Reflexões sobre a introdução da base nacional comum curricular na área de ciências da natureza
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/408 |
Resumo: | Artigo apresentado ao Programa de Pós- Graduação Lato Sensu em Ciências e Matemática, área de concentração Educação Profissional e Tecnológica, linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica. |
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Reflexões sobre a introdução da base nacional comum curricular na área de ciências da naturezaEnsino BásicoBase Nacional Comum Curricular - BNCCEnsino de CiênciasEducaçãoBasic EducationNational Common Curricular Base - BNCCScience teachingEducationArtigo apresentado ao Programa de Pós- Graduação Lato Sensu em Ciências e Matemática, área de concentração Educação Profissional e Tecnológica, linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica.O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre as mudanças ocorridas na Base Nacional Comum Curricular, (BNCC), voltadas para a área de ciências da natureza. A BNCC é um documento criado para nortear o ensino das escolas brasileiras, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e foi iniciada em 2015. Após várias discussões e versões, foi finalizada tendo sua implementação prevista no ensino fundamental para início de 2020. Área de Ciências da Natureza na BNCC, ao longo do Ensino Fundamental e Médio, tem um compromisso com o desenvolvimento científico, visando um aluno que consiga compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), que também seja capaz de transformá-lo, assim há o propósito de ajudar a formação humana integral dos alunos e promover uma educação de qualidade social. As discussões sobre a BNCC são ações da política educativa, as quais também visão à formação inicial continuada (FIC) dos professores e gestores das escolas. Este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento sobre as mudanças propostas pela BNCC no ensino fundamental na área de ciências da natureza, e as mudanças ocasionadas para professores, gestores e a escola. Além de sistematizar as mudanças ocorridas na área das Ciências da Natureza.This article is the result of a bibliographic research on the changes that occurred in the National Common Curricular Base (BNCC), focused on the sciences natural of area. The BNCC is a document created to guide the teaching of Brazilian schools, from Early Childhood Education to High School and started in 2015. After several discussions and versions, it was completed with its implementation scheduled for elementary school in early 2020. Sciences natural of area at BNCC, throughout Elementary and High School, has a commitment to scientific development, aiming at a student who can understand and interpret the world (natural, social and technological), who is also capable of transforming it, as well there is the purpose of helping the students' integral human formation and promoting quality social education. The discussions on the BNCC are actions of educational policy, which also envision the continued initial training (FIC) of teachers and school managers. This work aimed to carry out a survey on the changes proposed by BNCC in basic education in the sciences natural of area, and the changes brought about by teachers, managers and the school. In addition to systematizing the changes that occurred in the sciences natural of area.Campus Guajará-MirimEspecialização em Ensino de Ciências e MatemáticaSantos, Quézia Cristina de LimaGonçalves, Ana Paula da Silva2023-06-26T20:07:23Z2023-06-26T20:07:23Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGONÇALVES, Ana Paula da Silva. Reflexões sobre a introdução da base nacional comum curricular na área de ciências da natureza. Orientador: Quézia Cristina de Lima Santos. 2020. 14 f. (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2020.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/408porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-27T15:19:18Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/408Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-03-27T15:19:18Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false |
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