O fazer docente de Matemática através do uso das tecnologias digitais em rede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Bona, Aline Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ribeiro, Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1966
Resumo: Resumo: O trabalho é uma reflexão sobre a prática docente na área da Matemática alicerçada numa pesquisa de Pós-Doutorado. O objetivo dessa reflexão é o fazer docente de matemática, que explora uma prática investigativa como forma e as tecnologias digitais em rede como recursos para mobilizar o aprender a aprender em sala de aula. A metodologia é um estudo de caso que ocorreu em 2013, numa escola municipal de Porto Alegre, com seis estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, e a entrevista com a professora regente de duas turmas desse ano. A base teórica para esta reflexão é a teoria construtivista de Piaget e a conceituação de Papert (1994) sobre o uso da tecnologia. O resultado mais interessante desta reflexão são os momentos colaborativos, ou seja, os tempos em que os alunos resolvem os problemas de forma diferente da prevista pela professora e esta reflete sobre seu fazer docente, e falas dos alunos. Palavras-chaves: Formação Docente. Professor de Matemática. Prática Investigativa. Tecnologias Digitais em Rede. TEACHING MATH THROUGH THE USE OF NETWORKED DIGITAL TECHNOLOGIES Abstract: The paper is a reflection on the teaching of mathematics based on a Postdoctoral research. The purpose of this reflection is to focus on the teaching of math which explores an investigative practice as form and the digital technology networks as resources to mobilize thelearning how to learn in the classroom. The methodology is a case study that took place in 2013 in a municipal school in Porto Alegre, with six sixth grade students in elementary school, and an interview with the classroom teacher of two classes in the same year. The theoretical basis for this reflection is the constructivist theory of Piaget and Papert´s concept of using technology. The most interesting results of this reflection are the collaborative moments, that is, the times when the students solve problems differently than planned by the teacher and she reflects on her teaching and students´s speeches. Keywords: Teacher training. Math teacher. Investigative practice. Networked digital technologies. 
id IFRS-1_43fa44eacd9014f1867fcc905be13f28
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1966
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling O fazer docente de Matemática através do uso das tecnologias digitais em redeResumo: O trabalho é uma reflexão sobre a prática docente na área da Matemática alicerçada numa pesquisa de Pós-Doutorado. O objetivo dessa reflexão é o fazer docente de matemática, que explora uma prática investigativa como forma e as tecnologias digitais em rede como recursos para mobilizar o aprender a aprender em sala de aula. A metodologia é um estudo de caso que ocorreu em 2013, numa escola municipal de Porto Alegre, com seis estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, e a entrevista com a professora regente de duas turmas desse ano. A base teórica para esta reflexão é a teoria construtivista de Piaget e a conceituação de Papert (1994) sobre o uso da tecnologia. O resultado mais interessante desta reflexão são os momentos colaborativos, ou seja, os tempos em que os alunos resolvem os problemas de forma diferente da prevista pela professora e esta reflete sobre seu fazer docente, e falas dos alunos. Palavras-chaves: Formação Docente. Professor de Matemática. Prática Investigativa. Tecnologias Digitais em Rede. TEACHING MATH THROUGH THE USE OF NETWORKED DIGITAL TECHNOLOGIES Abstract: The paper is a reflection on the teaching of mathematics based on a Postdoctoral research. The purpose of this reflection is to focus on the teaching of math which explores an investigative practice as form and the digital technology networks as resources to mobilize thelearning how to learn in the classroom. The methodology is a case study that took place in 2013 in a municipal school in Porto Alegre, with six sixth grade students in elementary school, and an interview with the classroom teacher of two classes in the same year. The theoretical basis for this reflection is the constructivist theory of Piaget and Papert´s concept of using technology. The most interesting results of this reflection are the collaborative moments, that is, the times when the students solve problems differently than planned by the teacher and she reflects on her teaching and students´s speeches. Keywords: Teacher training. Math teacher. Investigative practice. Networked digital technologies. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/196610.35819/tear.v5.n1.a1966#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 5 No. 1 (2016): INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 5 Núm. 1 (2016): INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 1 (2016): INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA2238-807910.35819/tear.v5.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1966/1489De Bona, Aline SilvaRibeiro, Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:37:05Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1966Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:37:05Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv O fazer docente de Matemática através do uso das tecnologias digitais em rede
title O fazer docente de Matemática através do uso das tecnologias digitais em rede
spellingShingle O fazer docente de Matemática através do uso das tecnologias digitais em rede
De Bona, Aline Silva
title_short O fazer docente de Matemática através do uso das tecnologias digitais em rede
title_full O fazer docente de Matemática através do uso das tecnologias digitais em rede
title_fullStr O fazer docente de Matemática através do uso das tecnologias digitais em rede
title_full_unstemmed O fazer docente de Matemática através do uso das tecnologias digitais em rede
title_sort O fazer docente de Matemática através do uso das tecnologias digitais em rede
author De Bona, Aline Silva
author_facet De Bona, Aline Silva
Ribeiro, Ricardo
author_role author
author2 Ribeiro, Ricardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Bona, Aline Silva
Ribeiro, Ricardo
description Resumo: O trabalho é uma reflexão sobre a prática docente na área da Matemática alicerçada numa pesquisa de Pós-Doutorado. O objetivo dessa reflexão é o fazer docente de matemática, que explora uma prática investigativa como forma e as tecnologias digitais em rede como recursos para mobilizar o aprender a aprender em sala de aula. A metodologia é um estudo de caso que ocorreu em 2013, numa escola municipal de Porto Alegre, com seis estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, e a entrevista com a professora regente de duas turmas desse ano. A base teórica para esta reflexão é a teoria construtivista de Piaget e a conceituação de Papert (1994) sobre o uso da tecnologia. O resultado mais interessante desta reflexão são os momentos colaborativos, ou seja, os tempos em que os alunos resolvem os problemas de forma diferente da prevista pela professora e esta reflete sobre seu fazer docente, e falas dos alunos. Palavras-chaves: Formação Docente. Professor de Matemática. Prática Investigativa. Tecnologias Digitais em Rede. TEACHING MATH THROUGH THE USE OF NETWORKED DIGITAL TECHNOLOGIES Abstract: The paper is a reflection on the teaching of mathematics based on a Postdoctoral research. The purpose of this reflection is to focus on the teaching of math which explores an investigative practice as form and the digital technology networks as resources to mobilize thelearning how to learn in the classroom. The methodology is a case study that took place in 2013 in a municipal school in Porto Alegre, with six sixth grade students in elementary school, and an interview with the classroom teacher of two classes in the same year. The theoretical basis for this reflection is the constructivist theory of Piaget and Papert´s concept of using technology. The most interesting results of this reflection are the collaborative moments, that is, the times when the students solve problems differently than planned by the teacher and she reflects on her teaching and students´s speeches. Keywords: Teacher training. Math teacher. Investigative practice. Networked digital technologies. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1966
10.35819/tear.v5.n1.a1966
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1966
identifier_str_mv 10.35819/tear.v5.n1.a1966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1966/1489
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 5 No. 1 (2016): INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 5 Núm. 1 (2016): INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 1 (2016): INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA
2238-8079
10.35819/tear.v5.n1
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1798951574427402240