Piaget e Vygotsky: um paralelo entre as ideias de cooperação e interação no desenvolvimento de um espaço de aprendizagem digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1783 |
Resumo: | Resumo: Este artigo se constitui de um estudo que visa a articular os conceitos de cooperação de Jean Piaget e de interação social de Vygotsky num espaço de aprendizagem digital. A articulação contempla um estudo teórico desses conceitos e também um exemplo prático que ocorre na Educação Matemática, sendo este possível devido ao espaço proporcionado pelas tecnologias digitais online. O exemplo prático está alicerçado numa pesquisa-ação em que os estudantes e a professora de Matemática estabelecem pleno diálogo para que a mobilização em aprender a aprender Matemática ocorra de fato. Neste estudo, constata-se a aproximação epistemológica destes conceitos – cooperação e interação social – no processo de aprendizagem de Matemática na rede social Facebook com estudantes do Ensino Médio Integrado do IFRS – Câmpus Osório. Palavras-Chave: Tecnologias Digitais. Educação Matemática. Cooperação. Interação. Aprendizagem. PIAGET E VYGOTSKY: A PARALLEL BETWEEN THE IDEAS OF INTERACTION AND COOPERATION IN THE DEVELOPMENT OF A DIGITAL LEARNING SPACE Abstract: This article presents a study which aims at articulating Jean Piaget’s cooperation and Vygotsky’s social interaction concepts concerning a digital learning space. This crossing presents a theoretical research of these concepts and also a practical example which occurs in Mathematics Education. This becomes possible due to the space provided by online digital technologies. The practical example is based on an action-research where students and Math teacher established an interaction so that mobilization in learning how to learn Mathematics could be effective. In this study, the epistemological approach of these concepts – cooperation and social interaction – was the raised issue in the process of Mathematics learning at Facebook social network with Technical Integrated High School students from IFRS – Campus Osório. Keywords: Digital Technologies. Mathematics Education. Cooperation. Interaction. Learning. |
id |
IFRS-1_36a7a019bb181c6d336d7c84afa8cc96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1783 |
network_acronym_str |
IFRS-1 |
network_name_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Piaget e Vygotsky: um paralelo entre as ideias de cooperação e interação no desenvolvimento de um espaço de aprendizagem digitalResumo: Este artigo se constitui de um estudo que visa a articular os conceitos de cooperação de Jean Piaget e de interação social de Vygotsky num espaço de aprendizagem digital. A articulação contempla um estudo teórico desses conceitos e também um exemplo prático que ocorre na Educação Matemática, sendo este possível devido ao espaço proporcionado pelas tecnologias digitais online. O exemplo prático está alicerçado numa pesquisa-ação em que os estudantes e a professora de Matemática estabelecem pleno diálogo para que a mobilização em aprender a aprender Matemática ocorra de fato. Neste estudo, constata-se a aproximação epistemológica destes conceitos – cooperação e interação social – no processo de aprendizagem de Matemática na rede social Facebook com estudantes do Ensino Médio Integrado do IFRS – Câmpus Osório. Palavras-Chave: Tecnologias Digitais. Educação Matemática. Cooperação. Interação. Aprendizagem. PIAGET E VYGOTSKY: A PARALLEL BETWEEN THE IDEAS OF INTERACTION AND COOPERATION IN THE DEVELOPMENT OF A DIGITAL LEARNING SPACE Abstract: This article presents a study which aims at articulating Jean Piaget’s cooperation and Vygotsky’s social interaction concepts concerning a digital learning space. This crossing presents a theoretical research of these concepts and also a practical example which occurs in Mathematics Education. This becomes possible due to the space provided by online digital technologies. The practical example is based on an action-research where students and Math teacher established an interaction so that mobilization in learning how to learn Mathematics could be effective. In this study, the epistemological approach of these concepts – cooperation and social interaction – was the raised issue in the process of Mathematics learning at Facebook social network with Technical Integrated High School students from IFRS – Campus Osório. Keywords: Digital Technologies. Mathematics Education. Cooperation. Interaction. Learning.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2013-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/178310.35819/tear.v2.n1.a1783#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 2 No. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 2 Núm. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 2 n. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO2238-807910.35819/tear.v2.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1783/1404https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1783/2351De Bona, Aline SilvaDrey, Rafaela Fetznerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:37:20Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1783Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:37:20Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Piaget e Vygotsky: um paralelo entre as ideias de cooperação e interação no desenvolvimento de um espaço de aprendizagem digital |
title |
Piaget e Vygotsky: um paralelo entre as ideias de cooperação e interação no desenvolvimento de um espaço de aprendizagem digital |
spellingShingle |
Piaget e Vygotsky: um paralelo entre as ideias de cooperação e interação no desenvolvimento de um espaço de aprendizagem digital De Bona, Aline Silva |
title_short |
Piaget e Vygotsky: um paralelo entre as ideias de cooperação e interação no desenvolvimento de um espaço de aprendizagem digital |
title_full |
Piaget e Vygotsky: um paralelo entre as ideias de cooperação e interação no desenvolvimento de um espaço de aprendizagem digital |
title_fullStr |
Piaget e Vygotsky: um paralelo entre as ideias de cooperação e interação no desenvolvimento de um espaço de aprendizagem digital |
title_full_unstemmed |
Piaget e Vygotsky: um paralelo entre as ideias de cooperação e interação no desenvolvimento de um espaço de aprendizagem digital |
title_sort |
Piaget e Vygotsky: um paralelo entre as ideias de cooperação e interação no desenvolvimento de um espaço de aprendizagem digital |
author |
De Bona, Aline Silva |
author_facet |
De Bona, Aline Silva Drey, Rafaela Fetzner |
author_role |
author |
author2 |
Drey, Rafaela Fetzner |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
De Bona, Aline Silva Drey, Rafaela Fetzner |
description |
Resumo: Este artigo se constitui de um estudo que visa a articular os conceitos de cooperação de Jean Piaget e de interação social de Vygotsky num espaço de aprendizagem digital. A articulação contempla um estudo teórico desses conceitos e também um exemplo prático que ocorre na Educação Matemática, sendo este possível devido ao espaço proporcionado pelas tecnologias digitais online. O exemplo prático está alicerçado numa pesquisa-ação em que os estudantes e a professora de Matemática estabelecem pleno diálogo para que a mobilização em aprender a aprender Matemática ocorra de fato. Neste estudo, constata-se a aproximação epistemológica destes conceitos – cooperação e interação social – no processo de aprendizagem de Matemática na rede social Facebook com estudantes do Ensino Médio Integrado do IFRS – Câmpus Osório. Palavras-Chave: Tecnologias Digitais. Educação Matemática. Cooperação. Interação. Aprendizagem. PIAGET E VYGOTSKY: A PARALLEL BETWEEN THE IDEAS OF INTERACTION AND COOPERATION IN THE DEVELOPMENT OF A DIGITAL LEARNING SPACE Abstract: This article presents a study which aims at articulating Jean Piaget’s cooperation and Vygotsky’s social interaction concepts concerning a digital learning space. This crossing presents a theoretical research of these concepts and also a practical example which occurs in Mathematics Education. This becomes possible due to the space provided by online digital technologies. The practical example is based on an action-research where students and Math teacher established an interaction so that mobilization in learning how to learn Mathematics could be effective. In this study, the epistemological approach of these concepts – cooperation and social interaction – was the raised issue in the process of Mathematics learning at Facebook social network with Technical Integrated High School students from IFRS – Campus Osório. Keywords: Digital Technologies. Mathematics Education. Cooperation. Interaction. Learning. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1783 10.35819/tear.v2.n1.a1783 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1783 |
identifier_str_mv |
10.35819/tear.v2.n1.a1783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1783/1404 https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1783/2351 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 2 No. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 2 Núm. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 2 n. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO 2238-8079 10.35819/tear.v2.n1 reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
collection |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tear@canoas.ifrs.edu.br |
_version_ |
1814253917034250240 |