Mulheres na ciência: um estudo da presença feminina no contexto internacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2710 |
Resumo: | Resumo: Este artigo apresenta um levantamento do estado da arte da presença das mulheres na ciência e tem como objetivo resgatar suas participações no âmbito internacional, durante o período de 2007 a 2017. O estudo usou como metodologia artigos em formato digital, que puderam ser recuperados via internet, e livros eletrônicos e impressos. Foram utilizadas como expressões de busca “mulheres na ciência”, “mulher e ciência”, “mulheres cientistas”, “gênero e ciência”, “woman and science”; “women scientist”; “gender in science”, “femme et sciencia”, “mujeres y ciência”, “mujeres cientistas” e “genre y ciência”. Como fonte de coleta, foram utilizados dados das Bases Scopus, Jstor, Persée, Scielo, Scielo Livros e ProQuest Ebook Central. A partir do contexto histórico do tema, das leituras e análises realizadas, é possível afirmar que, apesar dos avanços do acesso à educação, da inserção das mulheres no espaço público e na ciência, os estudos ainda comprovam que - a despeito da crescente visibilidade do gênero feminino na ciência em algumas áreas, como a das ciências duras -, há uma forte resistência e luta para a conquista do espaço das mulheres na carreira científica.Palavras-Chave: Mulheres na ciência. Mulheres cientistas. Gênero na ciência. Estado da arte. WOMEN IN SCIENCE: A STUDY OF WOMEN'S PRESENCE IN THE INTERNATIONAL CONTEXT Abstract: This article consists of the state of the art of women in science and aims to recover the presence and participation of women in the international scope during the period from 2007 to 2017. From the historical context of the theme, from the readings and analyzes carried out, it is possible affirm that, despite advances in access to education, women's inclusion in public space and science, studies still prove that - despite the increasing visibility of women in science in some areas, such as hard sciences - there is a strong resistance and struggle for the conquest of women's space in scientific careers.Keywords: Women in science. Women scientists. Gender in science. State of art. |
id |
IFRS-1_1c955056a2dee0c98c4c03c03fe170f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2710 |
network_acronym_str |
IFRS-1 |
network_name_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Mulheres na ciência: um estudo da presença feminina no contexto internacionalResumo: Este artigo apresenta um levantamento do estado da arte da presença das mulheres na ciência e tem como objetivo resgatar suas participações no âmbito internacional, durante o período de 2007 a 2017. O estudo usou como metodologia artigos em formato digital, que puderam ser recuperados via internet, e livros eletrônicos e impressos. Foram utilizadas como expressões de busca “mulheres na ciência”, “mulher e ciência”, “mulheres cientistas”, “gênero e ciência”, “woman and science”; “women scientist”; “gender in science”, “femme et sciencia”, “mujeres y ciência”, “mujeres cientistas” e “genre y ciência”. Como fonte de coleta, foram utilizados dados das Bases Scopus, Jstor, Persée, Scielo, Scielo Livros e ProQuest Ebook Central. A partir do contexto histórico do tema, das leituras e análises realizadas, é possível afirmar que, apesar dos avanços do acesso à educação, da inserção das mulheres no espaço público e na ciência, os estudos ainda comprovam que - a despeito da crescente visibilidade do gênero feminino na ciência em algumas áreas, como a das ciências duras -, há uma forte resistência e luta para a conquista do espaço das mulheres na carreira científica.Palavras-Chave: Mulheres na ciência. Mulheres cientistas. Gênero na ciência. Estado da arte. WOMEN IN SCIENCE: A STUDY OF WOMEN'S PRESENCE IN THE INTERNATIONAL CONTEXT Abstract: This article consists of the state of the art of women in science and aims to recover the presence and participation of women in the international scope during the period from 2007 to 2017. From the historical context of the theme, from the readings and analyzes carried out, it is possible affirm that, despite advances in access to education, women's inclusion in public space and science, studies still prove that - despite the increasing visibility of women in science in some areas, such as hard sciences - there is a strong resistance and struggle for the conquest of women's space in scientific careers.Keywords: Women in science. Women scientists. Gender in science. State of art. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2018-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/271010.35819/tear.v7.n1.a2710#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA2238-807910.35819/tear.v7.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2710/2037Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessConceição, Josefa Martins daTeixeira, Maria do Rocio Fontoura2019-08-25T00:34:03Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2710Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:34:03Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mulheres na ciência: um estudo da presença feminina no contexto internacional |
title |
Mulheres na ciência: um estudo da presença feminina no contexto internacional |
spellingShingle |
Mulheres na ciência: um estudo da presença feminina no contexto internacional Conceição, Josefa Martins da |
title_short |
Mulheres na ciência: um estudo da presença feminina no contexto internacional |
title_full |
Mulheres na ciência: um estudo da presença feminina no contexto internacional |
title_fullStr |
Mulheres na ciência: um estudo da presença feminina no contexto internacional |
title_full_unstemmed |
Mulheres na ciência: um estudo da presença feminina no contexto internacional |
title_sort |
Mulheres na ciência: um estudo da presença feminina no contexto internacional |
author |
Conceição, Josefa Martins da |
author_facet |
Conceição, Josefa Martins da Teixeira, Maria do Rocio Fontoura |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Maria do Rocio Fontoura |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conceição, Josefa Martins da Teixeira, Maria do Rocio Fontoura |
description |
Resumo: Este artigo apresenta um levantamento do estado da arte da presença das mulheres na ciência e tem como objetivo resgatar suas participações no âmbito internacional, durante o período de 2007 a 2017. O estudo usou como metodologia artigos em formato digital, que puderam ser recuperados via internet, e livros eletrônicos e impressos. Foram utilizadas como expressões de busca “mulheres na ciência”, “mulher e ciência”, “mulheres cientistas”, “gênero e ciência”, “woman and science”; “women scientist”; “gender in science”, “femme et sciencia”, “mujeres y ciência”, “mujeres cientistas” e “genre y ciência”. Como fonte de coleta, foram utilizados dados das Bases Scopus, Jstor, Persée, Scielo, Scielo Livros e ProQuest Ebook Central. A partir do contexto histórico do tema, das leituras e análises realizadas, é possível afirmar que, apesar dos avanços do acesso à educação, da inserção das mulheres no espaço público e na ciência, os estudos ainda comprovam que - a despeito da crescente visibilidade do gênero feminino na ciência em algumas áreas, como a das ciências duras -, há uma forte resistência e luta para a conquista do espaço das mulheres na carreira científica.Palavras-Chave: Mulheres na ciência. Mulheres cientistas. Gênero na ciência. Estado da arte. WOMEN IN SCIENCE: A STUDY OF WOMEN'S PRESENCE IN THE INTERNATIONAL CONTEXT Abstract: This article consists of the state of the art of women in science and aims to recover the presence and participation of women in the international scope during the period from 2007 to 2017. From the historical context of the theme, from the readings and analyzes carried out, it is possible affirm that, despite advances in access to education, women's inclusion in public space and science, studies still prove that - despite the increasing visibility of women in science in some areas, such as hard sciences - there is a strong resistance and struggle for the conquest of women's space in scientific careers.Keywords: Women in science. Women scientists. Gender in science. State of art. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2710 10.35819/tear.v7.n1.a2710 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2710 |
identifier_str_mv |
10.35819/tear.v7.n1.a2710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2710/2037 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA 2238-8079 10.35819/tear.v7.n1 reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
collection |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tear@canoas.ifrs.edu.br |
_version_ |
1814253918372233216 |