Classificação dos seres vivos : uma aventura didática para o 5º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Carla Daniela Loureiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2697
Resumo: O presente relatório final foi realizado no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada II, onde se desenvolveu uma investigação na área das Ciências da Natureza. A falta de motivação dos alunos para aprendizagem de determinados conteúdos programáticos revela-se um desafio a ter em consideração na planificação das aulas. Este trabalho de investigação, aplicado a uma turma do 5º ano de escolaridade, baseia-se na seguinte questão problema: Como poderá tornar-se o ensino do conteúdo programático da Classificação de Seres Vivos motivante para os alunos? O seu principal objetivo é a implementação de uma proposta didática, baseada na execução de jogos didáticos, captando a atenção e interesse dos alunos. Sendo um estudo de natureza mista, os resultados obtidos foram tratados segundo a análise estatística aliada com a análise de conteúdo. A fim de se conhecer as opiniões dos professores em relação à problemática de estudo, aplicou-se um questionário aos professores do 2º ciclo que lecionassem a disciplina. Para a deteção dos conhecimentos prévios dos alunos foi aplicado um questionário antes da implementação pedagógica. E, para se identificar o possível abandono de conceções alternativas, bem como a opinião dos alunos em relação à proposta didática foi aplicado um segundo questionário após a implementação. Pode afirmar-se, que através da análise dos dados obtidos, se atingiram os objetivos traçados para o estudo. Com a implementação dos jogos didáticos foi possível motivar os alunos para o conteúdo lecionado.
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