O Ensino do solo na Geografia: uma interpretação da prática em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Pâmela Cristina de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/608
Resumo: Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Geografia.
id IFRO-1_934e806fea5291954f11da5ec9836fe4
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/608
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling O Ensino do solo na Geografia: uma interpretação da prática em sala de aulaCiência do soloGeografia FísicaPrática de ensinoTrabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Geografia.A Geografia é a Ciência que estuda as características da Terra e as relações do homem com a natureza, logo o solo é o principal elemento do ecossistema terrestre, desde alicerce para as construções civis a agente modificador da paisagem. O objetivo principal deste trabalho foi promover o ensino do Solo na Geografia com uma interpretação prática e teórica da Pedologia nas turmas do 1° ano do ensino médio, que visa sensibilizar os alunos em busca da concretização da consciência pedológica e demonstrar sua importância para os ecossistemas. As atividades foram realizadas por meio de metodologias ativas de ensino-aprendizagem que destacam-se buscando desafios aos estudantes na construção do conhecimento, foram utilizadas atividades práticas envolvendo a temática para melhor desempenho dos estudantes. Os resultados foram relevantes pelo teste F ao nível de 5% de probabilidade, pois as notas dos alunos tiveram um aumento significativo posteriormente as atividades práticas, visto que as notas anteriores passaram de 2 para 4,39 com máxima 5. Diante dos resultados obtidos, é evidente que as atividades realizadas por meio das aulas práticas são essenciais para a melhor aprendizagem dos discentes.Geography is the Science that studies the characteristics of the Earth and the relationships between man and nature, so soil is the main element of the Earth's ecosystem, from the foundation for civil constructions to an agent that modifies the landscape. The main objective of this work was to promote the teaching of Soil in Geography with a practical and theoretical interpretation of Pedology in 1st year high school classes, which aims to sensitize students in search of the realization of pedological awareness and demonstrate its importance for ecosystems. The activities were carried out through active teaching-learning methodologies that stand out in seeking challenges for students in the construction of knowledge, practical activities involving the theme were used to improve student performance. The results were relevant by the F test at a 5% probability level, as the students' grades had a significant increase after the practical activities, as the previous grades went from 2 to 4.39 with a maximum of 5. Given the results obtained, It is clear that the activities carried out through practical classes are essential for better student learning.Campus CacoalLicenciatura em GeografiaSilva, Jhonata Lemos daTorres, Pâmela Cristina de Oliveira2023-12-06T20:35:42Z2023-12-06T20:35:42Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfTORRES, Pâmela Cristina de Oliveira. O Ensino do solo na Geografia: uma interpretação da prática em sala de aula. Orientador: Jhonata Lemos da Silva,. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/608porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-20T09:38:29Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/608Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2023-12-20T09:38:29Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino do solo na Geografia: uma interpretação da prática em sala de aula
title O Ensino do solo na Geografia: uma interpretação da prática em sala de aula
spellingShingle O Ensino do solo na Geografia: uma interpretação da prática em sala de aula
Torres, Pâmela Cristina de Oliveira
Ciência do solo
Geografia Física
Prática de ensino
title_short O Ensino do solo na Geografia: uma interpretação da prática em sala de aula
title_full O Ensino do solo na Geografia: uma interpretação da prática em sala de aula
title_fullStr O Ensino do solo na Geografia: uma interpretação da prática em sala de aula
title_full_unstemmed O Ensino do solo na Geografia: uma interpretação da prática em sala de aula
title_sort O Ensino do solo na Geografia: uma interpretação da prática em sala de aula
author Torres, Pâmela Cristina de Oliveira
author_facet Torres, Pâmela Cristina de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Jhonata Lemos da
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Pâmela Cristina de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência do solo
Geografia Física
Prática de ensino
topic Ciência do solo
Geografia Física
Prática de ensino
description Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Geografia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-06T20:35:42Z
2023-12-06T20:35:42Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TORRES, Pâmela Cristina de Oliveira. O Ensino do solo na Geografia: uma interpretação da prática em sala de aula. Orientador: Jhonata Lemos da Silva,. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2023.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/608
identifier_str_mv TORRES, Pâmela Cristina de Oliveira. O Ensino do solo na Geografia: uma interpretação da prática em sala de aula. Orientador: Jhonata Lemos da Silva,. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2023.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Licenciatura em Geografia
publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Licenciatura em Geografia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275585897168896