Conjuntos e princípio da indução matemática no nosso dia-a-dia: atividades para a sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14113 |
Resumo: | O interesse pela análise combinatória, um dos principais ramos da matemática, tem sido pouco a pouco rejeitada pelos alunos do ensino básico, especialmente do Ensino Médio. E esse fracasso acontece em muitos casos pela forma com que esse tema tem sido abordado e principalmente, como tem sido apresentado aos alunos no seu primeiro contato com tal assunto. Dessa forma, o ensino de análise combinatória tem sido cada vez sistemático, sem propósito. O que pode ser feito para revertermos este quadro? Como tornar a análise combinatória e a matemática discreta em geral mais proveitosa? Como podemos usá-la a nosso favor? Este trabalho tem como principal objetivo propor uma entre muitas maneiras de auxiliar a matemática em geral. Serão apresentadas atividades que utilizam situações reais do dia-a-dia com tema considerado uma das raízes da análise combinatória, conjuntos. E, além disso, a introdução da indução matemática, que auxiliará o aluno a assimilar e dar sentido a alguns conteúdos já estudados. Nas atividades foi usado um método que valoriza as informações quantitativas das situações fazendo com que o aluno analise cada problema, diferentemente, não de maneira sistemática, sem valor |
id |
UFF-2_25ddd3dbc872ebdca04fc2765e2c3765 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/14113 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Conjuntos e princípio da indução matemática no nosso dia-a-dia: atividades para a sala de aulaAnálise combinatóriaConjuntosIndução matemáticaEnsino de matemáticaAnálise combinatória (Matemática)O interesse pela análise combinatória, um dos principais ramos da matemática, tem sido pouco a pouco rejeitada pelos alunos do ensino básico, especialmente do Ensino Médio. E esse fracasso acontece em muitos casos pela forma com que esse tema tem sido abordado e principalmente, como tem sido apresentado aos alunos no seu primeiro contato com tal assunto. Dessa forma, o ensino de análise combinatória tem sido cada vez sistemático, sem propósito. O que pode ser feito para revertermos este quadro? Como tornar a análise combinatória e a matemática discreta em geral mais proveitosa? Como podemos usá-la a nosso favor? Este trabalho tem como principal objetivo propor uma entre muitas maneiras de auxiliar a matemática em geral. Serão apresentadas atividades que utilizam situações reais do dia-a-dia com tema considerado uma das raízes da análise combinatória, conjuntos. E, além disso, a introdução da indução matemática, que auxiliará o aluno a assimilar e dar sentido a alguns conteúdos já estudados. Nas atividades foi usado um método que valoriza as informações quantitativas das situações fazendo com que o aluno analise cada problema, diferentemente, não de maneira sistemática, sem valor43 f.Dantas, SimoneReis, Aimeé dos Santos2020-06-24T14:01:02Z2020-06-24T14:01:02Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfREIS, Aimeé dos Santos. Conjuntos e princípio da indução matemática no nosso dia-a-dia: atividades para a sala de aula. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14113Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-21T21:54:12Zoai:app.uff.br:1/14113Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-21T21:54:12Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conjuntos e princípio da indução matemática no nosso dia-a-dia: atividades para a sala de aula |
title |
Conjuntos e princípio da indução matemática no nosso dia-a-dia: atividades para a sala de aula |
spellingShingle |
Conjuntos e princípio da indução matemática no nosso dia-a-dia: atividades para a sala de aula Reis, Aimeé dos Santos Análise combinatória Conjuntos Indução matemática Ensino de matemática Análise combinatória (Matemática) |
title_short |
Conjuntos e princípio da indução matemática no nosso dia-a-dia: atividades para a sala de aula |
title_full |
Conjuntos e princípio da indução matemática no nosso dia-a-dia: atividades para a sala de aula |
title_fullStr |
Conjuntos e princípio da indução matemática no nosso dia-a-dia: atividades para a sala de aula |
title_full_unstemmed |
Conjuntos e princípio da indução matemática no nosso dia-a-dia: atividades para a sala de aula |
title_sort |
Conjuntos e princípio da indução matemática no nosso dia-a-dia: atividades para a sala de aula |
author |
Reis, Aimeé dos Santos |
author_facet |
Reis, Aimeé dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dantas, Simone |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Aimeé dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise combinatória Conjuntos Indução matemática Ensino de matemática Análise combinatória (Matemática) |
topic |
Análise combinatória Conjuntos Indução matemática Ensino de matemática Análise combinatória (Matemática) |
description |
O interesse pela análise combinatória, um dos principais ramos da matemática, tem sido pouco a pouco rejeitada pelos alunos do ensino básico, especialmente do Ensino Médio. E esse fracasso acontece em muitos casos pela forma com que esse tema tem sido abordado e principalmente, como tem sido apresentado aos alunos no seu primeiro contato com tal assunto. Dessa forma, o ensino de análise combinatória tem sido cada vez sistemático, sem propósito. O que pode ser feito para revertermos este quadro? Como tornar a análise combinatória e a matemática discreta em geral mais proveitosa? Como podemos usá-la a nosso favor? Este trabalho tem como principal objetivo propor uma entre muitas maneiras de auxiliar a matemática em geral. Serão apresentadas atividades que utilizam situações reais do dia-a-dia com tema considerado uma das raízes da análise combinatória, conjuntos. E, além disso, a introdução da indução matemática, que auxiliará o aluno a assimilar e dar sentido a alguns conteúdos já estudados. Nas atividades foi usado um método que valoriza as informações quantitativas das situações fazendo com que o aluno analise cada problema, diferentemente, não de maneira sistemática, sem valor |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2020-06-24T14:01:02Z 2020-06-24T14:01:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
REIS, Aimeé dos Santos. Conjuntos e princípio da indução matemática no nosso dia-a-dia: atividades para a sala de aula. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017. https://app.uff.br/riuff/handle/1/14113 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
REIS, Aimeé dos Santos. Conjuntos e princípio da indução matemática no nosso dia-a-dia: atividades para a sala de aula. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838821681725440 |