História, historiografia e pesquisa em educação histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: C. de Rezende Martins, Estevão
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/63035
Resumo: O pensamento histórico, cuja articulação produz a consciência histórica, conduz todo agente racional humano a produzir sobre si e sobre seu meio ambiente uma narrativa histórica, fator de identidade (própria e social) e feitora de cultura. A cultura histórica como meio ambiente intelectual envolvente da educação histórica esteia-se, ao menos desde a cientificização da História a partir de meados do século 19, em dois pilares: a narrativa histórica em geral e a narrativa historiográfica em particular. A relevância para a pesquisa em educação histórica da interação e do diálogo entre essas narrativas e de sua interdependência é argumentada neste artigo.
id UFPR-4_7f079837db3be9efb7501fa028999ad9
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/63035
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling História, historiografia e pesquisa em educação históricaO pensamento histórico, cuja articulação produz a consciência histórica, conduz todo agente racional humano a produzir sobre si e sobre seu meio ambiente uma narrativa histórica, fator de identidade (própria e social) e feitora de cultura. A cultura histórica como meio ambiente intelectual envolvente da educação histórica esteia-se, ao menos desde a cientificização da História a partir de meados do século 19, em dois pilares: a narrativa histórica em geral e a narrativa historiográfica em particular. A relevância para a pesquisa em educação histórica da interação e do diálogo entre essas narrativas e de sua interdependência é argumentada neste artigo.UFPRC. de Rezende Martins, Estevão2019-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/63035Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 17-33Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 17-33Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 17-331984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/63035/38446https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/63035/38447Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-30T19:58:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/63035Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-07-30T19:58:29Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv História, historiografia e pesquisa em educação histórica
title História, historiografia e pesquisa em educação histórica
spellingShingle História, historiografia e pesquisa em educação histórica
C. de Rezende Martins, Estevão
title_short História, historiografia e pesquisa em educação histórica
title_full História, historiografia e pesquisa em educação histórica
title_fullStr História, historiografia e pesquisa em educação histórica
title_full_unstemmed História, historiografia e pesquisa em educação histórica
title_sort História, historiografia e pesquisa em educação histórica
author C. de Rezende Martins, Estevão
author_facet C. de Rezende Martins, Estevão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv C. de Rezende Martins, Estevão
dc.subject.none.fl_str_mv


description O pensamento histórico, cuja articulação produz a consciência histórica, conduz todo agente racional humano a produzir sobre si e sobre seu meio ambiente uma narrativa histórica, fator de identidade (própria e social) e feitora de cultura. A cultura histórica como meio ambiente intelectual envolvente da educação histórica esteia-se, ao menos desde a cientificização da História a partir de meados do século 19, em dois pilares: a narrativa histórica em geral e a narrativa historiográfica em particular. A relevância para a pesquisa em educação histórica da interação e do diálogo entre essas narrativas e de sua interdependência é argumentada neste artigo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/63035
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/63035
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/63035/38446
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/63035/38447
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 17-33
Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 17-33
Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 17-33
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892211499008