Os jogos pedagógicos como instrumento facilitador do ensino/aprendizagem da matemática: uma alternativa metodológica efetiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Royer, Paila Gerlaine Jorge
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/280
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Licenciatura em Matemática
id IFRO-1_f93fb18bd85048f777103b2a15c52f3e
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/280
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Os jogos pedagógicos como instrumento facilitador do ensino/aprendizagem da matemática: uma alternativa metodológica efetivaLúdicoEnsino-aprendizagemJogos pedagógicosLudicPedagogical gamesTeaching-learningTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Licenciatura em MatemáticaEste trabalho apresenta a importância do lúdico na sala de aula e principalmente nas aulas de matemática, na qual os jogos pedagógicos são considerados instrumentos que auxiliam tanto o docente quanto o discente no processo de ensino-aprendizagem, ampliando as possibilidades de ensino para o docente e a aprendizagem ao aluno. O desenvolvimento deste trabalho buscou evidenciar qual a efetividade dos jogos didáticos como um instrumento pedagógico no ensino e aprendizagem da matemática, ou seja, se realmente os jogos são uma alternativa metodológica que ajuda o docente na transmissão dos conteúdos em sala de aula de maneira a facilitar a aprendizagem do aluno, considerando que, de acordo com boa parte dos alunos, as aulas de matemática, por conter muitas fórmulas e regras acabam se tornando desgastantes e chatas e é neste contexto que os jogos pode ser uma ótima opção para tornar as aulas mais atrativas e diversificadas de modo que os alunos aprendam brincando.This paper presents the importance of playfulness in the classroom and especially in mathematics classes, in which educational games are considered instruments that help both the teacher and the student in the teaching-learning process, expanding the possibilities of teaching for the teacher and learning for the student. The development of this work sought to highlight the effectiveness of educational games as a pedagogical tool in teaching and learning mathematics, i.e., if the games are really a methodological alternative that helps the teacher in the transmission of content in the classroom in order to facilitate student learning, considering that, according to most students, mathematics classes, by containing many formulas and rules end up becoming exhausting and boring and it is in this context that the games can be a great option to make the classes more attractive and diverse so that students learn by playing.Campus VilhenaLicenciatura em MatemáticaPinho, Claudinei de OliveiraRoyer, Paila Gerlaine Jorge2023-03-23T19:58:48Z2023-03-23T19:58:48Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfROYER, Paila Gerlaine Jorge. Os jogos pedagógicos como instrumento facilitador do ensino/aprendizagem da matemática: uma alternativa metodológica efetiva. Orientador: Claudinei de Oliveira Pinho. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/280porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-21T14:20:29Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/280Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-02-21T14:20:29Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Os jogos pedagógicos como instrumento facilitador do ensino/aprendizagem da matemática: uma alternativa metodológica efetiva
title Os jogos pedagógicos como instrumento facilitador do ensino/aprendizagem da matemática: uma alternativa metodológica efetiva
spellingShingle Os jogos pedagógicos como instrumento facilitador do ensino/aprendizagem da matemática: uma alternativa metodológica efetiva
Royer, Paila Gerlaine Jorge
Lúdico
Ensino-aprendizagem
Jogos pedagógicos
Ludic
Pedagogical games
Teaching-learning
title_short Os jogos pedagógicos como instrumento facilitador do ensino/aprendizagem da matemática: uma alternativa metodológica efetiva
title_full Os jogos pedagógicos como instrumento facilitador do ensino/aprendizagem da matemática: uma alternativa metodológica efetiva
title_fullStr Os jogos pedagógicos como instrumento facilitador do ensino/aprendizagem da matemática: uma alternativa metodológica efetiva
title_full_unstemmed Os jogos pedagógicos como instrumento facilitador do ensino/aprendizagem da matemática: uma alternativa metodológica efetiva
title_sort Os jogos pedagógicos como instrumento facilitador do ensino/aprendizagem da matemática: uma alternativa metodológica efetiva
author Royer, Paila Gerlaine Jorge
author_facet Royer, Paila Gerlaine Jorge
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinho, Claudinei de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Royer, Paila Gerlaine Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Lúdico
Ensino-aprendizagem
Jogos pedagógicos
Ludic
Pedagogical games
Teaching-learning
topic Lúdico
Ensino-aprendizagem
Jogos pedagógicos
Ludic
Pedagogical games
Teaching-learning
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Licenciatura em Matemática
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-23T19:58:48Z
2023-03-23T19:58:48Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROYER, Paila Gerlaine Jorge. Os jogos pedagógicos como instrumento facilitador do ensino/aprendizagem da matemática: uma alternativa metodológica efetiva. Orientador: Claudinei de Oliveira Pinho. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2023.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/280
identifier_str_mv ROYER, Paila Gerlaine Jorge. Os jogos pedagógicos como instrumento facilitador do ensino/aprendizagem da matemática: uma alternativa metodológica efetiva. Orientador: Claudinei de Oliveira Pinho. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2023.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Vilhena
Licenciatura em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Campus Vilhena
Licenciatura em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275584230981632