Da sala de aula para a vida: acústica no dia a dia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagherazzi, Onorato Jonas
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Mohnsam, Luciana de Almeida, Sakai, Otávio Akira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1733
Resumo: Resumo: O presente artigo visa apresentar os resultados de um projeto de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Câmpus Rio Grande. Intitulado “Da sala de aula para a vida: acústica no dia a dia”. Ele foi desenvolvido com uma turma de aprendizes de Física e de Filosofia do Ensino Médio Integrado e com uma de acadêmicos de Acústica do Curso de Tecnologia em Construção de Edifícios. Com os objetivos de incentivar o gosto pela pesquisa nos discentes, de promover a interdisciplinaridade, de desenvolver extensão e de permitir o domínio prático de algumas tecnologias e ferramentas de investigação filosófica, desenvolveu-se a presente atividade supracitada. A mesma desenvolveu-se pelo estudo inicial de acústica, que é a análise física das vibrações das ondas sonoras, num determinado restaurante, com o aceite, a necessidade e seu consentimento ético. A metodologia utilizada foi a de um estudo de caso que demandou pesquisa bibliográfica, coleta de dados com instrumentos de tecnologias de precisão denominada de sonômetro, tabulação e análise de dados daquelas ondas sonoras da referida organização por meio de programas computacionais especializados, a fim de se desenvolver um relatório técnico àquele microempresário que dele necessitava. Assim sendo, chegou-se a uma aprendizagem prática, dinâmica e interdisciplinar por parte dos discentes e uma oportunidade de se vincular a tríade: educar, pesquisar e fazer extensão ao mesmo tempo. E, tudo isso, aliando o ensino ao cotidiano vivido pelo discente: a acústica do/no dia a dia. Palavras-chave: Educação. Extensão. Acústica. Física. Filosofia. FROM THE CLASSROOM TO LIFE: EVERYDAY ACOUSTICS Abstract: This article presents the results of a project on teaching, researching and extension activity, developed at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul, Rio Grande Campus. Entitled “Of the classroom for life: everyday acoustics”, it was developed among students of the subjects of Physics and Philosophy of the Integrated High School, and other academics of Acoustics from the Technology Course in Building Construction. This activity was developed aiming at encouraging a taste for research on students; promoting interdisciplinary work; developing extension; and allowing the practical domain of some technologies and tools of philosophical inquiry. The project was developed through an initial study of acoustics, which is the physical analysis of sound wave vibrations in a restaurant, according to the owner’s need and his acceptance. The methodology used was a case study which required literature research, data collection with tools of precision denominated sound-level meter, tabulation and analysis of data of the sound waves of the organization through specialized computer programs, aiming at the preparation of a technical report that the owner of the business needed. Thus, a practical learning was got, also dynamic and interdisciplinary for the students involved and an opportunity to link the triad: educate, do research and extension at the same time. And all of this, uniting teaching to the everyday life experienced by the students: everyday acoustics. Keywords: Education. Extension. Acoustics. Physics. Philosophy. 
id IFRS-1_2203e5526b56f2378bb895b78f709261
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1733
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Da sala de aula para a vida: acústica no dia a diaResumo: O presente artigo visa apresentar os resultados de um projeto de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Câmpus Rio Grande. Intitulado “Da sala de aula para a vida: acústica no dia a dia”. Ele foi desenvolvido com uma turma de aprendizes de Física e de Filosofia do Ensino Médio Integrado e com uma de acadêmicos de Acústica do Curso de Tecnologia em Construção de Edifícios. Com os objetivos de incentivar o gosto pela pesquisa nos discentes, de promover a interdisciplinaridade, de desenvolver extensão e de permitir o domínio prático de algumas tecnologias e ferramentas de investigação filosófica, desenvolveu-se a presente atividade supracitada. A mesma desenvolveu-se pelo estudo inicial de acústica, que é a análise física das vibrações das ondas sonoras, num determinado restaurante, com o aceite, a necessidade e seu consentimento ético. A metodologia utilizada foi a de um estudo de caso que demandou pesquisa bibliográfica, coleta de dados com instrumentos de tecnologias de precisão denominada de sonômetro, tabulação e análise de dados daquelas ondas sonoras da referida organização por meio de programas computacionais especializados, a fim de se desenvolver um relatório técnico àquele microempresário que dele necessitava. Assim sendo, chegou-se a uma aprendizagem prática, dinâmica e interdisciplinar por parte dos discentes e uma oportunidade de se vincular a tríade: educar, pesquisar e fazer extensão ao mesmo tempo. E, tudo isso, aliando o ensino ao cotidiano vivido pelo discente: a acústica do/no dia a dia. Palavras-chave: Educação. Extensão. Acústica. Física. Filosofia. FROM THE CLASSROOM TO LIFE: EVERYDAY ACOUSTICS Abstract: This article presents the results of a project on teaching, researching and extension activity, developed at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul, Rio Grande Campus. Entitled “Of the classroom for life: everyday acoustics”, it was developed among students of the subjects of Physics and Philosophy of the Integrated High School, and other academics of Acoustics from the Technology Course in Building Construction. This activity was developed aiming at encouraging a taste for research on students; promoting interdisciplinary work; developing extension; and allowing the practical domain of some technologies and tools of philosophical inquiry. The project was developed through an initial study of acoustics, which is the physical analysis of sound wave vibrations in a restaurant, according to the owner’s need and his acceptance. The methodology used was a case study which required literature research, data collection with tools of precision denominated sound-level meter, tabulation and analysis of data of the sound waves of the organization through specialized computer programs, aiming at the preparation of a technical report that the owner of the business needed. Thus, a practical learning was got, also dynamic and interdisciplinary for the students involved and an opportunity to link the triad: educate, do research and extension at the same time. And all of this, uniting teaching to the everyday life experienced by the students: everyday acoustics. Keywords: Education. Extension. Acoustics. Physics. Philosophy. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2012-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/173310.35819/tear.v1.n2.a1733#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 1 No. 2 (2012): FAZERES E SABERES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 1 Núm. 2 (2012): FAZERES E SABERES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 2 (2012): FAZERES E SABERES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL2238-807910.35819/tear.v1.n2reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1733/1383https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1733/2347https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1733/2348Fagherazzi, Onorato JonasMohnsam, Luciana de AlmeidaSakai, Otávio Akirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:37:23Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1733Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:37:23Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Da sala de aula para a vida: acústica no dia a dia
title Da sala de aula para a vida: acústica no dia a dia
spellingShingle Da sala de aula para a vida: acústica no dia a dia
Fagherazzi, Onorato Jonas
title_short Da sala de aula para a vida: acústica no dia a dia
title_full Da sala de aula para a vida: acústica no dia a dia
title_fullStr Da sala de aula para a vida: acústica no dia a dia
title_full_unstemmed Da sala de aula para a vida: acústica no dia a dia
title_sort Da sala de aula para a vida: acústica no dia a dia
author Fagherazzi, Onorato Jonas
author_facet Fagherazzi, Onorato Jonas
Mohnsam, Luciana de Almeida
Sakai, Otávio Akira
author_role author
author2 Mohnsam, Luciana de Almeida
Sakai, Otávio Akira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fagherazzi, Onorato Jonas
Mohnsam, Luciana de Almeida
Sakai, Otávio Akira
description Resumo: O presente artigo visa apresentar os resultados de um projeto de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Câmpus Rio Grande. Intitulado “Da sala de aula para a vida: acústica no dia a dia”. Ele foi desenvolvido com uma turma de aprendizes de Física e de Filosofia do Ensino Médio Integrado e com uma de acadêmicos de Acústica do Curso de Tecnologia em Construção de Edifícios. Com os objetivos de incentivar o gosto pela pesquisa nos discentes, de promover a interdisciplinaridade, de desenvolver extensão e de permitir o domínio prático de algumas tecnologias e ferramentas de investigação filosófica, desenvolveu-se a presente atividade supracitada. A mesma desenvolveu-se pelo estudo inicial de acústica, que é a análise física das vibrações das ondas sonoras, num determinado restaurante, com o aceite, a necessidade e seu consentimento ético. A metodologia utilizada foi a de um estudo de caso que demandou pesquisa bibliográfica, coleta de dados com instrumentos de tecnologias de precisão denominada de sonômetro, tabulação e análise de dados daquelas ondas sonoras da referida organização por meio de programas computacionais especializados, a fim de se desenvolver um relatório técnico àquele microempresário que dele necessitava. Assim sendo, chegou-se a uma aprendizagem prática, dinâmica e interdisciplinar por parte dos discentes e uma oportunidade de se vincular a tríade: educar, pesquisar e fazer extensão ao mesmo tempo. E, tudo isso, aliando o ensino ao cotidiano vivido pelo discente: a acústica do/no dia a dia. Palavras-chave: Educação. Extensão. Acústica. Física. Filosofia. FROM THE CLASSROOM TO LIFE: EVERYDAY ACOUSTICS Abstract: This article presents the results of a project on teaching, researching and extension activity, developed at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul, Rio Grande Campus. Entitled “Of the classroom for life: everyday acoustics”, it was developed among students of the subjects of Physics and Philosophy of the Integrated High School, and other academics of Acoustics from the Technology Course in Building Construction. This activity was developed aiming at encouraging a taste for research on students; promoting interdisciplinary work; developing extension; and allowing the practical domain of some technologies and tools of philosophical inquiry. The project was developed through an initial study of acoustics, which is the physical analysis of sound wave vibrations in a restaurant, according to the owner’s need and his acceptance. The methodology used was a case study which required literature research, data collection with tools of precision denominated sound-level meter, tabulation and analysis of data of the sound waves of the organization through specialized computer programs, aiming at the preparation of a technical report that the owner of the business needed. Thus, a practical learning was got, also dynamic and interdisciplinary for the students involved and an opportunity to link the triad: educate, do research and extension at the same time. And all of this, uniting teaching to the everyday life experienced by the students: everyday acoustics. Keywords: Education. Extension. Acoustics. Physics. Philosophy. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1733
10.35819/tear.v1.n2.a1733
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1733
identifier_str_mv 10.35819/tear.v1.n2.a1733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1733/1383
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1733/2347
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1733/2348
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 1 No. 2 (2012): FAZERES E SABERES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 1 Núm. 2 (2012): FAZERES E SABERES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 2 (2012): FAZERES E SABERES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
2238-8079
10.35819/tear.v1.n2
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1798951573768896512