Identificação de cônicas e quádricas utilizando o software GeoGebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
Texto Completo: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/936 |
Resumo: | O estudo de Geometria Analítica sobre cônicas e quádricas, no âmbito do Ensino Médio, é um conteúdo de suma importância, do qual utilizamos métodos e símbolos algébricos para resolver situações na Geometria. O objetivo da pesquisa é o desenvolvimento de algumas atividades de geometria analítica (cônicas e superfícies quádricas), no software Geogebra, para melhorar a educação no processo de ensino aprendizagem, obtendo melhores resultados no ensino de Matemática. Em todos os capítulos estão todas as construções passo a passo de cada atividade dinâmica de cônica e superfície quádrica desenvolvida no software Geogebra (versão 5.0) com a parte teórica. No primeiro capítulo foi retratado o conteúdo de cônicas (elipse, hipérbole e parábola), no segundo capítulo o tema abordado foi sobre superfícies quádricas (elipsoide, hiperbolóide e parabolóide) e, por fim, no último capítulo abordamos a respeito de superfícies cilíndricas. Nas atividades desenvolvidas no software podemos identificar as rotações e translações, em alguns casos, com toda parte teórica com suas determinadas parametrizações. |
id |
UFTM_a41f52bee2bd9729324ef3e06d7704c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.uftm.edu.br:tede/936 |
network_acronym_str |
UFTM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
repository_id_str |
|
spelling |
Identificação de cônicas e quádricas utilizando o software GeoGebraEducação.Ensino de matemática.Software Geogebra.Education.Mathematics teaching.Geogebra software.MatemáticaO estudo de Geometria Analítica sobre cônicas e quádricas, no âmbito do Ensino Médio, é um conteúdo de suma importância, do qual utilizamos métodos e símbolos algébricos para resolver situações na Geometria. O objetivo da pesquisa é o desenvolvimento de algumas atividades de geometria analítica (cônicas e superfícies quádricas), no software Geogebra, para melhorar a educação no processo de ensino aprendizagem, obtendo melhores resultados no ensino de Matemática. Em todos os capítulos estão todas as construções passo a passo de cada atividade dinâmica de cônica e superfície quádrica desenvolvida no software Geogebra (versão 5.0) com a parte teórica. No primeiro capítulo foi retratado o conteúdo de cônicas (elipse, hipérbole e parábola), no segundo capítulo o tema abordado foi sobre superfícies quádricas (elipsoide, hiperbolóide e parabolóide) e, por fim, no último capítulo abordamos a respeito de superfícies cilíndricas. Nas atividades desenvolvidas no software podemos identificar as rotações e translações, em alguns casos, com toda parte teórica com suas determinadas parametrizações.The study of Analytical Geometry on conic and quadric ,in the context of High School, is a content of paramount importance, from which we use algebraic methods and symbols to solve situations in Geometry. The objective of this research is the development of some activities of analytical geometry (conic and quadratic surfaces), in Geogebra software (version 5.0), to improve education in the process of teaching and learning, obtaining better results in the teaching of Mathematics. In all the chapters are all the step-by-step constructions of each dynamic activity of conic and quadric surface developed by the software Geogebra with the theoretical part. In the rst chapter, the content of conics (ellipse, hyperbola and parabola) was portrayed. In the second chapter, the topic covered was quadratic surfaces (ellipsoid, hyperboloid and paraboloid) and, nally, in the last chapter we approached cylindrical surfaces. In the activities developed in the software we can identify the rotations and translations, in some cases, with all theoretical part with its certain parametrizations.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em MatemáticaBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalOTTOBONI, Rafael Rodrigo22766781862http://lattes.cnpq.br/1765467104699245NOVAIS, Alex Júnior2020-01-14T17:57:01Z2019-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfNOVAIS, Alex Júnior. Identificação de cônicas e quádricas utilizando o software GeoGebra. 2019. 122f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019 .http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/936porSTEINBRUCH, A. E WINTERLE, P. Geometria Analítica. Makron Books do Brasil. Sao Paulo, 2000. IEZZI, Gelson. Geometria Analítica. Saraiva S.A. Livreiros Editores, São Paulo, 2013. BOULOS, P. E CAMARGO, I. Geometria Analítica. Makron Books do Brasil. São Paulo, 2005. EVES, H. Introdução na história da matemática. Editora unicamp, 2008. PROFMAT, Coleção do. Geometria Analítica. Jorge Delgado et al. Rio de Janeiro, 2013. Geogebra, GeoGebra. https://www.geogebra.org/,20 de abril 2019. YouTube, Geometria Analítica - Elipse. Vídeo (11min06s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BB8dYw9gFNw&list=PLxEB_CPQhRLvy8Z6VO3_ j23CQZbGd7_TZ&index=12. acesso em 16 jan. 2019. YouTube, Geometria Analítica - Hipérbole. Vídeo (10min24s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=L6SuKvi7YsM&list=PLxEB_CPQhRLvy8Z6VO3_ j23CQZbGd7_TZ&index=14. acesso em 17 jan. 2019. YouTube, Geometria Analítica - Parábola. Vídeo (07min08s). Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=Ubrl5y14uO4&list=PLxEB_CPQhRLvy8Z6VO3_ j23CQZbGd7_TZ&index=16. acesso em 18 jan. 2019. SILVA, A. B. Geometria Analítica Dinâmica.Dissertação de Mestrado PROFMAT. Uberaba-MG, 2015. Google, Superfícies quádricas - Hipérbolóides. Arquivo. Disponível em: http://www.professores.uff.br/kowada/wp-content/uploads/sites/63/2017/ 08/ga2V1aula16.pdf. acesso em 23 jun. 2019. Google, Superfícies quádricas - Hipérbolóides. Arquivo. Disponível em: http://dcm. ffclrp.usp.br/~jair/listas/Geo-Analitica.pdf. acesso em 23 jun. 2019. Google, Superfícies quádricas de revolução. Arquivo. Disponível em: http: //professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/3176/ material/Quadricas%20(novo).pdf. acesso em 23 jun. 2019.http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2020-01-15T04:00:19Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/936Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2020-01-15T04:00:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identificação de cônicas e quádricas utilizando o software GeoGebra |
title |
Identificação de cônicas e quádricas utilizando o software GeoGebra |
spellingShingle |
Identificação de cônicas e quádricas utilizando o software GeoGebra NOVAIS, Alex Júnior Educação. Ensino de matemática. Software Geogebra. Education. Mathematics teaching. Geogebra software. Matemática |
title_short |
Identificação de cônicas e quádricas utilizando o software GeoGebra |
title_full |
Identificação de cônicas e quádricas utilizando o software GeoGebra |
title_fullStr |
Identificação de cônicas e quádricas utilizando o software GeoGebra |
title_full_unstemmed |
Identificação de cônicas e quádricas utilizando o software GeoGebra |
title_sort |
Identificação de cônicas e quádricas utilizando o software GeoGebra |
author |
NOVAIS, Alex Júnior |
author_facet |
NOVAIS, Alex Júnior |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
OTTOBONI, Rafael Rodrigo 22766781862 http://lattes.cnpq.br/1765467104699245 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NOVAIS, Alex Júnior |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Ensino de matemática. Software Geogebra. Education. Mathematics teaching. Geogebra software. Matemática |
topic |
Educação. Ensino de matemática. Software Geogebra. Education. Mathematics teaching. Geogebra software. Matemática |
description |
O estudo de Geometria Analítica sobre cônicas e quádricas, no âmbito do Ensino Médio, é um conteúdo de suma importância, do qual utilizamos métodos e símbolos algébricos para resolver situações na Geometria. O objetivo da pesquisa é o desenvolvimento de algumas atividades de geometria analítica (cônicas e superfícies quádricas), no software Geogebra, para melhorar a educação no processo de ensino aprendizagem, obtendo melhores resultados no ensino de Matemática. Em todos os capítulos estão todas as construções passo a passo de cada atividade dinâmica de cônica e superfície quádrica desenvolvida no software Geogebra (versão 5.0) com a parte teórica. No primeiro capítulo foi retratado o conteúdo de cônicas (elipse, hipérbole e parábola), no segundo capítulo o tema abordado foi sobre superfícies quádricas (elipsoide, hiperbolóide e parabolóide) e, por fim, no último capítulo abordamos a respeito de superfícies cilíndricas. Nas atividades desenvolvidas no software podemos identificar as rotações e translações, em alguns casos, com toda parte teórica com suas determinadas parametrizações. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-27 2020-01-14T17:57:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NOVAIS, Alex Júnior. Identificação de cônicas e quádricas utilizando o software GeoGebra. 2019. 122f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019 . http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/936 |
identifier_str_mv |
NOVAIS, Alex Júnior. Identificação de cônicas e quádricas utilizando o software GeoGebra. 2019. 122f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019 . |
url |
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/936 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
STEINBRUCH, A. E WINTERLE, P. Geometria Analítica. Makron Books do Brasil. Sao Paulo, 2000. IEZZI, Gelson. Geometria Analítica. Saraiva S.A. Livreiros Editores, São Paulo, 2013. BOULOS, P. E CAMARGO, I. Geometria Analítica. Makron Books do Brasil. São Paulo, 2005. EVES, H. Introdução na história da matemática. Editora unicamp, 2008. PROFMAT, Coleção do. Geometria Analítica. Jorge Delgado et al. Rio de Janeiro, 2013. Geogebra, GeoGebra. https://www.geogebra.org/,20 de abril 2019. YouTube, Geometria Analítica - Elipse. Vídeo (11min06s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BB8dYw9gFNw&list=PLxEB_CPQhRLvy8Z6VO3_ j23CQZbGd7_TZ&index=12. acesso em 16 jan. 2019. YouTube, Geometria Analítica - Hipérbole. Vídeo (10min24s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=L6SuKvi7YsM&list=PLxEB_CPQhRLvy8Z6VO3_ j23CQZbGd7_TZ&index=14. acesso em 17 jan. 2019. YouTube, Geometria Analítica - Parábola. Vídeo (07min08s). Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=Ubrl5y14uO4&list=PLxEB_CPQhRLvy8Z6VO3_ j23CQZbGd7_TZ&index=16. acesso em 18 jan. 2019. SILVA, A. B. Geometria Analítica Dinâmica.Dissertação de Mestrado PROFMAT. Uberaba-MG, 2015. Google, Superfícies quádricas - Hipérbolóides. Arquivo. Disponível em: http://www.professores.uff.br/kowada/wp-content/uploads/sites/63/2017/ 08/ga2V1aula16.pdf. acesso em 23 jun. 2019. Google, Superfícies quádricas - Hipérbolóides. Arquivo. Disponível em: http://dcm. ffclrp.usp.br/~jair/listas/Geo-Analitica.pdf. acesso em 23 jun. 2019. Google, Superfícies quádricas de revolução. Arquivo. Disponível em: http: //professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/3176/ material/Quadricas%20(novo).pdf. acesso em 23 jun. 2019. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Triângulo Mineiro Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática Brasil UFTM Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Triângulo Mineiro Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática Brasil UFTM Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) instacron:UFTM |
instname_str |
Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) |
instacron_str |
UFTM |
institution |
UFTM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br |
_version_ |
1813013336131895296 |