Reflexão: o papel didático do professor no ensino da matemática, diante das novas tecnologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Kleber Gilbert da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/621
Resumo: Trabalho de Conclusão do curso em forma Artigo Científico, apresentado a Banca Examinadora do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação e Tecnologia de Rondônia – Campus Vilhena, realizado em cumprimento de requisito para obtenção do título de Licenciatura em Matemática.
id IFRO-1_a411dee229771027411fa37763fd7fe0
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/621
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Reflexão: o papel didático do professor no ensino da matemática, diante das novas tecnologiasDidáticaTecnologiasMatemáticaTechnologiesTeachingMathematicsTrabalho de Conclusão do curso em forma Artigo Científico, apresentado a Banca Examinadora do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação e Tecnologia de Rondônia – Campus Vilhena, realizado em cumprimento de requisito para obtenção do título de Licenciatura em Matemática.O ensino aprendizagem é desenvolvido com relação entre indivíduos, resultando em uma construção com várias transformações durante todo percurso vivido. Assim abordamos no presente trabalho um estudo teórico crítico-reflexivo e construtivo, voltado para reestruturação de conhecimentos pré-ajustados. Para entender todo processo de transformação do conhecimento, analisamos diversos componentes da didática no ensino da matemática, inclusive o uso de tecnologias nesse processo. Iniciando com a transposição didática, que dentre outras definições é a transformação do saber científico para o saber educacional no âmbito escolar, em seguida o estudo das relações entre o professor e o uso das tecnologias de forma didática, tratando por final, o uso e inovação didático tecnológica voltada aos docentes. O resultado dessa proposição indica vários paradigmas entre as relações do professor e aluno, intrinsecamente entre a didática aplicada concomitante ao uso de tecnologias, levando a reflexões sobre novas perspectivas no processo ensino-aprendizagem. Palavras-chaves: Didática. Tecnologias. Ensino. Matemática.Teaching and learning is developed in relation to individuals, resulting in a construction with several transformations throughout the lived journey. Thus, in the present work, we approach a critical-reflective and constructive theoretical study, aimed at restructuring per?adjusted knowledge. To understand the entire process of knowledge transformation, we analyzed several components of didactic in mathematics teaching, including the use of technologies in this process. Starting with the didactic transposition, which among other definitions is the transformation of scientific knowledge to educational knowledge in the school environment, then the study of the relationship between the teacher and the use of technologies in a didactic way, finally dealing with the use and innovation didactic technology aimed at teachers. The result of this proposition indicates several paradigms between teacher and student relationships, intrinsically between applied didactic concomitant with the use of technologies, leading to reflections on new perspectives in the teaching-learning processCampus VilhenaLicenciatura em MatemáticaNovais, Fátima Hassan AbdallaSilva, Kleber Gilbert da2023-12-11T19:28:27Z2023-12-11T19:28:27Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Kleber Gilbert da. Reflexão: o papel didático do professor no ensino da matemática, diante das novas tecnologias. Orientadora: Fátima Hassan Abdalla Novais. 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/621porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-21T14:58:56Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/621Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-02-21T14:58:56Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexão: o papel didático do professor no ensino da matemática, diante das novas tecnologias
title Reflexão: o papel didático do professor no ensino da matemática, diante das novas tecnologias
spellingShingle Reflexão: o papel didático do professor no ensino da matemática, diante das novas tecnologias
Silva, Kleber Gilbert da
Didática
Tecnologias
Matemática
Technologies
Teaching
Mathematics
title_short Reflexão: o papel didático do professor no ensino da matemática, diante das novas tecnologias
title_full Reflexão: o papel didático do professor no ensino da matemática, diante das novas tecnologias
title_fullStr Reflexão: o papel didático do professor no ensino da matemática, diante das novas tecnologias
title_full_unstemmed Reflexão: o papel didático do professor no ensino da matemática, diante das novas tecnologias
title_sort Reflexão: o papel didático do professor no ensino da matemática, diante das novas tecnologias
author Silva, Kleber Gilbert da
author_facet Silva, Kleber Gilbert da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Novais, Fátima Hassan Abdalla
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Kleber Gilbert da
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Tecnologias
Matemática
Technologies
Teaching
Mathematics
topic Didática
Tecnologias
Matemática
Technologies
Teaching
Mathematics
description Trabalho de Conclusão do curso em forma Artigo Científico, apresentado a Banca Examinadora do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação e Tecnologia de Rondônia – Campus Vilhena, realizado em cumprimento de requisito para obtenção do título de Licenciatura em Matemática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-12-11T19:28:27Z
2023-12-11T19:28:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Kleber Gilbert da. Reflexão: o papel didático do professor no ensino da matemática, diante das novas tecnologias. Orientadora: Fátima Hassan Abdalla Novais. 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/621
identifier_str_mv SILVA, Kleber Gilbert da. Reflexão: o papel didático do professor no ensino da matemática, diante das novas tecnologias. Orientadora: Fátima Hassan Abdalla Novais. 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Vilhena
Licenciatura em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Campus Vilhena
Licenciatura em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275580727689216