A efetividade dos cursos preparatórios como complemento ao ensino médio na Região Norte do Brasil: uma análise baseada nos dados do INEP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Jéssica Guaquereba
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Suelem Patrícia Lima de
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/318
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia ou Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências com Habilitação em Química ou Biologia.
id IFRO-1_d3a64035c8c4badf37182c35397a4627
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/318
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling A efetividade dos cursos preparatórios como complemento ao ensino médio na Região Norte do Brasil: uma análise baseada nos dados do INEPEnsino médioCursos preparatóriosRegião NorteHigh schoolPreparatory coursesNorth régioTrabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia ou Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências com Habilitação em Química ou Biologia.Este trabalho apresenta análises acerca da efetividade dos cursinhos preparatórios como complemento ao ensino médio, aborda aspectos da educação na região Norte. Notou-se que os cursinhos preparatórios surgem como uma alternativa de melhoria na aprendizagem do ensino médio, muitas vezes, defasada, percebe-se no texto que não se pode negar o baixo desempenho das escolas na região Norte, especialmente no que diz respeito ao ensino médio. As metodologias utilizadas foram: a pesquisa bibliográfica e coleta de dados no site do INEP onde foram elaborados gráficos para esta pesquisa, na qual buscamos o aporte teórico dos autores: Domingues et al (2000), Mitrulis e Penin (2006), Bourdieu (2007), dentre outros. Os resultados evidenciam que há uma significativa melhora no aprendizados dos alunos que adentram os cursinhos preparatórios, bem como apontam o problema da defasagem do ensino médio em toda a região norte do Brasil.This work presents analyzes about the effectiveness of preparatory courses as a complement to secondary education, approaches aspects of education in the North region. It was noted that preparatory courses appear as an alternative for improving secondary education learning, often outdated, it is clear in the text that the low performance of schools in the North region cannot be denied, especially with regard to teaching. medium. The methodologies used were: bibliographic research and data collection on the INEP website where graphs were created for this research, in which we sought the theoretical contribution of the authors: Domingues et al (2000), Mitrulis and Penin (2006), Bourdieu (2007 ), among others. The results show that there is a significant improvement in the learning of students who enter the preparatory courses, as well as pointing out the problem of lag in secondary education throughout the northern region of Brazil.Campus Guajará-MirimLicenciatura em Ciências com habilitação em Química ou BiologiaBorges, Wesden AlmeidaNunes, Jéssica GuaquerebaOliveira, Suelem Patrícia Lima de2023-05-09T23:04:17Z2023-05-09T23:04:17Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNUNES, Jéssica Guaquereba; OLIVEIRA, Suelem Patrícia Lima de. Orientador: Wesden Almeida Borges. A efetividade dos cursos prepatórios como complemento ao ensino médio na região norte do Brasil: uma análise baseada nos dados do INEP. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química ou Biologia). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Guajará-Mirim, 2021.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/318porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-21T16:33:42Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/318Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-02-21T16:33:42Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv A efetividade dos cursos preparatórios como complemento ao ensino médio na Região Norte do Brasil: uma análise baseada nos dados do INEP
title A efetividade dos cursos preparatórios como complemento ao ensino médio na Região Norte do Brasil: uma análise baseada nos dados do INEP
spellingShingle A efetividade dos cursos preparatórios como complemento ao ensino médio na Região Norte do Brasil: uma análise baseada nos dados do INEP
Nunes, Jéssica Guaquereba
Ensino médio
Cursos preparatórios
Região Norte
High school
Preparatory courses
North régio
title_short A efetividade dos cursos preparatórios como complemento ao ensino médio na Região Norte do Brasil: uma análise baseada nos dados do INEP
title_full A efetividade dos cursos preparatórios como complemento ao ensino médio na Região Norte do Brasil: uma análise baseada nos dados do INEP
title_fullStr A efetividade dos cursos preparatórios como complemento ao ensino médio na Região Norte do Brasil: uma análise baseada nos dados do INEP
title_full_unstemmed A efetividade dos cursos preparatórios como complemento ao ensino médio na Região Norte do Brasil: uma análise baseada nos dados do INEP
title_sort A efetividade dos cursos preparatórios como complemento ao ensino médio na Região Norte do Brasil: uma análise baseada nos dados do INEP
author Nunes, Jéssica Guaquereba
author_facet Nunes, Jéssica Guaquereba
Oliveira, Suelem Patrícia Lima de
author_role author
author2 Oliveira, Suelem Patrícia Lima de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Wesden Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Jéssica Guaquereba
Oliveira, Suelem Patrícia Lima de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Cursos preparatórios
Região Norte
High school
Preparatory courses
North régio
topic Ensino médio
Cursos preparatórios
Região Norte
High school
Preparatory courses
North régio
description Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia ou Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências com Habilitação em Química ou Biologia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-05-09T23:04:17Z
2023-05-09T23:04:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NUNES, Jéssica Guaquereba; OLIVEIRA, Suelem Patrícia Lima de. Orientador: Wesden Almeida Borges. A efetividade dos cursos prepatórios como complemento ao ensino médio na região norte do Brasil: uma análise baseada nos dados do INEP. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química ou Biologia). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Guajará-Mirim, 2021.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/318
identifier_str_mv NUNES, Jéssica Guaquereba; OLIVEIRA, Suelem Patrícia Lima de. Orientador: Wesden Almeida Borges. A efetividade dos cursos prepatórios como complemento ao ensino médio na região norte do Brasil: uma análise baseada nos dados do INEP. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química ou Biologia). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Guajará-Mirim, 2021.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Guajará-Mirim
Licenciatura em Ciências com habilitação em Química ou Biologia
publisher.none.fl_str_mv Campus Guajará-Mirim
Licenciatura em Ciências com habilitação em Química ou Biologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275580671066112