O uso de recursos didáticos: contribuição para o ensino de genética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Tainara Flôres de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/893
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências Biológicas.
id IFRO-1_81704d1687e73b4e7b74452b4efab61a
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/893
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling O uso de recursos didáticos: contribuição para o ensino de genéticaJornada GenéticaJogos DidáticosProtótipo de JogoAprendizagemGenetic JourneyDidactic gamesGame PrototypeLearningTrabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências Biológicas.Os temas relacionados à genética, a exemplo de DNA, clonagem, hereditariedade, transgênicos e edição gênica tornaram-se populares devido aos meios de comunicação. No entanto, existem dificuldades no ensino dessa disciplina, conforme informações encontradas na literatura, associadas à ausência de recursos pedagógicos adequados para o ensino de genética. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo apresentar as contribuições dos recursos didáticos para o ensino de genética e desenvolver um protótipo de jogo. Por meio de uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados Google Acadêmico e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD foram obtidos 1850 trabalhos, que após serem identificados e categorizados resultou em 40 trabalhos acadêmicos para leitura e avaliação, incluindo artigos, dissertações, teses e anais. O protótipo de jogo “Jornada Genética” foi elaborado para contribuir com o processo de abstração e aprendizagem do conteúdo, com base em conceitos de genética. Os resultados indicaram que existem vários trabalhos científicos que abordam o uso de recursos didáticos em sala aula como um instrumento facilitador de ensino e aprendizagem, os quais podem ser empregados em sala de aula. Logo, observa-se que é fundamental a utilização de vários recursos didáticos para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem.Topics related to genetics, such as DNA, cloning, heredity, transgenics and gene editing have become popular due to the media. However, there are difficulties in teaching genetics, according to information found in the literature, associated with the lack of appropriate teaching resources for genetics. In this context, the aim of this study was to present the contributions of teaching resources to the teaching of genetics and to develop a prototype game. Through a systematic review of the literature in the Google Scholar and Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) databases, 1850 works were obtained, which after being identified and categorized resulted in 40 academic works for reading and evaluation, including articles, 4 dissertations, theses and Annals. The game prototype "Jornada Genética" was designed to contribute to the process of abstraction and learning of the content, based on basic concepts of genetics. The results showed that there are several scientific papers that address the use of didactic resources in the classroom as a tool to facilitate teaching and learning, which can be used in the classroom. In view of this, it can be seen that the use of various didactic resources to help in the teaching and learning process is fundamental.Campus Guajará-MirimLicenciatura em Ciências BiológicasPrates Júnior, PauloAzevedo, Tainara Flôres de2024-03-26T19:29:50Z2024-03-26T19:29:50Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAZEVEDO, Tainara Flôres de. O uso de recursos didáticos: contribuição para o ensino de genética. Orientador: Paulo Prates Júnior. 2023. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/893porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-27T03:00:19Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/893Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-03-27T03:00:19Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de recursos didáticos: contribuição para o ensino de genética
title O uso de recursos didáticos: contribuição para o ensino de genética
spellingShingle O uso de recursos didáticos: contribuição para o ensino de genética
Azevedo, Tainara Flôres de
Jornada Genética
Jogos Didáticos
Protótipo de Jogo
Aprendizagem
Genetic Journey
Didactic games
Game Prototype
Learning
title_short O uso de recursos didáticos: contribuição para o ensino de genética
title_full O uso de recursos didáticos: contribuição para o ensino de genética
title_fullStr O uso de recursos didáticos: contribuição para o ensino de genética
title_full_unstemmed O uso de recursos didáticos: contribuição para o ensino de genética
title_sort O uso de recursos didáticos: contribuição para o ensino de genética
author Azevedo, Tainara Flôres de
author_facet Azevedo, Tainara Flôres de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prates Júnior, Paulo
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Tainara Flôres de
dc.subject.por.fl_str_mv Jornada Genética
Jogos Didáticos
Protótipo de Jogo
Aprendizagem
Genetic Journey
Didactic games
Game Prototype
Learning
topic Jornada Genética
Jogos Didáticos
Protótipo de Jogo
Aprendizagem
Genetic Journey
Didactic games
Game Prototype
Learning
description Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências Biológicas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-03-26T19:29:50Z
2024-03-26T19:29:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AZEVEDO, Tainara Flôres de. O uso de recursos didáticos: contribuição para o ensino de genética. Orientador: Paulo Prates Júnior. 2023. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2023.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/893
identifier_str_mv AZEVEDO, Tainara Flôres de. O uso de recursos didáticos: contribuição para o ensino de genética. Orientador: Paulo Prates Júnior. 2023. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2023.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Guajará-Mirim
Licenciatura em Ciências Biológicas
publisher.none.fl_str_mv Campus Guajará-Mirim
Licenciatura em Ciências Biológicas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275585813282816