Presença feminina no estudo e no trabalho da ciência na Unicamp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcellos, Elza da Costa Cruz
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Brisolla, Sandra Negraes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Pagu (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644907
Resumo: O objetivo deste trabalho é contribuir para a superação de obstáculos à elevação da produtividade científica e melhoria das condições de trabalho e da cooperação entre cientistas homens e mulheres na produção de conhecimento. Os resultados parciais do estudo de caso na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apontam para a inexistência de diferenças reais por sexo na capacidade de aprendizado e na dedicação dos alunos nas carreiras que se consideram “masculinas”, que incluem as ciências exatas e tecnológicas ou engenharias. Pelo contrário, na grande maioria dos cursos da Unicamp – universidade que se diferencia das demais pelo predomínio dessas carreiras – por razões múltiplas, que se trata de identificar, as alunas têm apresentado melhores coeficientes de rendimento que seus colegas nos mesmos cursos. Por esse motivo, o pouco interesse das vestibulandas por cursos dessa natureza só é explicável por hábitos culturais e preconceitos que se enraizaram na forma diferenciada com que se criam as meninas e os meninos.Abstract The main objective of this work is to help overcome obstacles which prevent a more efficient scientific production and improvement of the work conditions and cooperation among men and women scientists in knowledge creation. The preliminary results of the State University of Campinas (Unicamp) case study indicate no real differences by sex concerning the students learning abilities and academic commitment in careers considered to be male dominated – the hard sciences (mathematics, physics, chemistry, biology, engineering, etc). In fact, at Unicamp where differently from other universities there is a predominance of hard science courses, female students have outperformed their male counterparts in the majority of Unicamp’s courses. Thus, the little interest shown by female candidates in the choice of hard science careers when applying for the university’s entrance exam, is certainly biased by cultural habits and prejudices intrinsic to the different ways of raising girls and boys.Key Words: Exact Sciences, Engineering, Sex Inequalities at Work.
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