Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Vitor dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/620
Resumo: Monografia apresentada ao Curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal de Rondônia, como requisito avaliativo para a obtenção do grau de Licenciado em Matemática.
id IFRO-1_f0117c5d206ee454d5123634cdc16504
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/620
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadasDerivadaSoftware geogebraEnsinoPráticas pedagógicasDerivativeGeogebra SoftwareTeachingPedagogical practicesMonografia apresentada ao Curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal de Rondônia, como requisito avaliativo para a obtenção do grau de Licenciado em Matemática.A presente monografia tem por finalidade desenvolver um manual de utilização do software Geogebra no ensino de derivadas, com o objetivo de auxiliar os docentes e alunos na compreensão gráfica do referido conceito matemático. O trabalho aborda o contexto histórico da derivada, as técnicas de derivação, bem como um apanhado histórico do software Geogebra, as principais ferramentas e comandos, além da construção de uma sequência didática-pedagógica para o ensino do conceito de derivada, tornando a abordagem lúdica e atual. O ensino de derivadas caracteriza?se como um processo abstrato, pois trata-se de um conceito novo para boa parte dos alunos. É visível a dificuldade encontrada no processo de ensino desse conteúdo, devido a necessidade de representações gráficas e algébricas, o que muitos alunos caracterizam como difícil e árduo. O uso do software Geogebra proporciona novas abordagens pedagógicas aos professores, o que resulta positivamente no processo de ensino, bem como a adoção de novas posturas nas práticas pedagógicasThe present monograph aims to develop a manual for the use of the Geogebra software in the teaching of derivatives, with the aim of helping teachers and students in the graphic understanding of the aforementioned mathematical concept. The work addresses the historical context of the derivative, the derivation techniques, as well as a historical overview of the Geogebra software, the main tools and commands, in addition to the construction of a didactic-pedagogical sequence for teaching the concept of derivative, making the approach playful and current. The teaching of derivatives is characterized as an abstract process, as it is a new concept for most students. The difficulty encountered in the teaching process of this content is visible, due to the need for graphic and algebraic representations, which many students characterize as difficult and arduous. The use of Geogebra software provides new pedagogical approaches to teachers, which positively results in the teaching process, as well as the adoption of new postures in pedagogical practicesCampus VilhenaLicenciatura em MatemáticaMatos, Marcos PinheiroSilva, José Vitor dos Santos2023-12-11T19:28:10Z2023-12-11T19:28:10Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, José Vitor dos Santos. Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas. Orientador: Marcos Pinheiro Matos. 2022. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/620porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T03:00:18Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/620Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2023-12-12T03:00:18Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas
title Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas
spellingShingle Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas
Silva, José Vitor dos Santos
Derivada
Software geogebra
Ensino
Práticas pedagógicas
Derivative
Geogebra Software
Teaching
Pedagogical practices
title_short Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas
title_full Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas
title_fullStr Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas
title_full_unstemmed Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas
title_sort Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas
author Silva, José Vitor dos Santos
author_facet Silva, José Vitor dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Marcos Pinheiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José Vitor dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Derivada
Software geogebra
Ensino
Práticas pedagógicas
Derivative
Geogebra Software
Teaching
Pedagogical practices
topic Derivada
Software geogebra
Ensino
Práticas pedagógicas
Derivative
Geogebra Software
Teaching
Pedagogical practices
description Monografia apresentada ao Curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal de Rondônia, como requisito avaliativo para a obtenção do grau de Licenciado em Matemática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-12-11T19:28:10Z
2023-12-11T19:28:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, José Vitor dos Santos. Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas. Orientador: Marcos Pinheiro Matos. 2022. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/620
identifier_str_mv SILVA, José Vitor dos Santos. Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas. Orientador: Marcos Pinheiro Matos. 2022. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Vilhena
Licenciatura em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Campus Vilhena
Licenciatura em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275585848934400