A Literatura como ferramenta de acessibilidade linguística para os alunos surdos do Instituto Federal de Rondônia-IFRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nathali Fernanda Machado
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/682
Resumo: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Rondônia, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestra em Educação Profissional e Tecnológica.
id IFRO-1_ecd4e71b5f5d225371ceb9436fe32a30
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/682
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository_id_str
spelling A Literatura como ferramenta de acessibilidade linguística para os alunos surdos do Instituto Federal de Rondônia-IFROSujeito surdoLibrasLiteratura de língua portuguesaLiteratura surdaEducação profissional e tecnológicaDeaf peopleBrazilian sign languageLiterature in PortugueseDeaf literatureProfessional and technological educationDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Rondônia, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestra em Educação Profissional e Tecnológica.A formação da identidade cultural está vinculada diretamente à forma como cada sujeito é inventado, traduzido e interpretado no contexto em que vive. Se observarmos qualquer grupo social, podemos ver como a língua e a cultura estão interligadas – ambas constroem e alteram a dinâmica social, uma influenciando a outra. No caso dos sujeitos surdos e do processo educacional na educação profissional e tecnológica (EPT), esses fatores culturais e linguísticos, muitas vezes, têm sido desconsiderados, resultando em perdas de aprendizagem, principalmente da língua portuguesa (LP) e da sua literatura. Inúmeros fatores contribuem para a ocorrência desse problema, como o desconhecimento dos professores acerca de metodologias mais eficazes e a falta de materiais direcionados a esse público, entre outros. O problema desta pesquisa pode ser, então, formulado em torno da seguinte indagação: como ensinar literatura a alunos surdos da EPT sem desconsiderar a cultura desses sujeitos e a sua língua materna, a Língua Brasileira de Sinais (Libras)? Sendo assim, o objetivo deste trabalho é a criação de mecanismos facilitadores para o ensino da literatura de língua portuguesa, especificamente a literatura brasileira, a alunos surdos do ensino médio integrado ao técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), campus Porto Velho Calama, por meio do desenvolvimento de um produto educacional – um livro digital em Libras que auxilie o trabalho com o texto literário do professor de literatura e do intérprete de Libras em sala de aula. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo e de caráter investigativo. O estudo foi desenvolvido por meio de levantamento bibliográfico, análise documental, roda de conversa inicial de diagnóstico, quatro rodas de conversa seguintes direcionadas com roteiros, avaliação e finalização do produto gerado. Os resultados apontam para a importância de se perceber que o aluno surdo compreende melhor determinados aspectos da literatura por meio da promoção da acessibilidade linguística – e não por imposição de uma língua majoritária em substituição à língua materna. A pesquisa reforça a concepção de que é necessário que a marca maior da identidade dos sujeitos surdos – a sua língua – seja incorporada ao processo educacional da EPT, ou seja, durante o aprendizado não há como inativar a Libras e ensinar a língua portuguesa de forma isolada.The formation of cultural identity is directly linked to the way each subject is invented, translated and interpreted in the context in which they live. If we observe different social groups, we can see how language and culture are intertwined – both build and change social dynamics, one influencing the other. In the case of deaf subjects and the educational process in context of professional and technological education, these cultural and linguistic factors have often been disregarded, resulting in learning deficiencies, especially in the Portuguese language and its literature. Numerous factors contribute to this problem, such as teachers' lack of knowledge on more effective methodologies and the lack of materials aimed at such students, among others. The problem of this research can, accordingly, be formulated around the following question: how can we teach literature to deaf students from professional and technological education without disregarding the culture of these subjects and their mother tongue, the Brazilian Sign Language (Libras)? Therefore, the objective of this work is to create facilitating mechanisms for teaching literature in Portuguese, specifically Brazilian literature, to deaf high school students from technical courses at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia (IFRO), Porto Velho Calama campus, through the development of an educational product – a e-book in Libras that may help literature teachers and Libras interpreters work with literary texts in the classroom. The research methodology is of a qualitative and investigative in nature. The study was developed through a bibliographical survey, document analysis, first talking circle for initial diagnostic, four subsequent talking circles guided by scripts, evaluation and conclusion of the generated product. The results point to the importance of emphasizing that deaf students better understand certain aspects of literature through the promotion of linguistic accessibility – rather than by imposing a majority language to replace their mother tongue. The research reinforces the conception that it is necessary that the greatest mark of the identity of deaf subjects – their language – be incorporated into the context of professional and technological education, that is, during the learning process, there is no way to disregard Libras and teach the Portuguese language in an isolated matter.The formation of cultural identity is directly linked to the way each subject is invented, translated and interpreted in the context in which they live. If we observe different social groups, we can see how language and culture are intertwined – both build and change social dynamics, one influencing the other. In the case of deaf subjects and the educational process in context of professional and technological education, these cultural and linguistic factors have often been disregarded, resulting in learning deficiencies, especially in the Portuguese language and its literature. Numerous factors contribute to this problem, such as teachers' lack of knowledge on more effective methodologies and the lack of materials aimed at such students, among others. The problem of this research can, accordingly, be formulated around the following question: how can we teach literature to deaf students from professional and technological education without disregarding the culture of these subjects and their mother tongue, the Brazilian Sign Language (Libras)? Therefore, the objective of this work is to create facilitating mechanisms for teaching literature in Portuguese, specifically Brazilian literature, to deaf high school students from technical courses at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia (IFRO), Porto Velho Calama campus, through the development of an educational product – a e-book in Libras that may help literature teachers and Libras interpreters work with literary texts in the classroom. The research methodology is of a qualitative and investigative in nature. The study was developed through a bibliographical survey, document analysis, first talking circle for initial diagnostic, four subsequent talking circles guided by scripts, evaluation and conclusion of the generated product. The results point to the importance of emphasizing that deaf students better understand certain aspects of literature through the promotion of linguistic accessibility – rather than by imposing a majority language to replace their mother tongue. The research reinforces the conception that it is necessary that the greatest mark of the identity of deaf subjects – their language – be incorporated into the context of professional and technological education, that is, during the learning process, there is no way to disregard Libras and teach the Portuguese language in an isolated matter.Campus Porto Velho CalamaMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT)Ferrari, Sandra Aparecida LopesSilva, Nathali Fernanda Machado2023-12-21T01:55:37Z2023-12-21T01:55:37Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Nathali Fernanda Machado. A Literatura como ferramenta de acessibilidade linguística para os alunos surdos do Instituto Federal de Rondônia-IFRO. 2023. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/682porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-09T06:43:39Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/682Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-04-09T06:43:39Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniafalse
dc.title.none.fl_str_mv A Literatura como ferramenta de acessibilidade linguística para os alunos surdos do Instituto Federal de Rondônia-IFRO
title A Literatura como ferramenta de acessibilidade linguística para os alunos surdos do Instituto Federal de Rondônia-IFRO
spellingShingle A Literatura como ferramenta de acessibilidade linguística para os alunos surdos do Instituto Federal de Rondônia-IFRO
Silva, Nathali Fernanda Machado
Sujeito surdo
Libras
Literatura de língua portuguesa
Literatura surda
Educação profissional e tecnológica
Deaf people
Brazilian sign language
Literature in Portuguese
Deaf literature
Professional and technological education
title_short A Literatura como ferramenta de acessibilidade linguística para os alunos surdos do Instituto Federal de Rondônia-IFRO
title_full A Literatura como ferramenta de acessibilidade linguística para os alunos surdos do Instituto Federal de Rondônia-IFRO
title_fullStr A Literatura como ferramenta de acessibilidade linguística para os alunos surdos do Instituto Federal de Rondônia-IFRO
title_full_unstemmed A Literatura como ferramenta de acessibilidade linguística para os alunos surdos do Instituto Federal de Rondônia-IFRO
title_sort A Literatura como ferramenta de acessibilidade linguística para os alunos surdos do Instituto Federal de Rondônia-IFRO
author Silva, Nathali Fernanda Machado
author_facet Silva, Nathali Fernanda Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferrari, Sandra Aparecida Lopes
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Nathali Fernanda Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Sujeito surdo
Libras
Literatura de língua portuguesa
Literatura surda
Educação profissional e tecnológica
Deaf people
Brazilian sign language
Literature in Portuguese
Deaf literature
Professional and technological education
topic Sujeito surdo
Libras
Literatura de língua portuguesa
Literatura surda
Educação profissional e tecnológica
Deaf people
Brazilian sign language
Literature in Portuguese
Deaf literature
Professional and technological education
description Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Rondônia, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestra em Educação Profissional e Tecnológica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-21T01:55:37Z
2023-12-21T01:55:37Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Nathali Fernanda Machado. A Literatura como ferramenta de acessibilidade linguística para os alunos surdos do Instituto Federal de Rondônia-IFRO. 2023. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2023.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/682
identifier_str_mv SILVA, Nathali Fernanda Machado. A Literatura como ferramenta de acessibilidade linguística para os alunos surdos do Instituto Federal de Rondônia-IFRO. 2023. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2023.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Porto Velho Calama
Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT)
publisher.none.fl_str_mv Campus Porto Velho Calama
Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1802120969790160896