Gestão de marketing: proposta de intervenção em uma microempresa de telecomunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/558 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Comercial pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. |
id |
IFRO-1_9f1401b0499180d5bd6983e188f35e81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/558 |
network_acronym_str |
IFRO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão de marketing: proposta de intervenção em uma microempresa de telecomunicaçãoMarketing digitalEmpreendedorismoProjeto de intervençãoDigital marketingEntrepreneurshipIntervention projectTrabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Comercial pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.Este projeto de intervenção tem como objetivo apresentar formas de intervenções e melhorias na gestão de uma microempresa de telecomunicações, localizada na região norte do estado de Rondônia, através do marketing digital nas redes sociais. Foi realizada uma pesquisa exploratória, de procedimento bibliográfico, e posteriormente, foi efetuado um estudo de caso, buscando, através de entrevistas e planos de ação, a implantação de uma gestão de marketing em uma microempresa. Através dessa pesquisa descritiva, foi possível identificar os fatores considerados cruciais para a implantação das técnicas aplicadas nas redes sociais, e por meio da pesquisa bibliográfica, foi possível aprofundar os temas definidos no projeto de intervenção, consolidando o referencial-teórico. Uma das proposições é criar uma página empresarial nas redes sociais das plataformas do Facebook e Instagram, além de definir objetivos da sua campanha, com isso conseguir aumentar sua base de clientes e fidelização de seus atuais consumidores, através desse maior engajamento proporcionado pelas redes sociais.This intervention project aims to present forms of interventions and improvements in the management of a telecommunications micro-enterprise, located in the northern region of the state of Rondônia, through digital marketing on social networks. Exploratory research was carried out, with a bibliographical procedure, and later, a case study will be carried out, seeking, through interviews and action plans, the implantation of a marketing management in a micro enterprise. Through this descriptive research, it will be possible to identify the factors considered crucial for the implementation of techniques applied in social networks, and through bibliographical research, it will be possible to deepen the themes defined in the intervention project, consolidating the theoretical framework. One of the propositions is to create a business page on the social networks of the Facebook and Instagram platforms, in addition to defining the objectives of your campaign, thereby increasing your customer base and loyalty of your current consumers, through the greater engagement provided by social networks.Campus VilhenaTecnologia em Gestão Comercial (EaD)Mesquita, Alan AndradeGarcia, Lucas Soares2023-11-17T18:32:44Z2023-11-17T18:32:44Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGARCIA, Lucas Soares. Gestão de marketing: proposta de intervenção em uma microempresa de telecomunicação. Orientador: Alan Andrade Mesquita. 2022. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Gestão Comercial), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, 2022.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/558porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-23T10:09:53Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/558Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-02-23T10:09:53Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão de marketing: proposta de intervenção em uma microempresa de telecomunicação |
title |
Gestão de marketing: proposta de intervenção em uma microempresa de telecomunicação |
spellingShingle |
Gestão de marketing: proposta de intervenção em uma microempresa de telecomunicação Garcia, Lucas Soares Marketing digital Empreendedorismo Projeto de intervenção Digital marketing Entrepreneurship Intervention project |
title_short |
Gestão de marketing: proposta de intervenção em uma microempresa de telecomunicação |
title_full |
Gestão de marketing: proposta de intervenção em uma microempresa de telecomunicação |
title_fullStr |
Gestão de marketing: proposta de intervenção em uma microempresa de telecomunicação |
title_full_unstemmed |
Gestão de marketing: proposta de intervenção em uma microempresa de telecomunicação |
title_sort |
Gestão de marketing: proposta de intervenção em uma microempresa de telecomunicação |
author |
Garcia, Lucas Soares |
author_facet |
Garcia, Lucas Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mesquita, Alan Andrade |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Lucas Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing digital Empreendedorismo Projeto de intervenção Digital marketing Entrepreneurship Intervention project |
topic |
Marketing digital Empreendedorismo Projeto de intervenção Digital marketing Entrepreneurship Intervention project |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Comercial pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-11-17T18:32:44Z 2023-11-17T18:32:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GARCIA, Lucas Soares. Gestão de marketing: proposta de intervenção em uma microempresa de telecomunicação. Orientador: Alan Andrade Mesquita. 2022. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Gestão Comercial), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, 2022. http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/558 |
identifier_str_mv |
GARCIA, Lucas Soares. Gestão de marketing: proposta de intervenção em uma microempresa de telecomunicação. Orientador: Alan Andrade Mesquita. 2022. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Gestão Comercial), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, 2022. |
url |
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Campus Vilhena Tecnologia em Gestão Comercial (EaD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Campus Vilhena Tecnologia em Gestão Comercial (EaD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instacron:IFRO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
instacron_str |
IFRO |
institution |
IFRO |
reponame_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
collection |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br |
_version_ |
1809275585877245952 |