LIVRO DIDÁTICO E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre Dutra
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Francislê Neri de Souza, António Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e915
Resumo: O livro didático (LD) ainda é a mais utilizada ferramenta de ensino no Brasil, mas seu uso está ligado a metodologias tradicionais. No entanto, a eficácia do livro didático é questionada diante das novas tecnologias digitais (TD) que possibilitam o acesso à informação em qualquer lugar e hora, e em diferentes formatos multimídias. Todo este contexto constitui-se um enorme desafio para os professores de matemática. Assim o objetivo deste artigo é avaliar possibilidades para a associação do LD às TD como ferramentas para um ensino ativo em Matemática, tendo como cenário uma rede de escolas privadas no Brasil. As questões de investigação são: Qual é papel que os professores de Matemática atribuem ao LD e às TD e como usam essas ferramentas em suas práticas? Este trabalho constituísse num estudo de caso com professores que usaram estratégias de ensino ativo em Matemática com o uso do LD associado às TD. Tem por base questionários e entrevistas a professores de diferentes partes do Brasil. A análise das entrevistas aponta para uma disposição positiva no uso de TD no contexto educacional, mesmo diante de limitações por parte do professor, da escola ou outras adversidades. A análise mostra também que o planejamento das aulas é baseado na experiência do professor e sequência apresentada no LD que é, geralmente, estático, com poucas alterações sistêmicas ao longo do processo. Assim, a análise trouxe evidências de que as práticas de ensino dos professores possuem características de ensino passivo com “leves pitadas” de estratégias com potencial para um ensino ativo.
id RCAP_5290ac44a8eb7eabb851d4bc6d03351f
oai_identifier_str oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/915
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling LIVRO DIDÁTICO E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICATEXTBOOK AND DIGITAL TECHNOLOGIES IN THE PRACTICE OF MATHEMATICS TEACHERSEnsino ativoLivro didáticoLivro didático digitalTecnologias digitaisEnsino de MatemáticaActive teachingTextbookDigital textbookDigital technologyMathematics teachingO livro didático (LD) ainda é a mais utilizada ferramenta de ensino no Brasil, mas seu uso está ligado a metodologias tradicionais. No entanto, a eficácia do livro didático é questionada diante das novas tecnologias digitais (TD) que possibilitam o acesso à informação em qualquer lugar e hora, e em diferentes formatos multimídias. Todo este contexto constitui-se um enorme desafio para os professores de matemática. Assim o objetivo deste artigo é avaliar possibilidades para a associação do LD às TD como ferramentas para um ensino ativo em Matemática, tendo como cenário uma rede de escolas privadas no Brasil. As questões de investigação são: Qual é papel que os professores de Matemática atribuem ao LD e às TD e como usam essas ferramentas em suas práticas? Este trabalho constituísse num estudo de caso com professores que usaram estratégias de ensino ativo em Matemática com o uso do LD associado às TD. Tem por base questionários e entrevistas a professores de diferentes partes do Brasil. A análise das entrevistas aponta para uma disposição positiva no uso de TD no contexto educacional, mesmo diante de limitações por parte do professor, da escola ou outras adversidades. A análise mostra também que o planejamento das aulas é baseado na experiência do professor e sequência apresentada no LD que é, geralmente, estático, com poucas alterações sistêmicas ao longo do processo. Assim, a análise trouxe evidências de que as práticas de ensino dos professores possuem características de ensino passivo com “leves pitadas” de estratégias com potencial para um ensino ativo.The textbook (TB) is still the most used teaching tool in Brazil, but its use is linked to traditional methodologies. However, the effectiveness of the textbook is questioned in the face of new digital technologies (DT) that allow access to information anywhere and at any time, and in different multimedia formats. This whole context constitutes a huge challenge for mathematics teachers. Thus, the objective of this article is to evaluate possibilities for associating TB with DT as tools for active teaching in Mathematics, having as a scenario a network of private schools in Brazil. The research questions are: What is the role that Mathematics teachers attribute to textbooks and DTs and how do they use these tools in their practices? This work constituted a case study with teachers who used active teaching strategies in Mathematics with the use of textbooks associated with DTs. It is based on questionnaires and interviews with teachers from different parts of Brazil. The analysis of the interviews points to a positive disposition in the use of DT in the educational context, even in the face of limitations on the part of the teacher, the school or other adversities. The analysis also shows that lesson planning is based on the teacher's experience and the sequence presented in the textbook is generally static, with few systemic changes throughout the process. Thus, the analysis brought evidence that the teachers' teaching practices have characteristics of passive teaching with "light hints" of strategies with potential for active teaching.Ludomedia2023-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e915https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e915New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Qualitative Research in Education; e915New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Investigación Cualitativa en Educación; e915New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Investigação Qualitativa em Educação; e9152184-777010.36367/ntqr.17.2023reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/915https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/915/943Alexandre DutraFrancislê Neri de SouzaAntónio Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-22T07:02:14Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/915Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:34:03.900601Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv LIVRO DIDÁTICO E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
TEXTBOOK AND DIGITAL TECHNOLOGIES IN THE PRACTICE OF MATHEMATICS TEACHERS
title LIVRO DIDÁTICO E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
spellingShingle LIVRO DIDÁTICO E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Alexandre Dutra
Ensino ativo
Livro didático
Livro didático digital
Tecnologias digitais
Ensino de Matemática
Active teaching
Textbook
Digital textbook
Digital technology
Mathematics teaching
title_short LIVRO DIDÁTICO E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title_full LIVRO DIDÁTICO E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title_fullStr LIVRO DIDÁTICO E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title_full_unstemmed LIVRO DIDÁTICO E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title_sort LIVRO DIDÁTICO E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
author Alexandre Dutra
author_facet Alexandre Dutra
Francislê Neri de Souza
António Moreira
author_role author
author2 Francislê Neri de Souza
António Moreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alexandre Dutra
Francislê Neri de Souza
António Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino ativo
Livro didático
Livro didático digital
Tecnologias digitais
Ensino de Matemática
Active teaching
Textbook
Digital textbook
Digital technology
Mathematics teaching
topic Ensino ativo
Livro didático
Livro didático digital
Tecnologias digitais
Ensino de Matemática
Active teaching
Textbook
Digital textbook
Digital technology
Mathematics teaching
description O livro didático (LD) ainda é a mais utilizada ferramenta de ensino no Brasil, mas seu uso está ligado a metodologias tradicionais. No entanto, a eficácia do livro didático é questionada diante das novas tecnologias digitais (TD) que possibilitam o acesso à informação em qualquer lugar e hora, e em diferentes formatos multimídias. Todo este contexto constitui-se um enorme desafio para os professores de matemática. Assim o objetivo deste artigo é avaliar possibilidades para a associação do LD às TD como ferramentas para um ensino ativo em Matemática, tendo como cenário uma rede de escolas privadas no Brasil. As questões de investigação são: Qual é papel que os professores de Matemática atribuem ao LD e às TD e como usam essas ferramentas em suas práticas? Este trabalho constituísse num estudo de caso com professores que usaram estratégias de ensino ativo em Matemática com o uso do LD associado às TD. Tem por base questionários e entrevistas a professores de diferentes partes do Brasil. A análise das entrevistas aponta para uma disposição positiva no uso de TD no contexto educacional, mesmo diante de limitações por parte do professor, da escola ou outras adversidades. A análise mostra também que o planejamento das aulas é baseado na experiência do professor e sequência apresentada no LD que é, geralmente, estático, com poucas alterações sistêmicas ao longo do processo. Assim, a análise trouxe evidências de que as práticas de ensino dos professores possuem características de ensino passivo com “leves pitadas” de estratégias com potencial para um ensino ativo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e915
https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e915
url https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/915
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/915/943
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Qualitative Research in Education; e915
New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Investigación Cualitativa en Educación; e915
New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Investigação Qualitativa em Educação; e915
2184-7770
10.36367/ntqr.17.2023
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133606203883520