A história da maquiagem e das pinturas corporais no ensino da química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simione, Livia Izabella Novais Silva
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Souza, Albanita Buarque de, Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de, Cunha, Elise Marques Freire, Macedo, Joci Neuby Alves
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1091
Resumo: Artigo apresentado ao Curso Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Licenciada em Química.
id IFRO-1_92a876161d1baf6ed6b3f83c62d1baa2
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1091
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling A história da maquiagem e das pinturas corporais no ensino da químicaMaquiagemPinturas corporaisInterdisciplinaridadeMetodologia ativaQuímicaMakeupBody paintingInterdisciplinarityActive methodologyChemicalArtigo apresentado ao Curso Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Licenciada em Química.O aprendizado ativo e a interdisciplinaridade constituem-se novo paradigma na educação de qualidade, colaborativa e motivadora, que auxilia no processo de ensino/aprendizagem das disciplinas escolares, em um contexto onde as escolas precisam se adaptar à era da tecnologia. Nesta perspectiva, o relato apresenta as ações desenvolvidas durante o desenvolvimento do projeto de ensino interdisciplinar “A história da maquiagem e das pinturas corporais” realizado em 2023, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) por uma acadêmica do curso de Licenciatura em Química. O projeto teve como objetivo analisar como a aplicação de metodologias ativas, contribuiu para a aprendizagem da Química. Foi feita uma revisão de literatura, desenvolvidos e apresentados vídeos aos alunos participantes abordando a temática trabalhada. Os resultados mostraram que o projeto contribuiu efetivamente para a aprendizagem em Química, História e para a Língua Portuguesa, principalmente no âmbito da leitura, interpretação e produção textual. Portanto, conclui-se que o projeto desenvolvido alcançou seus objetivos quanto à comprovação de que o uso de metodologia ativa e a interdisciplinaridade contribuem para a melhoria do processo de aprendizagem dos discentes, além de oportunizar aos futuros professores a experiência do contato com novas metodologias de ensino afim de que estes possam aplicá-las durante o exercício do magistério.Active learning and interdisciplinarity constitute a new paradigm in quality, collaborative and motivating education, which assists in the teaching/learning process of school subjects, in a context where schools need to adapt to the age of technology. From this perspective, the report presents the actions developed during the development of the interdisciplinary teaching project “The history of makeup and body painting” carried out in 2023, at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia (IFRO) by an academic from the course Degree in Chemistry. The project aimed to analyze how the application of active methodologies contributed to the learning of Chemistry. A literature review was carried out, videos were developed and presented to participating students addressing the topic discussed. The results showed that the project effectively contributed to learning in Chemistry, History and the Portuguese Language, mainly in the context of reading, interpretation and textual production. Therefore, it is concluded that the developed project achieved its objectives in terms of proving that the use of active methodology and interdisciplinarity contribute to improving the students' learning process, in addition to providing future teachers with the opportunity to experience contact with new methodologies. teaching so that they can apply them during teaching.Campus Ji-ParanáLicenciatura em QuímicaSouza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo deMacedo, Joci Neuby AlvesSimione, Livia Izabella Novais SilvaSouza, Albanita Buarque deSouza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo deCunha, Elise Marques FreireMacedo, Joci Neuby Alves2024-08-19T13:16:24Z2024-08-19T13:16:24Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSIMIONE, Livia Izabella Novais Silva. A história da maquiagem e das pinturas corporais no ensino da química. Orientadora: Profa. Joci Neuby Alves Macedo. 2024. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Ji-Paraná, 2024.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1091porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-20T03:00:20Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1091Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-20T03:00:20Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv A história da maquiagem e das pinturas corporais no ensino da química
title A história da maquiagem e das pinturas corporais no ensino da química
spellingShingle A história da maquiagem e das pinturas corporais no ensino da química
Simione, Livia Izabella Novais Silva
Maquiagem
Pinturas corporais
Interdisciplinaridade
Metodologia ativa
Química
Makeup
Body painting
Interdisciplinarity
Active methodology
Chemical
title_short A história da maquiagem e das pinturas corporais no ensino da química
title_full A história da maquiagem e das pinturas corporais no ensino da química
title_fullStr A história da maquiagem e das pinturas corporais no ensino da química
title_full_unstemmed A história da maquiagem e das pinturas corporais no ensino da química
title_sort A história da maquiagem e das pinturas corporais no ensino da química
author Simione, Livia Izabella Novais Silva
author_facet Simione, Livia Izabella Novais Silva
Souza, Albanita Buarque de
Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de
Cunha, Elise Marques Freire
Macedo, Joci Neuby Alves
author_role author
author2 Souza, Albanita Buarque de
Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de
Cunha, Elise Marques Freire
Macedo, Joci Neuby Alves
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de
Macedo, Joci Neuby Alves
dc.contributor.author.fl_str_mv Simione, Livia Izabella Novais Silva
Souza, Albanita Buarque de
Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de
Cunha, Elise Marques Freire
Macedo, Joci Neuby Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Maquiagem
Pinturas corporais
Interdisciplinaridade
Metodologia ativa
Química
Makeup
Body painting
Interdisciplinarity
Active methodology
Chemical
topic Maquiagem
Pinturas corporais
Interdisciplinaridade
Metodologia ativa
Química
Makeup
Body painting
Interdisciplinarity
Active methodology
Chemical
description Artigo apresentado ao Curso Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Licenciada em Química.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-19T13:16:24Z
2024-08-19T13:16:24Z
2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SIMIONE, Livia Izabella Novais Silva. A história da maquiagem e das pinturas corporais no ensino da química. Orientadora: Profa. Joci Neuby Alves Macedo. 2024. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Ji-Paraná, 2024.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1091
identifier_str_mv SIMIONE, Livia Izabella Novais Silva. A história da maquiagem e das pinturas corporais no ensino da química. Orientadora: Profa. Joci Neuby Alves Macedo. 2024. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Ji-Paraná, 2024.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Ji-Paraná
Licenciatura em Química
publisher.none.fl_str_mv Campus Ji-Paraná
Licenciatura em Química
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275584103055360