A imprensa na pesquisa historiográfica: uma abordagem da História da Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mauer, Diana
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Girardi, Nínive
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1843
Resumo: Resumo: No cenário atual da História da Educação, destaca-se a importância da pesquisa em acervos escolares como forma de estudo do passado das instituições educacionais. A partir disto, o presente trabalho, vinculado ao projeto de pesquisa “História das instituições educacionais e seus acervos escolares na cidade de Osório – RS”, dedica-se à análise da cultura escolar no município citado. Através de um mapeamento dos acervos de escolas públicas da cidade, determinou-se o objeto de estudo da fase inicial da pesquisa: a Escola Estadual de Ensino Fundamental General Osório. Salienta-se que esta instituição ainda não conta com nenhuma pesquisa que lhe desse destaque. Diante disso, este estudo destina-se, principalmente, à preservação e divulgação da memória escolar da escola. Além disso, busca-se realizar uma pesquisa documental em fontes escritas e iconográficas, extraídas da imprensa da cidade e do acervo da própria escola. Logo, durante a execução do projeto, organizou-se o acervo histórico da Escola General Osório, bem como a pesquisa em periódicos regionais. Neste artigo, contudo, abordaremos apenas o uso das fontes jornalísticas. Para tanto, fez-se necessária a formação de um referencial teórico-metodológico através da leitura de obras da área. Realizou-se pesquisa em seis periódicos diferentes e foram transcritas trezentas e sessenta (360) referentes à temática educacional em nível municipal, estadual e, até mesmo, nacional. Além de possibilitar a compreensão da história escolar osoriense, a pesquisa aqui apresentada ainda serve de catalisador para futuras pesquisas na área. Palavras-chave: História da Educação. Cultura escolar. Imprensa. THE PRESS IN HISTORICAL RESEARCH: AN APPROACH TO THE HISTORY OF EDUCATION Abstract: In the current scenario of the History of Education, the research in school collections becomes important as a way to study the past of educational institutions.  For this, the present work, linked to the research project “History of educational institutions and their school collections in the city of Osório – RS”, is dedicated to the analysis of school culture in the town. Through a mapping of collections of public schools in the city, it was determined the object of study of initial phase of the research: the State Elementary School General Osório.  It’s important to say that this institution doesn’t have a work about itself yet. Thus, this study aims mainly to the preservation and dissemination of school memory of that school. In addition, we seek to make a documentary research in written and iconographic sources, extracted from the press of the city and the school’s own library. Therefore, during the execution of the project, we organized the historical collection of the School General Osorio, as well as research regional journals. In this article, however, we will only cover the use of journalistic sources. For this it was necessary to form a theoretical and methodological framework, through reading the works area. We conducted research in six different journals and 360 educational news regarding the topic at local, statewide and even national were transcribed. In addition to enabling the understanding of the history of citizen education, the research presented here also serves as a catalyst for future research in the area. Keywords: History of Education. School culture. Press.
id IFRS-1_14075864a30bafb39245f0233fafd171
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1843
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling A imprensa na pesquisa historiográfica: uma abordagem da História da EducaçãoResumo: No cenário atual da História da Educação, destaca-se a importância da pesquisa em acervos escolares como forma de estudo do passado das instituições educacionais. A partir disto, o presente trabalho, vinculado ao projeto de pesquisa “História das instituições educacionais e seus acervos escolares na cidade de Osório – RS”, dedica-se à análise da cultura escolar no município citado. Através de um mapeamento dos acervos de escolas públicas da cidade, determinou-se o objeto de estudo da fase inicial da pesquisa: a Escola Estadual de Ensino Fundamental General Osório. Salienta-se que esta instituição ainda não conta com nenhuma pesquisa que lhe desse destaque. Diante disso, este estudo destina-se, principalmente, à preservação e divulgação da memória escolar da escola. Além disso, busca-se realizar uma pesquisa documental em fontes escritas e iconográficas, extraídas da imprensa da cidade e do acervo da própria escola. Logo, durante a execução do projeto, organizou-se o acervo histórico da Escola General Osório, bem como a pesquisa em periódicos regionais. Neste artigo, contudo, abordaremos apenas o uso das fontes jornalísticas. Para tanto, fez-se necessária a formação de um referencial teórico-metodológico através da leitura de obras da área. Realizou-se pesquisa em seis periódicos diferentes e foram transcritas trezentas e sessenta (360) referentes à temática educacional em nível municipal, estadual e, até mesmo, nacional. Além de possibilitar a compreensão da história escolar osoriense, a pesquisa aqui apresentada ainda serve de catalisador para futuras pesquisas na área. Palavras-chave: História da Educação. Cultura escolar. Imprensa. THE PRESS IN HISTORICAL RESEARCH: AN APPROACH TO THE HISTORY OF EDUCATION Abstract: In the current scenario of the History of Education, the research in school collections becomes important as a way to study the past of educational institutions.  For this, the present work, linked to the research project “History of educational institutions and their school collections in the city of Osório – RS”, is dedicated to the analysis of school culture in the town. Through a mapping of collections of public schools in the city, it was determined the object of study of initial phase of the research: the State Elementary School General Osório.  It’s important to say that this institution doesn’t have a work about itself yet. Thus, this study aims mainly to the preservation and dissemination of school memory of that school. In addition, we seek to make a documentary research in written and iconographic sources, extracted from the press of the city and the school’s own library. Therefore, during the execution of the project, we organized the historical collection of the School General Osorio, as well as research regional journals. In this article, however, we will only cover the use of journalistic sources. For this it was necessary to form a theoretical and methodological framework, through reading the works area. We conducted research in six different journals and 360 educational news regarding the topic at local, statewide and even national were transcribed. In addition to enabling the understanding of the history of citizen education, the research presented here also serves as a catalyst for future research in the area. Keywords: History of Education. School culture. Press.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2014-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/184310.35819/tear.v3.n1.a1843#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 3 No. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 3 Núm. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 3 n. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO2238-807910.35819/tear.v3.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1843/1436Mauer, DianaGirardi, Níniveinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:37:10Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1843Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:37:10Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv A imprensa na pesquisa historiográfica: uma abordagem da História da Educação
title A imprensa na pesquisa historiográfica: uma abordagem da História da Educação
spellingShingle A imprensa na pesquisa historiográfica: uma abordagem da História da Educação
Mauer, Diana
title_short A imprensa na pesquisa historiográfica: uma abordagem da História da Educação
title_full A imprensa na pesquisa historiográfica: uma abordagem da História da Educação
title_fullStr A imprensa na pesquisa historiográfica: uma abordagem da História da Educação
title_full_unstemmed A imprensa na pesquisa historiográfica: uma abordagem da História da Educação
title_sort A imprensa na pesquisa historiográfica: uma abordagem da História da Educação
author Mauer, Diana
author_facet Mauer, Diana
Girardi, Nínive
author_role author
author2 Girardi, Nínive
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mauer, Diana
Girardi, Nínive
description Resumo: No cenário atual da História da Educação, destaca-se a importância da pesquisa em acervos escolares como forma de estudo do passado das instituições educacionais. A partir disto, o presente trabalho, vinculado ao projeto de pesquisa “História das instituições educacionais e seus acervos escolares na cidade de Osório – RS”, dedica-se à análise da cultura escolar no município citado. Através de um mapeamento dos acervos de escolas públicas da cidade, determinou-se o objeto de estudo da fase inicial da pesquisa: a Escola Estadual de Ensino Fundamental General Osório. Salienta-se que esta instituição ainda não conta com nenhuma pesquisa que lhe desse destaque. Diante disso, este estudo destina-se, principalmente, à preservação e divulgação da memória escolar da escola. Além disso, busca-se realizar uma pesquisa documental em fontes escritas e iconográficas, extraídas da imprensa da cidade e do acervo da própria escola. Logo, durante a execução do projeto, organizou-se o acervo histórico da Escola General Osório, bem como a pesquisa em periódicos regionais. Neste artigo, contudo, abordaremos apenas o uso das fontes jornalísticas. Para tanto, fez-se necessária a formação de um referencial teórico-metodológico através da leitura de obras da área. Realizou-se pesquisa em seis periódicos diferentes e foram transcritas trezentas e sessenta (360) referentes à temática educacional em nível municipal, estadual e, até mesmo, nacional. Além de possibilitar a compreensão da história escolar osoriense, a pesquisa aqui apresentada ainda serve de catalisador para futuras pesquisas na área. Palavras-chave: História da Educação. Cultura escolar. Imprensa. THE PRESS IN HISTORICAL RESEARCH: AN APPROACH TO THE HISTORY OF EDUCATION Abstract: In the current scenario of the History of Education, the research in school collections becomes important as a way to study the past of educational institutions.  For this, the present work, linked to the research project “History of educational institutions and their school collections in the city of Osório – RS”, is dedicated to the analysis of school culture in the town. Through a mapping of collections of public schools in the city, it was determined the object of study of initial phase of the research: the State Elementary School General Osório.  It’s important to say that this institution doesn’t have a work about itself yet. Thus, this study aims mainly to the preservation and dissemination of school memory of that school. In addition, we seek to make a documentary research in written and iconographic sources, extracted from the press of the city and the school’s own library. Therefore, during the execution of the project, we organized the historical collection of the School General Osorio, as well as research regional journals. In this article, however, we will only cover the use of journalistic sources. For this it was necessary to form a theoretical and methodological framework, through reading the works area. We conducted research in six different journals and 360 educational news regarding the topic at local, statewide and even national were transcribed. In addition to enabling the understanding of the history of citizen education, the research presented here also serves as a catalyst for future research in the area. Keywords: History of Education. School culture. Press.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1843
10.35819/tear.v3.n1.a1843
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1843
identifier_str_mv 10.35819/tear.v3.n1.a1843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1843/1436
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 3 No. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 3 Núm. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 3 n. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO
2238-8079
10.35819/tear.v3.n1
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1814253917102407680