A importância da cultura de feedback em empresas de telecomunicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães Lourival dos Santos
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Oliveira, Sara Bello Aragon
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/970
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Comercial.
id IFRO-1_a8915688ff1d0ee24b8a69e14d1a1dc2
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/970
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling A importância da cultura de feedback em empresas de telecomunicaçõesEmpresaCultura de feedbackFerramentaCompanyFeedback cultureToolTrabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Comercial.A ferramenta de feedback consiste na coleta de dados de forma regular e consistente, que promove um crescimento e amadurecimento da empresa. O aumento significativo de reclamações em áreas como atendimento ao cliente, comprometimento com os serviços prestados e a qualidade de vida no trabalho nos chamou a atenção para avaliar a consolidação dessa cultura de feedback na empresa D. A. Serviços de Telecomunicações LTDA. A partir dessas preocupações conseguimos analisar a subestimação dessa ferramenta, avaliar o conhecimento dos gestores referente a ela e destacar a importância dela para diferenciar a empresa no mercado altamente competitivo. O método empregado teve como base pesquisas bibliográficas que incluem livros e artigos através de recursos online, e também, a própria coleta de dados na empresa. Através dessa busca ficou evidente em várias fontes que o feedback formal, quando documentado e assinado pelos envolvidos, pode impactar significativamente nos resultados obtidos.The feedback tool consists of collecting data on a regular and consistent basis, which promotes growth and maturity of the company. The significant increase in complaints in areas such as customer service, commitment to the services provided and quality of life at work drew our attention to evaluate the consolidation of this feedback culture in the company D. A. Serviços de Telecomunicações LTDA. Based on these concerns, we were able to analyze the undervaluation of this tool, evaluate managers' knowledge regarding it and highlight its importance in differentiating the company in the highly competitive market. The method used was based on bibliographical research that includes books and articles through online resources, and also the company's own data collection. Through this search it became evident from several sources that formal feedback, when documented and signed by those involved, can significantly impact the results obtained.Campus Porto Velho Zona NorteTecnologia em Gestão Comercial (EaD)Pinheiro, Aline Gomes LopesGuimarães Lourival dos SantosOliveira, Sara Bello Aragon2024-08-01T01:20:35Z2024-08-01T01:20:35Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGUIMARÃES, Lourival dos Santos. OLIVEIRA, Sara Bello Aragon. A importância da cultura de feedback em empresas de telecomunicações. Orientadora: Aline Gomes Lopes Pinheiro. 2024. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnolgia em Gestão Comercial EaD). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2024.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/970porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-01T03:00:25Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/970Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-01T03:00:25Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da cultura de feedback em empresas de telecomunicações
title A importância da cultura de feedback em empresas de telecomunicações
spellingShingle A importância da cultura de feedback em empresas de telecomunicações
Guimarães Lourival dos Santos
Empresa
Cultura de feedback
Ferramenta
Company
Feedback culture
Tool
title_short A importância da cultura de feedback em empresas de telecomunicações
title_full A importância da cultura de feedback em empresas de telecomunicações
title_fullStr A importância da cultura de feedback em empresas de telecomunicações
title_full_unstemmed A importância da cultura de feedback em empresas de telecomunicações
title_sort A importância da cultura de feedback em empresas de telecomunicações
author Guimarães Lourival dos Santos
author_facet Guimarães Lourival dos Santos
Oliveira, Sara Bello Aragon
author_role author
author2 Oliveira, Sara Bello Aragon
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinheiro, Aline Gomes Lopes
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães Lourival dos Santos
Oliveira, Sara Bello Aragon
dc.subject.por.fl_str_mv Empresa
Cultura de feedback
Ferramenta
Company
Feedback culture
Tool
topic Empresa
Cultura de feedback
Ferramenta
Company
Feedback culture
Tool
description Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Comercial.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-01T01:20:35Z
2024-08-01T01:20:35Z
2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUIMARÃES, Lourival dos Santos. OLIVEIRA, Sara Bello Aragon. A importância da cultura de feedback em empresas de telecomunicações. Orientadora: Aline Gomes Lopes Pinheiro. 2024. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnolgia em Gestão Comercial EaD). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2024.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/970
identifier_str_mv GUIMARÃES, Lourival dos Santos. OLIVEIRA, Sara Bello Aragon. A importância da cultura de feedback em empresas de telecomunicações. Orientadora: Aline Gomes Lopes Pinheiro. 2024. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnolgia em Gestão Comercial EaD). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2024.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Porto Velho Zona Norte
Tecnologia em Gestão Comercial (EaD)
publisher.none.fl_str_mv Campus Porto Velho Zona Norte
Tecnologia em Gestão Comercial (EaD)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275585822720000