Identificação de cônicas e quádricas utilizando o software GeoGebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NOVAIS, Alex Júnior
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/936
Resumo: O estudo de Geometria Analítica sobre cônicas e quádricas, no âmbito do Ensino Médio, é um conteúdo de suma importância, do qual utilizamos métodos e símbolos algébricos para resolver situações na Geometria. O objetivo da pesquisa é o desenvolvimento de algumas atividades de geometria analítica (cônicas e superfícies quádricas), no software Geogebra, para melhorar a educação no processo de ensino aprendizagem, obtendo melhores resultados no ensino de Matemática. Em todos os capítulos estão todas as construções passo a passo de cada atividade dinâmica de cônica e superfície quádrica desenvolvida no software Geogebra (versão 5.0) com a parte teórica. No primeiro capítulo foi retratado o conteúdo de cônicas (elipse, hipérbole e parábola), no segundo capítulo o tema abordado foi sobre superfícies quádricas (elipsoide, hiperbolóide e parabolóide) e, por fim, no último capítulo abordamos a respeito de superfícies cilíndricas. Nas atividades desenvolvidas no software podemos identificar as rotações e translações, em alguns casos, com toda parte teórica com suas determinadas parametrizações.
id UFTM_a41f52bee2bd9729324ef3e06d7704c9
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:tede/936
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
spelling Identificação de cônicas e quádricas utilizando o software GeoGebraEducação.Ensino de matemática.Software Geogebra.Education.Mathematics teaching.Geogebra software.MatemáticaO estudo de Geometria Analítica sobre cônicas e quádricas, no âmbito do Ensino Médio, é um conteúdo de suma importância, do qual utilizamos métodos e símbolos algébricos para resolver situações na Geometria. O objetivo da pesquisa é o desenvolvimento de algumas atividades de geometria analítica (cônicas e superfícies quádricas), no software Geogebra, para melhorar a educação no processo de ensino aprendizagem, obtendo melhores resultados no ensino de Matemática. Em todos os capítulos estão todas as construções passo a passo de cada atividade dinâmica de cônica e superfície quádrica desenvolvida no software Geogebra (versão 5.0) com a parte teórica. No primeiro capítulo foi retratado o conteúdo de cônicas (elipse, hipérbole e parábola), no segundo capítulo o tema abordado foi sobre superfícies quádricas (elipsoide, hiperbolóide e parabolóide) e, por fim, no último capítulo abordamos a respeito de superfícies cilíndricas. Nas atividades desenvolvidas no software podemos identificar as rotações e translações, em alguns casos, com toda parte teórica com suas determinadas parametrizações.The study of Analytical Geometry on conic and quadric ,in the context of High School, is a content of paramount importance, from which we use algebraic methods and symbols to solve situations in Geometry. The objective of this research is the development of some activities of analytical geometry (conic and quadratic surfaces), in Geogebra software (version 5.0), to improve education in the process of teaching and learning, obtaining better results in the teaching of Mathematics. In all the chapters are all the step-by-step constructions of each dynamic activity of conic and quadric surface developed by the software Geogebra with the theoretical part. In the rst chapter, the content of conics (ellipse, hyperbola and parabola) was portrayed. In the second chapter, the topic covered was quadratic surfaces (ellipsoid, hyperboloid and paraboloid) and, nally, in the last chapter we approached cylindrical surfaces. In the activities developed in the software we can identify the rotations and translations, in some cases, with all theoretical part with its certain parametrizations.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em MatemáticaBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalOTTOBONI, Rafael Rodrigo22766781862http://lattes.cnpq.br/1765467104699245NOVAIS, Alex Júnior2020-01-14T17:57:01Z2019-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfNOVAIS, Alex Júnior. Identificação de cônicas e quádricas utilizando o software GeoGebra. 2019. 122f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019 .http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/936porSTEINBRUCH, A. E WINTERLE, P. Geometria Analítica. Makron Books do Brasil. Sao Paulo, 2000. IEZZI, Gelson. Geometria Analítica. Saraiva S.A. Livreiros Editores, São Paulo, 2013. BOULOS, P. E CAMARGO, I. Geometria Analítica. Makron Books do Brasil. São Paulo, 2005. EVES, H. Introdução na história da matemática. Editora unicamp, 2008. PROFMAT, Coleção do. Geometria Analítica. Jorge Delgado et al. Rio de Janeiro, 2013. Geogebra, GeoGebra. https://www.geogebra.org/,20 de abril 2019. YouTube, Geometria Analítica - Elipse. Vídeo (11min06s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BB8dYw9gFNw&list=PLxEB_CPQhRLvy8Z6VO3_ j23CQZbGd7_TZ&index=12. acesso em 16 jan. 2019. YouTube, Geometria Analítica - Hipérbole. Vídeo (10min24s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=L6SuKvi7YsM&list=PLxEB_CPQhRLvy8Z6VO3_ j23CQZbGd7_TZ&index=14. acesso em 17 jan. 2019. YouTube, Geometria Analítica - Parábola. Vídeo (07min08s). Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=Ubrl5y14uO4&list=PLxEB_CPQhRLvy8Z6VO3_ j23CQZbGd7_TZ&index=16. acesso em 18 jan. 2019. SILVA, A. B. Geometria Analítica Dinâmica.Dissertação de Mestrado PROFMAT. Uberaba-MG, 2015. Google, Superfícies quádricas - Hipérbolóides. Arquivo. Disponível em: http://www.professores.uff.br/kowada/wp-content/uploads/sites/63/2017/ 08/ga2V1aula16.pdf. acesso em 23 jun. 2019. Google, Superfícies quádricas - Hipérbolóides. Arquivo. Disponível em: http://dcm. ffclrp.usp.br/~jair/listas/Geo-Analitica.pdf. acesso em 23 jun. 2019. Google, Superfícies quádricas de revolução. Arquivo. Disponível em: http: //professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/3176/ material/Quadricas%20(novo).pdf. acesso em 23 jun. 2019.http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2020-01-15T04:00:19Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/936Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2020-01-15T04:00:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
dc.title.none.fl_str_mv Identificação de cônicas e quádricas utilizando o software GeoGebra
title Identificação de cônicas e quádricas utilizando o software GeoGebra
spellingShingle Identificação de cônicas e quádricas utilizando o software GeoGebra
NOVAIS, Alex Júnior
Educação.
Ensino de matemática.
Software Geogebra.
Education.
Mathematics teaching.
Geogebra software.
Matemática
title_short Identificação de cônicas e quádricas utilizando o software GeoGebra
title_full Identificação de cônicas e quádricas utilizando o software GeoGebra
title_fullStr Identificação de cônicas e quádricas utilizando o software GeoGebra
title_full_unstemmed Identificação de cônicas e quádricas utilizando o software GeoGebra
title_sort Identificação de cônicas e quádricas utilizando o software GeoGebra
author NOVAIS, Alex Júnior
author_facet NOVAIS, Alex Júnior
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OTTOBONI, Rafael Rodrigo
22766781862
http://lattes.cnpq.br/1765467104699245
dc.contributor.author.fl_str_mv NOVAIS, Alex Júnior
dc.subject.por.fl_str_mv Educação.
Ensino de matemática.
Software Geogebra.
Education.
Mathematics teaching.
Geogebra software.
Matemática
topic Educação.
Ensino de matemática.
Software Geogebra.
Education.
Mathematics teaching.
Geogebra software.
Matemática
description O estudo de Geometria Analítica sobre cônicas e quádricas, no âmbito do Ensino Médio, é um conteúdo de suma importância, do qual utilizamos métodos e símbolos algébricos para resolver situações na Geometria. O objetivo da pesquisa é o desenvolvimento de algumas atividades de geometria analítica (cônicas e superfícies quádricas), no software Geogebra, para melhorar a educação no processo de ensino aprendizagem, obtendo melhores resultados no ensino de Matemática. Em todos os capítulos estão todas as construções passo a passo de cada atividade dinâmica de cônica e superfície quádrica desenvolvida no software Geogebra (versão 5.0) com a parte teórica. No primeiro capítulo foi retratado o conteúdo de cônicas (elipse, hipérbole e parábola), no segundo capítulo o tema abordado foi sobre superfícies quádricas (elipsoide, hiperbolóide e parabolóide) e, por fim, no último capítulo abordamos a respeito de superfícies cilíndricas. Nas atividades desenvolvidas no software podemos identificar as rotações e translações, em alguns casos, com toda parte teórica com suas determinadas parametrizações.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-27
2020-01-14T17:57:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NOVAIS, Alex Júnior. Identificação de cônicas e quádricas utilizando o software GeoGebra. 2019. 122f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019 .
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/936
identifier_str_mv NOVAIS, Alex Júnior. Identificação de cônicas e quádricas utilizando o software GeoGebra. 2019. 122f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019 .
url http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv STEINBRUCH, A. E WINTERLE, P. Geometria Analítica. Makron Books do Brasil. Sao Paulo, 2000. IEZZI, Gelson. Geometria Analítica. Saraiva S.A. Livreiros Editores, São Paulo, 2013. BOULOS, P. E CAMARGO, I. Geometria Analítica. Makron Books do Brasil. São Paulo, 2005. EVES, H. Introdução na história da matemática. Editora unicamp, 2008. PROFMAT, Coleção do. Geometria Analítica. Jorge Delgado et al. Rio de Janeiro, 2013. Geogebra, GeoGebra. https://www.geogebra.org/,20 de abril 2019. YouTube, Geometria Analítica - Elipse. Vídeo (11min06s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BB8dYw9gFNw&list=PLxEB_CPQhRLvy8Z6VO3_ j23CQZbGd7_TZ&index=12. acesso em 16 jan. 2019. YouTube, Geometria Analítica - Hipérbole. Vídeo (10min24s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=L6SuKvi7YsM&list=PLxEB_CPQhRLvy8Z6VO3_ j23CQZbGd7_TZ&index=14. acesso em 17 jan. 2019. YouTube, Geometria Analítica - Parábola. Vídeo (07min08s). Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=Ubrl5y14uO4&list=PLxEB_CPQhRLvy8Z6VO3_ j23CQZbGd7_TZ&index=16. acesso em 18 jan. 2019. SILVA, A. B. Geometria Analítica Dinâmica.Dissertação de Mestrado PROFMAT. Uberaba-MG, 2015. Google, Superfícies quádricas - Hipérbolóides. Arquivo. Disponível em: http://www.professores.uff.br/kowada/wp-content/uploads/sites/63/2017/ 08/ga2V1aula16.pdf. acesso em 23 jun. 2019. Google, Superfícies quádricas - Hipérbolóides. Arquivo. Disponível em: http://dcm. ffclrp.usp.br/~jair/listas/Geo-Analitica.pdf. acesso em 23 jun. 2019. Google, Superfícies quádricas de revolução. Arquivo. Disponível em: http: //professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/3176/ material/Quadricas%20(novo).pdf. acesso em 23 jun. 2019.
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática
Brasil
UFTM
Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática
Brasil
UFTM
Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron:UFTM
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron_str UFTM
institution UFTM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br
_version_ 1813013336131895296