Classificação dos seres vivos : uma aventura didática para o 5º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2697 |
Resumo: | O presente relatório final foi realizado no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada II, onde se desenvolveu uma investigação na área das Ciências da Natureza. A falta de motivação dos alunos para aprendizagem de determinados conteúdos programáticos revela-se um desafio a ter em consideração na planificação das aulas. Este trabalho de investigação, aplicado a uma turma do 5º ano de escolaridade, baseia-se na seguinte questão problema: Como poderá tornar-se o ensino do conteúdo programático da Classificação de Seres Vivos motivante para os alunos? O seu principal objetivo é a implementação de uma proposta didática, baseada na execução de jogos didáticos, captando a atenção e interesse dos alunos. Sendo um estudo de natureza mista, os resultados obtidos foram tratados segundo a análise estatística aliada com a análise de conteúdo. A fim de se conhecer as opiniões dos professores em relação à problemática de estudo, aplicou-se um questionário aos professores do 2º ciclo que lecionassem a disciplina. Para a deteção dos conhecimentos prévios dos alunos foi aplicado um questionário antes da implementação pedagógica. E, para se identificar o possível abandono de conceções alternativas, bem como a opinião dos alunos em relação à proposta didática foi aplicado um segundo questionário após a implementação. Pode afirmar-se, que através da análise dos dados obtidos, se atingiram os objetivos traçados para o estudo. Com a implementação dos jogos didáticos foi possível motivar os alunos para o conteúdo lecionado. |
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Classificação dos seres vivos : uma aventura didática para o 5º ano de escolaridadeEnsino das ciênciasClassificação dos seres vivosIdeias préviasMotivação na aprendizagemJogos didácticosScience teachingClassification of living thingsPreconceived ideasMotivation in learningDidactic gamesO presente relatório final foi realizado no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada II, onde se desenvolveu uma investigação na área das Ciências da Natureza. A falta de motivação dos alunos para aprendizagem de determinados conteúdos programáticos revela-se um desafio a ter em consideração na planificação das aulas. Este trabalho de investigação, aplicado a uma turma do 5º ano de escolaridade, baseia-se na seguinte questão problema: Como poderá tornar-se o ensino do conteúdo programático da Classificação de Seres Vivos motivante para os alunos? O seu principal objetivo é a implementação de uma proposta didática, baseada na execução de jogos didáticos, captando a atenção e interesse dos alunos. Sendo um estudo de natureza mista, os resultados obtidos foram tratados segundo a análise estatística aliada com a análise de conteúdo. A fim de se conhecer as opiniões dos professores em relação à problemática de estudo, aplicou-se um questionário aos professores do 2º ciclo que lecionassem a disciplina. Para a deteção dos conhecimentos prévios dos alunos foi aplicado um questionário antes da implementação pedagógica. E, para se identificar o possível abandono de conceções alternativas, bem como a opinião dos alunos em relação à proposta didática foi aplicado um segundo questionário após a implementação. Pode afirmar-se, que através da análise dos dados obtidos, se atingiram os objetivos traçados para o estudo. Com a implementação dos jogos didáticos foi possível motivar os alunos para o conteúdo lecionado.This final report was carried out during the Supervised Teaching Practice II, where a research was developed on Science of Nature’s content. The lack of motivation to learn certain syllabus proves to be a challenge to be taken into account when planning lessons. This research was applied to a 5th grade class based on the following question problem: How could teaching the syllabus of the Classification of Living Things become motivating for students? Its main goal is to implement a didactic proposal based on the execution of educational games capturing the attention and interest of students. As a study of a mixed nature the results obtained were treated by statistical analysis combined with content analysis. In order to know teachers’ opinions regarding the issue of study we’ve applied a questionnaire to teachers in the 2nd cycle lecturing the subject. For the assessment of students’ prior knowledge a questionnaire was used previously to pedagogical implementation. Likewise to identify the possible abandonment of alternative conceptions as well as the students' view regarding the didactic proposal a questionnaire was applied after implementation. Through the analysis of data obtained it can be said that the goals set for the study were achieved. The implementation of educational games allowed to motivate students to the syllabus content taught.2022-04-04T14:08:55Z2013-02-19T00:00:00Z2013-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2697TID:202983226porGomes, Carla Daniela Loureiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-11T08:11:03Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2697Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-11T08:11:03Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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