Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneses, Ilda Tavares de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Stevens, Ana Paula de Castro, Santos, Éverton Feitosa dos, Barbosa, Gabriel Marcos Rodrigues, Ferreira, Hyorran Cristian Paes, Furtado, Kenedy Daniel Calegari, Carvalho, Victor Esmite Barroso de, Stein, Cléver Reis
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/722
Resumo: Trabalho de conclusão de curso na modalidade de artigo: Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano, sob Orientação do Prof. Clever Reis Stein, apresentado pela aluna Ilda Tavares de Meneses a Coordenação do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Porto Velho Calama, como requisito parcial para obtenção do título de graduado em Licenciatura em Física.
id IFRO-1_d562cf59d89789afccb140417fb617a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/722
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidianoeletromagnetismolei de FaradaymaqueteelectromagnetismFaraday's lawModelTrabalho de conclusão de curso na modalidade de artigo: Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano, sob Orientação do Prof. Clever Reis Stein, apresentado pela aluna Ilda Tavares de Meneses a Coordenação do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Porto Velho Calama, como requisito parcial para obtenção do título de graduado em Licenciatura em Física.O presente artigo se pautou em apresentar uma proposta auxiliar para o ensino de Eletromagnetismo, com uma atitude teórica-metodológica baseada na construção de uma maquete para trabalhar a Lei de Faraday, também conhecida como lei da indução eletromagnética. As etapas seguidas nesse percurso iniciaram-se com um levantamento bibliográfico sobre a temática apresentada, em seguida descrevermos o processo de construção da maquete utilizando materiais de baixo custo e por fim discorremos sobre nossos resultados alcançados. O desenvolvimento desse estudo buscou quebrar paradigmas entre Teoria e Prática, para que assim o docente possa repensar suas práticas e tente trazer ações que mobilizem os discentes para que suas experiências escolares possam ser combinadas com as práticas cotidianas.This article was based on presenting an auxiliary proposal for the teaching of Electromagnetism, with a theoretical-methodological attitude based on the construction of a model to work the Faraday Law, also known as the law of electromagnetic induction. The steps followed in this journey began with a bibliographic survey on the theme presented, then we describe the process of construction of the model using low cost materials and finally we discuss our results achieved. The development of this study sought to break paradigms between Theory and Practice, so that teachers can rethink their practices and try to bring actions that mobilize students so that their school experiences can be combined with daily practices.Campus Porto Velho CalamaLicenciatura em FísicaStein, Cléver ReisMeneses, Ilda Tavares deStevens, Ana Paula de CastroSantos, Éverton Feitosa dosBarbosa, Gabriel Marcos RodriguesFerreira, Hyorran Cristian PaesFurtado, Kenedy Daniel CalegariCarvalho, Victor Esmite Barroso deStein, Cléver Reis2024-02-08T14:45:24Z2024-02-08T14:45:24Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMeneses, IT, Stevens, AP de C., dos Santos, Éverton F., Barbosa, GMR, Ferreira, HCP, Furtado, KDC, de Carvalho, VEB, & Stein, CR (2023). Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano. Revista Brasileira de Desenvolvimento , 9 (05), 16987–17003. https://doi.org/10.34117/bjdv9n5-166http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/722porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-27T13:45:15Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/722Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-27T13:45:15Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano
title Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano
spellingShingle Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano
Meneses, Ilda Tavares de
eletromagnetismo
lei de Faraday
maquete
electromagnetism
Faraday's law
Model
title_short Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano
title_full Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano
title_fullStr Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano
title_full_unstemmed Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano
title_sort Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano
author Meneses, Ilda Tavares de
author_facet Meneses, Ilda Tavares de
Stevens, Ana Paula de Castro
Santos, Éverton Feitosa dos
Barbosa, Gabriel Marcos Rodrigues
Ferreira, Hyorran Cristian Paes
Furtado, Kenedy Daniel Calegari
Carvalho, Victor Esmite Barroso de
Stein, Cléver Reis
author_role author
author2 Stevens, Ana Paula de Castro
Santos, Éverton Feitosa dos
Barbosa, Gabriel Marcos Rodrigues
Ferreira, Hyorran Cristian Paes
Furtado, Kenedy Daniel Calegari
Carvalho, Victor Esmite Barroso de
Stein, Cléver Reis
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Stein, Cléver Reis
dc.contributor.author.fl_str_mv Meneses, Ilda Tavares de
Stevens, Ana Paula de Castro
Santos, Éverton Feitosa dos
Barbosa, Gabriel Marcos Rodrigues
Ferreira, Hyorran Cristian Paes
Furtado, Kenedy Daniel Calegari
Carvalho, Victor Esmite Barroso de
Stein, Cléver Reis
dc.subject.por.fl_str_mv eletromagnetismo
lei de Faraday
maquete
electromagnetism
Faraday's law
Model
topic eletromagnetismo
lei de Faraday
maquete
electromagnetism
Faraday's law
Model
description Trabalho de conclusão de curso na modalidade de artigo: Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano, sob Orientação do Prof. Clever Reis Stein, apresentado pela aluna Ilda Tavares de Meneses a Coordenação do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Porto Velho Calama, como requisito parcial para obtenção do título de graduado em Licenciatura em Física.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-02-08T14:45:24Z
2024-02-08T14:45:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Meneses, IT, Stevens, AP de C., dos Santos, Éverton F., Barbosa, GMR, Ferreira, HCP, Furtado, KDC, de Carvalho, VEB, & Stein, CR (2023). Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano. Revista Brasileira de Desenvolvimento , 9 (05), 16987–17003. https://doi.org/10.34117/bjdv9n5-166
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/722
identifier_str_mv Meneses, IT, Stevens, AP de C., dos Santos, Éverton F., Barbosa, GMR, Ferreira, HCP, Furtado, KDC, de Carvalho, VEB, & Stein, CR (2023). Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano. Revista Brasileira de Desenvolvimento , 9 (05), 16987–17003. https://doi.org/10.34117/bjdv9n5-166
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Porto Velho Calama
Licenciatura em Física
publisher.none.fl_str_mv Campus Porto Velho Calama
Licenciatura em Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275580598714368