino de Ciências torna-o mais dinâmico e atraente, em oposição ao ensino tradicional, que, normalmente, caracteriza-se como transmissão de conhecimento do professor para o aluno. Este tipo de ensino não corresponde como um processo eficiente no que diz respeito a relação ensino aprendizagem. O ensino de Ciências tem grande relevância para a sociedade, tornando-se indispensável na integração do currículo escolar. A classificação dos seres vivos é de suma importância, pois além de classificar de maneira organizada os seres vivos existentes, auxilia em outras áreas como ecologia e conservação da biodiversidade. Nessa direção, o presente artigo teve como objetivo analisar a importância de se utilizar metodologias alternativas no ensino da classificação dos seres vivos. Para isso, foram analisados artigos encontrados na plataforma Google Acadêmico, sendo destacados os que apresentaram resultados positivos e reunidas neste artigo, as metodologias alternativas utilizadas. Pretende-se, com o tema proposto, sugerir ferramentas digitais e/ou aplicativos que auxiliem os docentes durante as aulas, tendo como base um trabalho qualitativo, com levantamento bibliográfico no site de pesquisa acima mencionado. Os resultados obtidos serão selecionados, analisados e explanados com a finalidade de evidenciar a validade desses métodos para tornar o ensino de Ciências mais proveitoso e proativo. Assim, as análises desenvolvidas apresentam projetos educativos que foram pensados com bastante cautela e precaução com o desenvolvimento do processo educacional, no intuito de melhorar o ensino e a aprendizagem dos discentes, propondo métodos alternativos que facilitem o aprendizado dos alunos, tornando o ensino mais atrativo e significativo.The use of different resources in Science teaching makes it more dynamic and attractive, as opposed to traditional teaching, which is usually characterized as the transmission of knowledge from the teacher to the student. This type of teaching does not correspond to an efficient process with regard to the teaching-learning relationship. The teaching of science is of great relevance to society, making it essential for the integration of the school curriculum. The classification of living beings is of paramount importance, as in addition to classifying existing living beings in an organized manner, it helps in other areas such as ecology and biodiversity conservation. In this direction, this article aimed to analyze the importance of using alternative methodologies in teaching the classification of living beings. For this, articles found on the Google Academic platform were analyzed, highlighting those that presented positive results and gathered in this article, the alternative methodologies used. It is intended, with the proposed theme, to suggest digital tools and/or applications that help teachers during classes, based on a qualitative work, with a bibliographic survey on the aforementioned research site. The results obtained will be selected, analyzed and explained in order to demonstrate the validity of these methods to make science teaching more fruitful and proactive. Thus, the analyzes developed present educational projects that were thought out with great caution and precaution with the development of the educational process, in order to improve the teaching and learning of students, proposing alternative methods that facilitate student learning, making teaching more attractive and significant.Campus Guajará-MirimLicenciatura em Ciências com habilitação em Química ou BiologiaSantos, Quézia Cristina de LimaSouza, Maria Giuliany Assunção de 2023-06-20T19:28:05Z2023-06-20T19:28:05Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUZA, Maria Giuliany de. Reflexões sobre a importância do uso de metodologias alternativas no ensino da classificação dos seres vivos. Orientadora: Quézia Cristina de Lima Santos. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2021.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/394porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-27T15:02:46Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/394Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-03-27T15:02:46Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniafalse
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre a importância do uso de metodologias alternativas no ensino da classificação dos seres vivos
title Reflexões sobre a importância do uso de metodologias alternativas no ensino da classificação dos seres vivos
spellingShingle Reflexões sobre a importância do uso de metodologias alternativas no ensino da classificação dos seres vivos
Souza, Maria Giuliany Assunção de
Estratégias de Ensino
Aprendizagem Significativa
Classificação dos Seres Vivos
Ferramentas Tecnológicas
Teaching Strategies
Teaching Strategies
Classification of Living Beings
Technological Tools
title_short Reflexões sobre a importância do uso de metodologias alternativas no ensino da classificação dos seres vivos
title_full Reflexões sobre a importância do uso de metodologias alternativas no ensino da classificação dos seres vivos
title_fullStr Reflexões sobre a importância do uso de metodologias alternativas no ensino da classificação dos seres vivos
title_full_unstemmed Reflexões sobre a importância do uso de metodologias alternativas no ensino da classificação dos seres vivos
title_sort Reflexões sobre a importância do uso de metodologias alternativas no ensino da classificação dos seres vivos
author Souza, Maria Giuliany Assunção de
author_facet Souza, Maria Giuliany Assunção de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Quézia Cristina de Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Maria Giuliany Assunção de
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de Ensino
Aprendizagem Significativa
Classificação dos Seres Vivos
Ferramentas Tecnológicas
Teaching Strategies
Teaching Strategies
Classification of Living Beings
Technological Tools
topic Estratégias de Ensino
Aprendizagem Significativa
Classificação dos Seres Vivos
Ferramentas Tecnológicas
Teaching Strategies
Teaching Strategies
Classification of Living Beings
Technological Tools
description Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará Mirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências com Habilitação em Biologia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-06-20T19:28:05Z
2023-06-20T19:28:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Maria Giuliany de. Reflexões sobre a importância do uso de metodologias alternativas no ensino da classificação dos seres vivos. Orientadora: Quézia Cristina de Lima Santos. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2021.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/394
identifier_str_mv SOUZA, Maria Giuliany de. Reflexões sobre a importância do uso de metodologias alternativas no ensino da classificação dos seres vivos. Orientadora: Quézia Cristina de Lima Santos. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2021.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Guajará-Mirim
Licenciatura em Ciências com habilitação em Química ou Biologia
publisher.none.fl_str_mv Campus Guajará-Mirim
Licenciatura em Ciências com habilitação em Química ou Biologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1802120968878948352