Conjuntos e princípio da indução matemática no nosso dia-a-dia: atividades para a sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Aimeé dos Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14113
Resumo: O interesse pela análise combinatória, um dos principais ramos da matemática, tem sido pouco a pouco rejeitada pelos alunos do ensino básico, especialmente do Ensino Médio. E esse fracasso acontece em muitos casos pela forma com que esse tema tem sido abordado e principalmente, como tem sido apresentado aos alunos no seu primeiro contato com tal assunto. Dessa forma, o ensino de análise combinatória tem sido cada vez sistemático, sem propósito. O que pode ser feito para revertermos este quadro? Como tornar a análise combinatória e a matemática discreta em geral mais proveitosa? Como podemos usá-la a nosso favor? Este trabalho tem como principal objetivo propor uma entre muitas maneiras de auxiliar a matemática em geral. Serão apresentadas atividades que utilizam situações reais do dia-a-dia com tema considerado uma das raízes da análise combinatória, conjuntos. E, além disso, a introdução da indução matemática, que auxiliará o aluno a assimilar e dar sentido a alguns conteúdos já estudados. Nas atividades foi usado um método que valoriza as informações quantitativas das situações fazendo com que o aluno analise cada problema, diferentemente, não de maneira sistemática, sem valor
id UFF-2_25ddd3dbc872ebdca04fc2765e2c3765
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14113
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Conjuntos e princípio da indução matemática no nosso dia-a-dia: atividades para a sala de aulaAnálise combinatóriaConjuntosIndução matemáticaEnsino de matemáticaAnálise combinatória (Matemática)O interesse pela análise combinatória, um dos principais ramos da matemática, tem sido pouco a pouco rejeitada pelos alunos do ensino básico, especialmente do Ensino Médio. E esse fracasso acontece em muitos casos pela forma com que esse tema tem sido abordado e principalmente, como tem sido apresentado aos alunos no seu primeiro contato com tal assunto. Dessa forma, o ensino de análise combinatória tem sido cada vez sistemático, sem propósito. O que pode ser feito para revertermos este quadro? Como tornar a análise combinatória e a matemática discreta em geral mais proveitosa? Como podemos usá-la a nosso favor? Este trabalho tem como principal objetivo propor uma entre muitas maneiras de auxiliar a matemática em geral. Serão apresentadas atividades que utilizam situações reais do dia-a-dia com tema considerado uma das raízes da análise combinatória, conjuntos. E, além disso, a introdução da indução matemática, que auxiliará o aluno a assimilar e dar sentido a alguns conteúdos já estudados. Nas atividades foi usado um método que valoriza as informações quantitativas das situações fazendo com que o aluno analise cada problema, diferentemente, não de maneira sistemática, sem valor43 f.Dantas, SimoneReis, Aimeé dos Santos2020-06-24T14:01:02Z2020-06-24T14:01:02Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfREIS, Aimeé dos Santos. Conjuntos e princípio da indução matemática no nosso dia-a-dia: atividades para a sala de aula. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14113Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-21T21:54:12Zoai:app.uff.br:1/14113Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-21T21:54:12Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Conjuntos e princípio da indução matemática no nosso dia-a-dia: atividades para a sala de aula
title Conjuntos e princípio da indução matemática no nosso dia-a-dia: atividades para a sala de aula
spellingShingle Conjuntos e princípio da indução matemática no nosso dia-a-dia: atividades para a sala de aula
Reis, Aimeé dos Santos
Análise combinatória
Conjuntos
Indução matemática
Ensino de matemática
Análise combinatória (Matemática)
title_short Conjuntos e princípio da indução matemática no nosso dia-a-dia: atividades para a sala de aula
title_full Conjuntos e princípio da indução matemática no nosso dia-a-dia: atividades para a sala de aula
title_fullStr Conjuntos e princípio da indução matemática no nosso dia-a-dia: atividades para a sala de aula
title_full_unstemmed Conjuntos e princípio da indução matemática no nosso dia-a-dia: atividades para a sala de aula
title_sort Conjuntos e princípio da indução matemática no nosso dia-a-dia: atividades para a sala de aula
author Reis, Aimeé dos Santos
author_facet Reis, Aimeé dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dantas, Simone
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Aimeé dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Análise combinatória
Conjuntos
Indução matemática
Ensino de matemática
Análise combinatória (Matemática)
topic Análise combinatória
Conjuntos
Indução matemática
Ensino de matemática
Análise combinatória (Matemática)
description O interesse pela análise combinatória, um dos principais ramos da matemática, tem sido pouco a pouco rejeitada pelos alunos do ensino básico, especialmente do Ensino Médio. E esse fracasso acontece em muitos casos pela forma com que esse tema tem sido abordado e principalmente, como tem sido apresentado aos alunos no seu primeiro contato com tal assunto. Dessa forma, o ensino de análise combinatória tem sido cada vez sistemático, sem propósito. O que pode ser feito para revertermos este quadro? Como tornar a análise combinatória e a matemática discreta em geral mais proveitosa? Como podemos usá-la a nosso favor? Este trabalho tem como principal objetivo propor uma entre muitas maneiras de auxiliar a matemática em geral. Serão apresentadas atividades que utilizam situações reais do dia-a-dia com tema considerado uma das raízes da análise combinatória, conjuntos. E, além disso, a introdução da indução matemática, que auxiliará o aluno a assimilar e dar sentido a alguns conteúdos já estudados. Nas atividades foi usado um método que valoriza as informações quantitativas das situações fazendo com que o aluno analise cada problema, diferentemente, não de maneira sistemática, sem valor
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-06-24T14:01:02Z
2020-06-24T14:01:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REIS, Aimeé dos Santos. Conjuntos e princípio da indução matemática no nosso dia-a-dia: atividades para a sala de aula. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14113
Aluno de Graduação
identifier_str_mv REIS, Aimeé dos Santos. Conjuntos e princípio da indução matemática no nosso dia-a-dia: atividades para a sala de aula. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838821681725440